TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Crise do Mundo Socialista

Por:   •  28/11/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  312 Palavras (2 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 2

Crise do mundo socialista

Gorbachev assume a liderança da URSS em 1985, assumindo um país que necessitava de reformas. A economia estava estagnada devido à crise agrícola, inflação, escassez de produtos, atraso tecnológico e gastos militares (estes devido à Guerra Fria). Gorbachev teria um grande desafio pela frente.

Como tentativa de solucionar o problema, cria a glasnost (transparência), responsável pela redemocratização da ordem política, fundamentada na reformulação do projeto socialista soviético, tendo pilares democráticos, conhecida como desestalinização. Na glasnost foi extinto o unipartidarismo, a liberdade de imprensa passou a existir, e o governo das repúblicas soviéticas era eleito por eleições diretas.

Na parte econômica, cria a perestroika (reestruturação), que vem para combater a ineficiência administrativa, e a liberação de práticas capitalistas na URSS.

Estas reformas originaram movimentos separatistas nas repúblicas do Baltico, Letônia, Lituânia e Estônia. Internamente, foi feita uma tentativa de golpe contra Gorbachev, organizado por Guennady Yanayev (VP da URSS), ministros do Interior e o chefe da KGB. Boris Ielstin, presidente da República russa, lidera a resistência ao golpe.

Em 1991, com o movimento separatista da Ucrânia, os presidentes da Ucrânia, Rússia e Bielo-Rússia decretaram a organização da Comunidade dos Estados Independentes, que fazia com que a URSS deixasse de existir.

As reformas de Gorbachev na década de 1980 originaram diversos movimentos para destituir os governos comunistas no Leste Europeu, ocorrendo em 1989 a queda do Muro de Berlim, e em 1990 a unificação da Alemanha. Ainda em 1990, o povo da Romênia derruba seu governo comunista através de uma guerra civil. Em 1991, a Tchecoslovaquia começa um processo de revolução que ficou conhecido com Revolução de Veludo, através de manifestações pacíficas, que ocasionou em 1992 no desmembramento em República Tcheca e República da Eslováquia.

Em 1999, a província de Kosovo (90% de origem albanesa), tenta se desvincular do governo da Sérvia, sendo então vítima de um genocídio que só foi interrompido por intervenção internacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (27.7 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com