TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Construção de Atenas

Projeto de pesquisa: Construção de Atenas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.669 Palavras (15 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 15

• 1. Edifício Athenas

• 2. 1. Introdução

• Considerando que a disciplina de Desenho Técnico do curso Técnico em Segurança do Trabalho/CEPRO-UNISC aborda termos da construção civil com intuito do novo profissional estar preparado para utilizar os princípios básicos do desenho técnico no planejamento dos ambientes de trabalho, bem como identificar e avaliar os ambientes, as instalações e os equipamentos de trabalho, com o objetivo de propiciar ao aluno o conhecimento teórico-prático da linguagem do desenho técnico, permitindo a correta identificação, interpretação, avaliação das instalações de segurança de tais ambientes, foi realizado no dia 9 de setembro de 2010, uma saída de campo na obra do Edifício Athenas, da Kopp Construções, situada em Santa Cruz do Sul, na Avenida do Imigrante na esquina com a Rua Guilherme Hackbart. Para a construção deste relatório foram levadas em consideração: a tecnologia empregada a obra, as instalações de segurança nos locais de trabalho, além dos itens de segurança conforme a Norma Regulamentadora 18 – construção civil.

• 3. 2. Objetivos

• Reconhecer termos do vocabulário técnico da disciplina Desenho Técnico. Conhecer tecnologias aplicadas à obra. Analisar de forma crítica os locais de trabalho, apontando as condições seguras e inseguras presentes no local. Registrar itens importantes para a formação do profissional em Segurança e Saúde do Trabalho. 3. Procedimentos Conforme combinado com a professora Cristina Gass Portela, chegamos às 8 horas, do dia 9 de setembro de 2010, na UNISC, bloco 1, de onde seguimos para a obra já citada. Ao chegar à obra, fomos recepcionados pelo estagiário em Engenharia Civil, senhor Cristhian, o qual esclareceu como seria a nossa visita. A partir do primeiro momento foram coletadas imagens dos ambientes de trabalho e sinalizações, a fim de fazer uma análise crítica das condições de segurança da construção do Edifício Athenas. Durante a visita ao canteiro de obra, foram anotados pontos importantes para a análise realizada neste relatório. Após a visita ao canteiro de obras, foi realizada uma pesquisa sobre a Kopp Construções utilizando-se do recurso da internet. O uso desta ferramenta também foi utilizado na pesquisa das novas tecnologias aplicadas na construção do Edifício Athenas.

• 4. 4. Análise de Dados

• Durante a análise de dados, o presente relatório divide e enumera todos os pontos pesquisados. 4.1 Kopp Construções A Kopp é uma empresa de tecnologia que une qualidade e criatividade para desenvolver produtos de última geração que venham a contribuir para a qualidade de vida das pessoas. 4.2 Edifício Athenas Desde o início da obra, o Residencial-Comercial Athenas tem chamado a atenção da comunidade. Ele esta sendo erguido sem tijolos e sem a necessidade de reboco, em um processo idealizado pelo empresário Eliseu Kopp junto com o setor de engenharia da Kopp Tecnologia, de Vera Cruz. Conforme senhor Cristhian, estagiário em engenharia civil da Kopp Construções, o andar térreo terá 10 lojas, com diversos tamanhos. Neste momento, já foram concluídas sete lojas, ficando as demais para o final do empreendimento. Estão prontos os dois andares com garagens, acima do térreo. A partir daí, serão mais 11 andares, estando atualmente construindo o sétimo pavimento, com 64 apartamentos residenciais. A previsão é de que estejam prontos em dezembro do próximo ano. Cristhian informou que a Kopp possui outros planos no setor de construção em Santa Cruz. Em breve, deve ser anunciado um novo empreendimento. “Estamos desenvolvendo projetos com qualidade e custo muito competitivo.” Redução de perdas. O edifício Athenas, projetado no estilo neoclássico, está sendo erguido com o uso do concreto celular, um sistema bastante utilizado na Europa. O seu emprego exigiu a formação de pessoal e a implantação de espaços especiais de trabalho na empresa. Por iniciativa de Eliseu Kopp, a empresa criou sua concreteira e produz as fôrmas que dão origem às peças necessárias à obra.

• 5. Dessa maneira, as paredes saem pré-acabadas e não necessitam de reboco, mas apenas de pequenos acabamentos antes de serem pintadas. O sistema permite a criação de adornos, desenhos e detalhes próprios em cada peça, o que contribuiu para que o prédio seja diferenciado. Os dutos por onde vão correr as redes elétricas e hidráulicas também são projetados nas peças de concreto, o que evita cortes nas paredes. De acordo com o estagiário, o uso do concreto celular dá agilidade à obra, pois evita algumas etapas, como a do reboco. Além disso, reduz em muito as perdas de material (em cerca de 7% no total, segundo Cristhian), a geração de entulhos e uso de madeirame, o que torna a obra ambientalmente mais correta. Foto da construção do Edifício Athenas em maio de 2010.

• 6. 4.3 Reportagem na Gazeta do Sul - 02/05/2009 Portal Via. Um edifício sem tijolo no Centro de Santa Cruz Em meio ao período de expansão imobiliária que atravessa Santa Cruz do Sul, a construção de um edifício de 14 andares em pleno Centro poderia passar despercebida não fosse um detalhe: não há tijolos na obra. Do primeiro ao último pavimento, o prédio em estilo neoclássico que toma forma na esquina da Avenida do Imigrante com a Rua Guilherme Hackbart, com salas comerciais no térreo e apartamentos voltados para a classe média, será todo erguido com o uso de concreto celular. Comum na Europa e utilizado no Brasil há dez anos, porém de forma muito tímida, o produto está sendo pesquisado, adaptado e aplicado pela Kopp, de Vera Cruz, que atua nas áreas de tecnologia e construção civil. Proprietário da empresa e principal incentivador do uso do concreto celular, assunto que vem estudando há 15 anos, Eliseu Kopp salienta que a tecnologia é ecologicamente correta. “Ela dispensa o uso de tijolos e madeirame, agiliza a obra, torna o acabamento mais prático e ainda garante maior conforto térmico e acústico ao imóvel depois de pronto”, destacou, assegurando que o custo fica dentro da média de uma construção tradicional. Feito a partir de areia comum e cimento, o concreto celular toma forma na obra. A própria empresa desenvolveu a concreteira, equipamento responsável pela transformação. Aos ingredientes tradicionais é acrescido o espumígeno, produto biodegradável importado da Itália que tem entre seus componentes chifres e patas de bovinos. Semelhante a um xarope concentrado, cada litro de espumígeno gera aproximadamente 500 litros de uma espuma densa, semelhante à dos cremes de barbear. Mais resistente. Misturada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com