TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DO PRIMITIVO POVOAMENTO À CONSTRUÇÃO DO ...

Trabalho Universitário: DO PRIMITIVO POVOAMENTO À CONSTRUÇÃO DO .... Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  274 Palavras (2 Páginas)  •  581 Visualizações

Página 1 de 2

QUESTÃO 01

Embora às aspirações de prestígio e de status social ocupasse o imaginário de muitos, nem todos tinham possibilidades concretas para o processo de exploração do novo mundo. A Espanha do século XV e VXI, não tinha como alimentar as ilusões de tantos grupos sociais que aspiravam desfrutar de uma ida de aristocracia e privilégios. Nesse sentido, quais foram os grupos que partiram inicialmente para o novo mundo?

A nobreza e a aristocracia espanhola com mais recursos, junto as famílias tradicionais da Espanha, além dos homens combatentes nas guerras de reconquista.

Pessoas de classe baixa, degredados e perseguidos pela justiça para fazer o serviço pesado, e famílias tradicionais espanholas para assumir os cargos administrativos.

Homens de pequena ou média nobreza ou sem recursos, com menor poder financeiro ou decadentes.

Os homens bons que atuavam na corte espanhola, famílias de classe media, e a nobreza abastada, camponeses com certo recurso financeiro.

Pessoas oriundas de diversos lugares da Espanha atraídos pela propaganda de encontrarem infinitas riquezas no novo mundo, e também famílias tradicionais da fidalguia espanhola.

Dos órgãos administrativos coloniais, os cabildos vão assumir grande importância para a elite criolla dentro do processo de colonização. Sobre os cabildos, podemos afirmar que eles eram:

sede do governo criollo nas audiências, que assumiam o poder político colonial na ausência de um vice-rei espanhol

associação de pessoas da mesma profissão sujeitas às mesmas regras e estatutos, com os mesmos deveres e direitos dentro do governo colonial

contratos estabelecidos entre a Coroa e os adelantados, que estabelecia o monopólio de comercializar os escravos negros no continente americano

companhias comerciais criadas pela Casa de Contratación e que tinham a exclusividade do comércio com a colônia, cidade ou região

câmaras municipais encarregadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com