TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIVERSIDADE CULTURAL, LINGUÍSTICA E HISTÓRICA

Dissertações: DIVERSIDADE CULTURAL, LINGUÍSTICA E HISTÓRICA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  1.300 Palavras (6 Páginas)  •  612 Visualizações

Página 1 de 6

Este texto estará abordando as diversidades culturais, linguísticas e históricas. A qual deverá relatar uma mistura de raças, cores, costumes e festas.

Falar sobre a diversidade cultural não diz respeito apenas ao reconhecimento do outro. Entre diversas nações dentro de um país, aliadas as questões da não aceitação das diferenças, a diversidade cultural é uma riqueza, um bem a ser preservado e estimulado. Ela permite caminhos e experiências distintas que costumam cruzar-se ou estimular uns aos outros, promovendo a geração de inovações e aperfeiçoamentos. A expansão dos meios de comunicação de massa é um dos itens responsáveisl pela difusão das diversas culturas pelo mundo.

Mas nem todas as sociedades são afetadas por culturas de outros países, muitas nacionalidades não se sentem influenciadas por culturas diferentes. O Brasil é um país, de grandes riquezas culturais e para que nunca se perca essas características é preciso preserva-las.

Diversidade cultural

O Brasil é um dos países mais heterogêneos, culturalmente falando. A diversidade cultural no Brasil engloba as diferenças culturais que existem entre os povos e suas comunidades, como a linguagem, danças, vestimentas, tradições e heranças físicas e biológicas, bem como, a forma como as sociedades se organizam conforme os conceitos de valores morais, crenças, hábitos, religião e a forma em que a pessoa interage com o ambiente.

Uma diversidade cultural diz respeito à variedades e convivências de ideias , características ou elementos diferentes entre si ,em determinado assunto , situação ou ambiente de cada povo .Cultura se refere a crenças , comportamentos , valores , instituições , regras morais que preenchem a sociedade de cada comunidade , ela explica e dá sentido a cosmologia social ,é a identidade própria de um grupo em um território .existem muitas diferenças entre nossos povos ,os aspectos da nossa cultura podem variar bastante ,ou até mesmo dentro de uma mesma comunidade ao longo do tempo .

A língua, a forma de organização social, política, os rituais, os mitos, as formas de expressão artística, as habitações e a maneira de se relacionar com o meio ambiente são exemplos e fatores que se diferenciam.

As características dessa diversidade ou de qualquer cultura se transformam por meio de contato com outras culturas que passam por mudanças sociais, isso ocorre inclusive quando pessoas de outros países outras línguas se interagem. Os imigrantes contribuíram muito para essa diversidade no Brasil. Cada cultura é representada por diferentes tipos de culinárias, danças e comemorações entre outros.

A diversidade é uma mistura de diversas culturas em vários lugares do mundo. Mas a diversidade do Brasil e´ bastante variável , uma das comemorações festivas que acontece no Brasil todos os anos e reúne milhões de pessoas em todo o país,é o “carnaval”. Uma festa de diversidades de cores, luzes, pinturas, músicas e fantasias. O Brasil por conter um extenso, apresenta diferenças climáticas, econômicas, sociais e culturais entre suas regiões.

Entre as manifestações culturais, está presente a região do nordeste com suas danças e festas como, o bumba meu boi, o maracatu, o frevo, a capoeira etc. O artesanato é representado pelo trabalho de renda. Os pratos típicos dessa região são: carne de sol, buchada de bode, acarajé, tapioca. Algumas de suas manifestações religiosas são a festa de Iemanjá e a lavagem das escadarias do Bonfim.

Já outra região que cultiva várias culturas é a região sul, ela apresenta aspectos culturais dos imigrantes portugueses, espanhóis e principalmente, alemães e italianos. Uma de suas festas mais comemoradas é a festa da uva entre outras. Integram a cultura sulista: O fandango de influência portuguesa, a festa de nossa senhora dos navegantes... Na culinária estão presentes: o churrasco, pirão de peixe, vinho e chimarrão.

Os disseminadores dessa cultura Brasileira são os colonizadores europeus, os escravos africanos e a população indígena. Posteriormente os imigrantes italianos, japoneses, alemães, poloneses, árabes, entre outros, contribuíram para a pluralidade no Brasil.

Diversidade Linguística

A cultura é a principal causa da existência do estudo da língua. Foi a partir dessa que se formou a linguagem, isto é, a comunicação, surgindo assim à língua, objeto de estudo da linguística.

Com o crescimento da humanidade, houve divisões de comunidades, gerando assim diferentes culturas, inclusive línguas. A cultura nada mais é que a forma de pensar de uma comunidade social, um comum acordo entre seus membros. Sendo assim, ocorreram mudanças na língua que podem facilitar a comunicação. Cada país, apesar de falar um mesmo idioma, possui diferentes linguísticas, isto porque as comunidades regionais tem sua própria cultura, envolvendo assim a fala. É então que a linguística entra em ação, para estudar o porquê dessas diferenças.

A origem da comunicação verbal aconteceu pela necessidade que o homem tinha de interagir com sua espécie de maneira mais promissora e eficaz. , surgindo assim à língua, isto é o idioma.

Ao estudarmos sobre a história de uma língua do ponto de vista diacrônico, conhecemos fatores que levaram a língua a se formar. O principal deles é a necessidade de comunicação, seguido pelo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com