TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Filme Alexandria e Santo Agostinho

Por:   •  10/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  472 Palavras (2 Páginas)  •  3.023 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Faculdades Milton Campos

FACULDADE MILTON CAMPOS

CURSO: Contábeis

DISCIPLINA: Filosofia e Ética

PROFESSORA: Soraia Belton

ALUNA: Bianca Karen

PERÍODO: 3º        

ATIVIDADE AVALIATIVA:

FAÇA UMA ANÁLISE DOS FILMES  PROPOSTOS:  ALEXANDRIA E SANTO  AGOSTINHO.

  • Resumo: Filme Alexandria.

O filme Alexandria conta a história da filósofa, astrônoma e matemática Hipátia que viveu na época de grandes conflitos religiosos e políticos. Hipátia, diferente de outras mulheres da época teve a possibilidade de permanecer solteira sendo livre para estudar e dar aula, tudo isso com o consentimento de seu pai, Théon, diretor da biblioteca de Alexandria. Nessa época existiam grandes diferenças entre a sociedade escravista e a sociedade livre (os nobres). Davus, escravo de Hipátia, teria uma paixão secreta por ela.

Existiu um grande conflito na passagem do endeusamento dos filósofos para o Cristianismo (proibido na época). Naquela época, os filósofos acreditavam extremamente na ciência e os Deuses seriam seus protetores, enquanto no Cristianismo tudo seria explicado por Deus.  Houve uma batalha entre as duas esferas na qual o Cristianismo venceu e pôde ser permitido, apoderando-se do poder. Nessa batalha descobriram-se muitos cristãos que fingiam ser do Império, entre eles, Davus.  Davus recebeu alforria de Hipátia para seguir o Cristianismo.

Todos se converteram ao Cristianismo, mas muitos fingiram ser cristãos por questão política como Orestes, que virou prefeito após a morte do seu pai. Após desconfianças dos parabolandos (quem transmite doutrina ensinada por Jesus), Sinésio, antigo discípulo de Hipátia e agora bispo, propõe que Orestes e ela se batizem concluindo o Cristianismo pois estavam sendo acusados de bruxismo.

  • Resumo: Filme Santo Agostinho.

Agostinho era um homem boêmio que vivia na Roma antiga, cenário de muitos ataques de bárbaros aos cristãos e ofensas vindas dos donatistas nos ataques contra a doutrina cristã. Egoísta e fazia de tudo para ser melhor do que as outras pessoas, também muito sábio, filósofo e conhecia bem as filosofias de Platão. Se tornou orador do império e praticava o maniqueísmo (religião livre de culpa). Foi chamado para servir como oponente do bispo.

Sua mãe, católica tentava o salvar dessa vida. Sua mulher o largou com o filho após descobrir um suposto casamento “arranjado” de Agostinho com uma filha de imperador. Depois disso ele começou a repensar sua vida.

Foi salvo e se converteu ao Cristianismo após um confronto na basílica entre imperiais e cristãos, onde a mãe estava rezando e houve muitos feridos.

É eleito bispo de Hippona, mesmo contra sua vontade pois não se achava merecedor por seus diversos pecados do passado. Fez questão de confessar seus pecados em público.

Naquela época existiam divisões dentro do cristianismo.

Há uma passagem no filme em que donatistas e católicos buscam pela verdade através do juiz. Eles fazem uma reunião onde cada um defende sua religião. Agostinho defende os católicos. Os católicos vencem e donatistas matam o juiz que deu a verdade a eles.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (101.5 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com