TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NA ATUALIDADE

Por:   •  28/11/2022  •  Artigo  •  741 Palavras (3 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

[pic 2]

Campus de Coxim

Licenciatura em História

[pic 3]

RICARDO JEFERSO PEREIRA DE MELO

OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NA ATUALIDADE

2021

Coxim-MS

[pic 4]

[pic 5]

Campus de Coxim

Licenciatura em História

[pic 6]

RICARDO JEFERSON PEREIRA DE MELO

OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NA ATUALIDADE

Resenhas apresentadas como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina Prática I do curso de história da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Coxim.

Professor: Ary Albuquerque

2021

COXIM/MS

Quais os desafios da educação na atualidade?

Esta pergunta tem sido objeto de reflexão e preocupação em toda esfera educacional, principalmente neste cenário de pandemia, onde se discutem modelos educacionais que venham atender as problemáticas sociais, as quais impossibilitam muitas vezes a inclusão de alunos em novos sistemas de aulas, por serem desfavorecidos no que tange aos critérios sócio econômicos.

É claro que este é só mais um problema, diante de inúmeros desafios que a educação atual vem tentando ao longo de um processo, trabalhar com mudanças e reformas educacionais.  Vale aqui, citar a pedagogia de Freire (p.25, 2001) “ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para a produção ou de sua construção”, e é exatamente isto que se tem colocado em pauta, observando as transformações da sociedade atual, e criando novas metodologias que facilitam ou auxiliam na construção do conhecimento.

No Brasil, ultimamente, muito tem se falado na educação inclusiva, pois se percebe estatisticamente, e através da realidade local, que estamos muito aquém de uma educação minimamente abrangente em todos os níveis educacionais, e que atinja sobremaneira as realidades do “multiverso sócio-econômico” que compõem a sociedade brasileira. Além de promover a inclusão na educação, é preciso pensar sobre quais fatores favorecem a desistência de muitos alunos, que abandonam o processo de ensino, pois em graus de dificuldade, estamos cada vez mais diante de barreiras que impedem a formação acadêmica de nossos alunos.

Uma das estratégia adotada, principalmente neste período de pandemia, em que muitas escolas do setor público, se abstiveram da aula presencial, muito embora já vinha sido aplicada por setores privados e realidades especificas, é a aula “on-line”, que neste ambiente de educação digital, e diante da realidade, se integra ao fator inclusivo, mas, ao mesmo tempo exclui, quando se observa a realidade de muitos alunos, que não tem acesso a qualquer aparelho digital, e muito menos a uma rede de internet ou uma conexão de qualidade.

Por isso se tem falado no “Ensino Hibrido”, ou ensino combinado, que propõem uma aprendizagem tanto no espaço físico, como em plataformas digitais, que atendam também de forma remota e mantenham os alunos no processo de aprendizagem, evitando assim uma evasão significativa destes alunos.

No entanto, diante da inabilidade de muitos professores no sistema digital, que rapidamente tiveram que se adequar, concluímos, que se faz necessário a capacitação dos professores às novas metodologias, quando muitos estão engessados em um sistema educacional tradicional, bem observado por Bittencourt e Albino (2017), que argumentam sobre a tecnologia, que está sempre em evolução, sendo agente de principal transformação da sociedade, interferindo de forma positiva, nos modelos de aulas tradicionais, que se utilizavam apenas do quadro negro, passando então a utilizar dos avanços e recursos tecnológicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (89.9 Kb)   docx (55 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com