TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comparando A África Do Norte E A África Ocidental

Ensaios: Comparando A África Do Norte E A África Ocidental. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/2/2014  •  308 Palavras (2 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 2

A África do norte ou África Mediterrânea conhecida também como África branca, fica localizada geograficamente ao norte do continente africano. O deserto do Saara domina a paisagem de toda região, por isso o clima do norte é mediterrâneo e desértico e em sua maior parte, é composta por países islâmicos , a população predominante é mulçumana e são falantes das línguas árabes, apresenta os melhores resultados econômicos e sociais, sendo o Egito o país com maior grau de industrialização. Tem grandes reservas de petróleo e se encontram entre os maiores produtores. Banhada pelo mar Mediterrâneo com exceção de Mauritania e do Saara Ocidental que estão voltadas para o Atlântico. A África do Norte é localizada onde se desenvolveram grandes civilizações e que compõe o denominado ‘Mundo Antigo”.

Já a África Ocidental esta localizada no noroeste do continente composta por 15 países em uma área de floresta equatorial com chuvas moderadas possibilitando uma grande atividade agrícola . O clima diferente da África do Norte é tropical moderado o que favorece o povoamento. A economia é caracterizada pelo comércio entre os povos desta região e também com os europeus devido a proximidade geográfica, é rica em minério, e a Nigéria é um dos países mais ricos em termos de matérias- prima como o petróleo e o gás natural. Apresenta uma da maiores densidades demográficas e também possui os países com os piores índices de desenvolvimento humano (IDH) do mundo, segundo dados da ONU (2009).

Apesar de divergirem em alguns pontos a África do Norte e a África Ocidental são regiões que há mais tempo demonstra um forte intercâmbio cultural e comercial com a Europa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com