TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HISTÓRIA DA GRÉCIA E ATENAS

Casos: A HISTÓRIA DA GRÉCIA E ATENAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  971 Palavras (4 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 4

A HISTÓRIA DA GRÉCIA E ATENAS

GRÉCIA

A civilização grega surgiu entre os mares Egeu, Jônico e Mediterrâneo, por volta de 2000 AC. Formou-se após a migração de tribos nômades de origem indo-europeia, como, por exemplo, aqueus, jônios, eólios e dórios. As duas pólis mais importantes da Grécia foram: Esparta e Atenas.

Situada no extremo sul dos Bálcãs, no sudeste da Europa, a Grécia abrange a península montanhosa do Peloponeso e cerca de duas mil ilhas nos mares Egeu e Jônico. Faz fronteira a norte com a Bulgária, e com a Albânia; a leste com a Turquia; a sul com o Mar Mediterrâneo e a oeste com o Mar Jônico.

A Grécia é um ponto de encontro entre a Europa e a Ásia. Segundo o filosofo inglês Bernard Williams: “o legado da Grécia à filosofia ocidental é a filosofia ocidental”. (Bernard Williams. In: Finley M.I. “O legado da Grécia”, 1998.).

O mundo grego antigo estendia-se por uma área muito maior do que o território grego atual. Hoje, a Grécia constitui um país, cujo nome oficial é República Helénica. Já a Grécia Antiga nunca foi um estado unificado com governo único. Era um conjunto de cidades-estados independentes entre si, com características próprias embora a maioria delas tivessem os seus sistemas económicos parecidos, excluindo-se de Esparta.

Desde o século VIII a.C., formaram-se pela Grécia Antiga diversas cidades independentes. Cada uma delas desenvolveu o seu próprio sistema de governo, as suas leis, o seu calendário, a sua moeda. Essas cidades eram chamadas de pólis, palavra grega que costuma ser traduzida por cidade-estado.

A pólis reunia um agrupamento humano que habitava um território cuja extensão geralmente variava entre 1.000 e 10.000 km². A área urbana estabelecia-se em torno de uma colina fortificada denominada acrópole. Nessa área concentrava-se o centro comercial e a manufatura. Ali, muitos artesãos e operários produziam tecidos, roupas, sandálias, armas, ferramentas, artigos em cerâmica e vidro. Na área rural a população dedicava-se às atividades agro pastoris: cultivo de oliveiras, videiras, trigo, cevada e criação de rebanhos de cabras, ovelhas, porcos e cavalos.

Homero fez uma grande contribuição histórica com a Ilíada e a Odisseia, pois ambas são a fonte de vários conhecimentos que temos sobre as tradições e costumes da Grécia antiga, após a invasão de tribos Dóricas. De forma resumida, na Ilíada Homeo narrou um período entre o nono e o décimo ano da guerra de Tróia, que foi iniciada segundo a lenda, com o sequestro de Helena, mulher do Rei grego Menelau, e que terminaria com os gregos vitoriosos. E a Odisseia nos conta as histórias de Ulisses(Odisseu),um famoso herói grego, que volta da guerra de Tróia para sua cidade natal ,Ítaca, e que no caminho sofre inúmeras provações, narradas na epopeia.

ATENAS

Atenas é uma das mais antigas e mais ricas das cidades da Grécia, fundada no século VIII a.C, e sua história é bastante ligada a história da Grécia, e possuía um poderoso líder: Péricles. Nesta fase, a divisão hierárquica seguia a seguinte ordem: nobres, homens livres e uma grande quantidade de escravos que realizavam trabalhos como mercadores, carpinteiros, professores e marceneiros. Por ser uma cidade bem sucedida e comercial, Atenas despertou a cobiça de muitas cidades gregas. Esparta se uniu a outras cidades gregas para atacar Atenas. A Guerra do Peloponeso (431 a 404 a.C.) durou 27 anos e Esparta venceu, tomando a capital grega para si, que, a propósito, continuou riquíssima culturalmente.

Atenas destacou-se muito pela preocupação com o desenvolvimento artístico e cultural de seu povo, desenvolvendo uma civilização de forte brilho intelectual. Na arquitetura, destacam-se os lindos templos erguidos em homenagens aos deuses, principalmente a deusa Atena, protetora da cidade.

Alguns dos maiores nomes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com