TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conflito Entre Israel x Palestina

Por:   •  17/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.067 Palavras (13 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 13

INSITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO ASSIS BRASIL

LUAN TONIN GALVAN

O CONFLITO ENTRE ISRAEL E PALESTINA

Desde a formação do estado de Israel até as infinitas tentativas de elaborar um tratado de paz.

DAVID CANABARRO – RS

SETEMBRO DE 2019

Poucas disputas internacionais geraram tanta emoção, paixão, angústia e impasse diplomático quanto o conflito israelense-palestino. Enraizada em décadas de confrontos sobre religião, fronteiras e território, a disputa entre israelenses e palestinos engoliu dezenas de políticos, diplomatas e outros em um processo de paz em que o objetivo final foi tentadoramente fechado em inúmeras ocasiões apenas para ser desmantelado de última hora. Enquanto a história torturada do conflito remonta a mais de um século, este trabalho irá contar de 1948 em diante, quando o estado de Israel foi declarado.

A partição da Palestina e a formação do Israel moderno

Como parte do movimento sionista do século XIX, os judeus começaram a se estabelecer na Palestina já em 1820. O esforço para estabelecer uma pátria judaica recebeu aprovação britânica na Declaração de Balfour de 1917. Durante a década de 1930, judeus perseguidos pelo regime de Hitler invadiram a Palestina. O reconhecimento pós-Segunda Guerra Mundial do Holocausto - genocídio de Hitler de 6 milhões de judeus - aumentou o interesse internacional e a simpatia pela causa do sionismo. O mandato britânico de governar a Palestina, que estava em vigor desde 1923, terminou após a guerra e, em 1947, a ONU votou para dividir a Palestina em um estado judeu, um estado árabe e uma pequena zona internacional. Os árabes rejeitaram a idéia, mas o plano avançou e os britânicos se retiraram oficialmente em 14 de maio de 1948, e o Conselho Nacional Judaico proclamou o Estado de Israel.

As hostilidades começaram quase imediatamente depois que o estado de Israel foi proclamado. As nações árabes vizinhas invadiram, com a intenção de esmagar o recém declarado Estado de Israel. Israel saiu vitorioso, afirmando sua soberania. No cessar-fogo em 7 de janeiro de 1949, Israel havia aumentado seu território original em 50%, levando o oeste da Galiléia, um amplo corredor que atravessava o centro da Palestina até Jerusalém e parte da moderna Jerusalém. A nova fronteira é chamada de Linha Verde. Cerca de 750.000 palestinos fogem ou são forçados a partir de Israel e se estabelecem em campos de refugiados perto da fronteira com Israel. O status dos refugiados se torna um ponto de discórdia nas relações entre árabes e israelenses. A derrota e o êxodo palestinos são conhecidos como Nakba, ou desastre.

Chaim Weizmann e David Ben-Gurion se tornaram o primeiro presidente e primeiro ministro de Israel. O novo governo foi admitido na ONU em 11 de maio de 1949. As demais áreas da Palestina foram divididas entre a Transjordânia (atual Jordânia), que anexa a Cisjordânia, e o Egito, que ganhou o controle da Faixa de Gaza. Através de uma série de políticas políticas e sociais, a Jordânia procurou consolidar seu controle sobre o futuro político dos palestinos e tornar-se seu orado. inclisuve estendendo a cidadania aos palestinos em 1949.

Israel expande o território em uma série de guerras

O próximo confronto com vizinhos árabes ocorreu quando o Egito nacionalizou o Canal de Suez em 1956 e barrou as remessas israelenses. Coordenando com uma força anglo-francesa, as tropas israelenses tomaram a Faixa de Gaza e atravessaram o Sinai até a margem leste do Canal de Suez, mas se retiraram sob pressão dos EUA e da ONU.

Na Guerra Árabe-Israelense de 1967, Israel, durante um período de seis dias, derrotou as forças militares do Egito, Síria e Jordânia e anexou os territórios de Jerusalém Oriental, as Colinas de Golan, a Cisjordânia, a Faixa de Gaza e toda a Península do Sinai, expandindo seu território em 200%. Em 22 de novembro, o Conselho de Segurança da ONU adotou a Resolução 242, a fórmula "terra para a paz", que foi o ponto de partida para futuras negociações. A resolução pedia "o estabelecimento de uma paz justa e duradoura" no Oriente Médio, com base na retirada das tropas israelenses dos territórios ocupados em 1967, em troca do fim de todos os estados de beligerância, do respeito pela soberania de todos os estados da região e o direito de viver em paz dentro de limites seguros e reconhecidos.

A paz durou pouco, no entanto, e a violência continuou ao longo do Canal de Suez. Em abril de 1969, o presidente egípcio Gamal Nasser declarou o cessar-fogo de 1967 ao longo do canal, e a Guerra de Atrito começou. Nem os egípcios nem os israelenses saíram vitoriosos, e um cessar-fogo foi assinado em agosto de 1970.

Diante da relutância israelense em discutir o retorno dos territórios ocupados, a quarta guerra árabe-israelense eclodiu em 6 de outubro de 1973, com um ataque surpresa egípcio e sírio no alto dia sagrado judaico de Yom Kipur. Os ganhos árabes iniciais foram revertidos quando um cessar-fogo entrou em vigor duas semanas depois, mas Israel sofreu pesadas perdas.

A Organização de Libertação da Palestina (OLP), formada em 1964, era uma organização terrorista empenhada na aniquilação de Israel. Os tumultos palestinos, manifestações e atos terroristas contra israelenses se tornaram crônicos. Em 1974, o líder da OLP, Yasir Arafat, se dirigiu à Assembléia Geral da ONU, o primeiro governo apátrida a fazê-lo.

Tratado de paz com o Egito leva a calma temporariamente ao Oriente Médio

Um avanço dramático na história tortuosa dos esforços de paz no Oriente Médio ocorreu em 9 de novembro de 1977, quando o presidente do Egito, Anwar Sadat, declarou que estava disposto a conversar sobre reconciliação. O primeiro-ministro Menachem Begin, em 15 de novembro, fez um convite ao líder egípcio para se dirigir ao Knesset em Jerusalém. A chegada de Sadat a Israel quatro dias depois levantou esperanças em todo o mundo, mas um acordo entre Egito e Israel demorou a chegar. Em 14 de março de 1979, o Knesset aprovou um tratado final de paz e, 12 dias depois, Begin e Sadat assinaram o documento, juntamente com o presidente Jimmy Carter, em uma cerimônia na Casa Branca. Israel iniciou sua retirada do Sinai, que havia anexado do Egito, em 25 de maio.

Embora Israel tenha retirado seus últimos colonos do Sinai em abril de 1982, a frágil paz no Oriente Médio foi destruída em 9 de junho de 1982, por um massivo ataque israelense ao sul do Líbano, onde a Organização de Libertação da Palestina estava entrincheirada. A OLP havia atormentado israelenses por atos de terrorismo. Israel destruiu as fortalezas da OLP em Tiro e Sidon e chegou aos subúrbios de Beirute em 10 de junho. Um acordo mediado pelos EUA entre o Líbano e Israel, assinado em 17 de maio de 1983, previa a retirada de Israel do Líbano. Israel finalmente retirou suas tropas da área de Beirute, mas as manteve no sul do Líbano, onde continuariam os confiltos ocasionais. O Líbano, sob pressão da Síria, cancelou o acordo em março de 1984.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)   pdf (130.6 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com