TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como as estrelas na Terra - cada criança é especial

Seminário: Como as estrelas na Terra - cada criança é especial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2014  •  Seminário  •  887 Palavras (4 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 4

Khan, Amir. Como Estrelas na terra- Toda criança é especial. Bolly Wood, Índia, 2007.

O filme “Como Estrelas na Terra- Toda criança é especial”, conta a história de um menino de nove anos Yshaan, de família indiana, tendo como único irmão Yoham, por sinal, filho e aluno exemplar. Opostamente a Yoham, Yshaan era o caçula e rebelde de atitudes extremamente ativas, mas muito criativo. Porém, com dificuldades de aprendizagem e alfabetização, prestes a repetir pela terceira vez a 3ª série, sem que seus percebessem, sofre de uma doença chamada Dislexia.

Dono de uma imaginação extraordinária e aguçada criatividade, exterioriza seu mundo por meio de lindas pinturas, tudo tem vida no seu universo. Os momentos que antecederam a descoberta do seu problema são marcados por muitas desavenças familiares, essas causam tristezas e revolta dos pais, que também eram leigos e não conseguiam enxergá-lo de maneira especial. O pai muito severo sempre o castigava, a mãe por mais que pressentisse que havia algo de errado, não admitia que pudesse haver uma anormalidade no seu filho.

Yshaan não conseguia concentrar-se para aprender a ler e a escrever, porque as letras dançavam aos seus olhos, invertiam-se como numa reflexão de espelho. Na tentativa de domá-lo, o pai, decide mandá-lo para um colégio interno, de nada adiantou, acabara por torná-lo alvo de mais castigo e opressão. Prestes a ser expulso, chega um professor de artes substituto, acostumado a lidar com educação de crianças especiais, portadoras de várias deficiências. Revoluciona todo o sistema interno de ensino que tinham métodos rigorosos de ensino. Lutando para salvar o pequeno Yshaan, já traumatizado pela ausência dos pais e pela hiper-correção severa e anteriormente aplicadas, torna-se recluso no seu íntimo, ficando inerte a tudo e a todos, protegendo-se, na única alternativa que lhe restava. Dessa maneira, se mantinha e se comportava como determinavam para manter-se vivo. A essa altura sua habilidade foi interrompida pela crueldade ora sofrida.

O professor de artes, aos poucos, consegue transformar aquele quartel de aprendizagem em algo muito diferente, promove um grande concurso de pintura, no qual convence a todos a participarem, depois de total dedicação ao ensino especial de Yshaan, até mesmo com autorização do rígido diretor, suas provas eram aplicadas oralmente, a sua coordenação motora trabalhada minuciosamente e sua concentração eram motivadas de maneira especialmente lúdica.

O grande dia chega, e os mais severos professores de antigamente com seus respectivos alunos, sem exceção, se entregam ao prazer de pintar no ilustre concurso. Apreensivamente o professor aguarda a chegada do pequeno Yshaan, o qual estava atrasado, pelo fato de ter saído bem cedinho antes do amanhecer, em busca de retomar sua grande inspiração. Retoma-a em frente a pequeno lago, anteriormente apresentado pelo professor Amir, para incentivo de sua criatividade. Todos já prestes a terminarem suas pinturas, Yshaan chega e localiza um cantinho reservado e entrega-se a doce tarefa de pintar. Avaliados por uma renomada pintora, professor Amir e o pequeno Yshaan inicialmente empatam na disputa, mas logo a avaliadora reconhece seu talento superior e rende-se ao encanto da tela do garoto, tendo-o como vencedor da competição. O professor por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com