TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comuinidades Tribais

Trabalho Escolar: Comuinidades Tribais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  493 Palavras (2 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 2

Comunidades Tribais e Educação:

Difusa: as crianças aprendem imitando os gestos dos adultos nas atividades diárias e nas cerimonias rituais, elas aprendem para a vida por meio da vida, sem que alguém esteja especialmente destinado à tarefa de ensinar.

Nomadismo: modo de vida em que uma população ou comunidade não dispõe de habitações fixas e mantenha-se em movimentação permanente a procura de melhores condições de sobrevivência.

Mítica: o sagrado se manifesta na explicação da origem divina da técnica, da agricultura, dos males tudo gira em torno do divino, a ação do homem imita a ação dos deuses.

Formação humanística:

Iluminismo: é o nome que se da a ideologia que foi desenvolvida e incorporada pela burguesia na Europa ,a partir das lutas revolucionarias ;é também uma doutrina filosófica e religiosa.

Paidéia: os gregos deram o nome de Paideia a todas as formas e criações espirituais e ao tesouro completo de sua tradição, tal como nós o designamos por bildung ou pela palavra latina, cultura.

Período helenístico: foi um marco entre o domínio da cultura grega e o advento da civilização romana e é caracterizado principalmente por uma ascensão da ciência e do conhecimento.

Essência Empírica:

Essência existencialista: é o nome dado a corrente filosófica, como o próprio nome diz o conjunto de doutrinas existencialistas tem foco na existência, isto é, na condição de existência humana. O pensamento existencialista defende em primeiro lugar que a existência vem antes as essências, significa que não existe uma essência humana que determine o homem ,mas que ele constitui a sua essência na sua existência .

Educação espartana e ateniense: tanto espartanos como atenienses acreditavam na necessidade de alguma forma de educação para a construção de uma cidade estado forte ,ambos educavam seus jovens em Atenas desde os 5 anos de idade ,e em esparta desde os 7 ;o papel e o proposito da educação eram bem diferentes .Em Esparta ,o papel da educação era produzir uma força militar disciplinada e saudável ,como cidadãos soldados .Em Atenas ,o objetivo era proporcionar cidadãos treinados tanto para guerra quanto para a paz ,e tinha um foco nas artes.

Antiguidade Romana: podemos distinguir três fazes na educação Romana: a latina original, de natureza patriarcal; a educação na Roma arcaica teve, sobretudo, caráter pratica, familiar e civil, destinada a formar em particular o civis romanos, superior aos outros povos pela consciência do direito como fundamento da própria romanidade. A mulher em Roma era valorizada manter famílias, portanto reconhecida como sujeito educativo, que controlava a educação dos filhos ,confiando-os pedagogos e mestres ;diferente do pai que se destinava a formar o futuro cidadão .

Civilização Helenística : caracterizou-se pela difusão da civilização grega numa vasta área que se estendia do mar mediterrâneo oriental a Ásia Central .De modo geral ,o helenismo foi a concretização de um ideal de Alexandre :o de levar e difundir a cultura grega aos territórios que conquistava .

Retorica: corresponde a formulação deum pensamento através da fala e por isso depende em grande parte da capacidade mental do orador .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com