TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como a Concepção Individualista Norte-americana Participou do Contexto Anterior à Crise de 1929

Por:   •  7/9/2016  •  Projeto de pesquisa  •  550 Palavras (3 Páginas)  •  1.179 Visualizações

Página 1 de 3

Descrição da atividade:

Na Unidade 3, discutimos o cenário americano nas décadas de 1910-1920 e as conseqüências trazidas para a política e para o comportamento da sociedade na América pela crise de 1929. Também vimos que os anos de 1933-1945 foram considerados "tempos duros" para os EUA, ao mesmo tempo em que vários países da América Latina cresceram economicamente. Diante desses temas, faça uma síntese de até duas páginas, abordando:

1)Como a concepção individualista norte-americana participou do contexto anterior à crise de 1929?

2) Como o New Deal (Novo Pacto) proposto por Roosevelt interferiu na dinâmica econômica e contrapôs-se à concepção individualista norte-americana?

3) Que mudanças na América Latina permitiram o crescimento econômico de diversos países durante os "tempos duros" vividos pelos EUA?

Como a concepção individualista norte-americana aconteceu pelo fato do crescimento da industrialização precoce, fez em que o entusiasmo americano crescesse muito e a mentalidade consumista começou a superar a visão cívica, fazendo com que as pessoas se vissem muito mais como consumidores do que como cidadãos. Essa euforia e o espírito consumidor serviram para realçar o individualismo e agravaram ainda mais com o aumento imigratório e migratório principalmente de negros que deixaram os campos para buscar uma melhoria de vida na cidade e com esse fluxo grande houve reações nas camadas medias gerando o racismo e o xenofobismo. O cresci¬mento econômico trouxe resultado na acentuação da concentração de renda e nas diferenciações sociais.

O New Deal foi um projeto feito pelo atual presidente Franklin Roosevelt no ano de 1933, ficou conhecido como o plano de para tirar o pais da crise que estava vivendo. As pretensões dele eram os Estados Unidos interviesse na economia, foi uma atitude bastante corajosa e arriscada para resgatar o país e todo mundo da crise que também ficou conhecido como tempos Duros. Seu plano era aumentar o poder aquisitivo da população, diminuir o desemprego, melhorar o rendimento dos agricultores e também organizar obras publicas. New Deal contradizia toda a trajetória de tradição dos norte americana, modificando totalmente as estruturas da sociedade americana. O plano era controlar os preços e a produção das indústrias. As Principais características do New Deal eram Fortes investimentos estatais em obras públicas, reforma do sistema bancário e monetário, Controle de preços e produção das empresas, Incentivos agrícolas, redução da jornada de trabalho. Essa reestrutura deu resultados positivos já no começo da década de 1940. O mercado voltou a funcionar plenamente, o desemprego diminuiu, a renda dos trabalhadores aumentou e as indústrias retomaram a produção, aumentando suas exportações.

Com toda essa euforia de crescimento e com o reflexo forte de crescimento no mercado de produtos agrícolas - latinos americanos que por ventura era a maioria da polução que se encontrava nos campos com a necessidade de expandir a produção agrícola fato que ocasionou grandes transformações e as cidades foram-se modernizando e a cada sentido a essas mudanças foram provocadas por fenômenos de múl¬tiplas ordens. Com essas grandes mudanças

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (60.5 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com