TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definições de conceitos: educação infantil, educação infantil e educação primária

Monografia: Definições de conceitos: educação infantil, educação infantil e educação primária. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2014  •  Monografia  •  1.965 Palavras (8 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 8

PEDAGOGIA

Organização e Metodologia do Ensino Fundamental

Trabalho ATPS 1º bimestre

Prof. Maria Antônia

5ª Série A noturno.

OSASCO

Março/2014

As Definições de concepções de: Criança, Educação Infantil, e do Ensino Fundamental.

O artigo publicado COSTA, Teresinha, Zahar, 2010 busca demostra o conceito de infância, ela faz uso de bases fortes pegando a história da infância, pois a sociedade acabou assimilando o conceito a partir da Idade Média, vindo se modificando até o século XX. Saindo do conceito de um pequeno adulto para o conceito de criança, e também faz uso do estudo da psicanalise.

A definição de criança começa então a ser construída por alguns pensadores que acabaram influenciando a sociedade, às vezes de modo bem contraditório. Segundo Elizabeth Badinter, em Um amor conquistado: O mito do amor materno. Diz que Santo Agostinho pensava que a criança, era um ser que precisava ser severamente disciplinado para controlar sua maldade inerente ao ser criança. Isso contradiz alguns pensadores do início da pedagogia como Jean Jaques Rousseau, que colocava a criança como um ser puro, mas a sociedade que a contaminava. No período da renascença por volta do século XVII havia um sentimento voltado na preservação da inocência infantil, e a educação das crianças passou a ser pensado como algo necessário tanto para família, como para a sociedade. O pensamento é de colocar a criança no centro da família, demandando um cuidado maior para prepará-la para o futuro, entrando assim a pedagogia na vida das crianças. Podemos concluir que a concepção de criança é uma construção sócia histórica desenvolvida no decorrer do tempo, mas que tem um modo bem peculiar de pensar e de viver.

A educação infantil surgiu a partir dos estudos da psicologia, e da necessidade de entender qual seria a melhor maneira de educar as crianças e qual o conteúdo que melhor atenda a necessidade das crianças. Para isso, o MEC vem direcionando várias proposta pedagógica e de definições através dos planos curriculares sustentados pela Lei de Diretrizes de base (LDB). Atualmente a Educação Infantil é definida e compreendida como sendo o ensino educacional para crianças de até 5anos, sendo distribuída nas seguintes faixas etárias: creche até 3 anos, pré-escola de 4 a 5 anos, conforme a resolução do CNE/CEB número 3 de 03 de agosto de 2005. Também sendo um direito da criança e um dever do Estado.

O Ensino fundamental também vem sofrendo constantes modificações com o objetivo de melhor aproveitamento da aprendizagem, buscando a universalização do Ensino básico. Para isso foi implantada a lei que define o Ensino Fundamental de 9 anos. Sendo de 6 a 10 anos para os alunos de 1º a 5º anos, porém deve ser respeitada a característica peculiar das crianças entre 5 e 6 anos, com ênfase no lúdico e nas brincadeiras. As crianças de 11 a 14 anos passarão a fazer parte do 6º ao 9º ano.

Diante destas mudanças e definições da educação básica no Brasil, nós como futuros professores podemos perceber que há um desejo de melhoria na organização da educação básica por parte do Governo, MEC e dos educadores. A questão maior é o que muda realmente na prática, pois a Lei 11.274/06 torna obrigatório o Ensino Fundamental de nove anos distribuindo a responsabilidade em todos os níveis governamentais e também da família. Mas esta mudança na prática escolar o que realmente vai acontecer? Pois as crianças de seis anos que estava estruturada na escola de Educação Infantil passarão a frequentar o Ensino Fundamental, porém ela ainda leva em sua bagagem a necessidade de um conteúdo lúdico e muitas vezes com uma dinâmica de aprendizagem diferenciada do que normalmente acontece na Escola de Ensino Fundamental. Então a Escola dos anos iniciais do Ensino Fundamental no modelo de nove anos precisa se preparar também fisicamente para receber e respeitar estas crianças. Outra questão importante é o conteúdo da matriz curricular e seu modo de avaliação que precisa ser implantado com qualidade, envolvendo também a requalificação do professor.

Questões sobre Ensino Fundamental de nove anos.

Qual a nomenclatura adequada para o primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos?

A Resolução nº 3, de 3 de agosto de 2005, do Conselho Nacional de Educação indicou a nomenclatura a ser adotada:

- Anos iniciais - 5 anos de duração - de 6 a 10 anos de idade

Portanto, primeiro ano do ensino fundamental passa a ser de 6 anos de idade.

Com a implantação do Ensino Fundamental de nove anos, a Educação Infantil será de 5 anos de idade?

Sim, a educação infantil será até a idade de 5 anos, conforme a nomenclatura do CNE de 03/08/05.

Professores contratados inicialmente para trabalhar na Educação Infantil podem ser remanejados para o Ensino Fundamental?

Este remanejamento depende de legislação e normas vigentes no Plano de Carreira de cada sistema de ensino. Algumas leis estabelecem a mesma carreira e concurso para atuação tanto na Educação Infantil quanto no Ensino Fundamental; outras, no entanto, especificam para a atuação na Educação Infantil e no Ensino Fundamental.

No Ensino Fundamental de nove anos, o primeiro ano se destina à alfabetização?

Não se deve restringir o desenvolvimento das crianças de seis anos de idade exclusivamente à alfabetização. Por isso, é importante que o trabalho pedagógico assegure o estudo das diversas expressões e de todas as áreas do conhecimento. É importante resaltar que a alfabetização não deve ocorrer apenas no segundo ano do Ensino Fundamental, uma vez que o acesso à linguagem escrita é um direito de todas as crianças. Os sistemas e todos os profissionais envolvidos com a educação de crianças devem compreender que a alfabetização de algumas crianças pode requerer mais de 200 dias letivos e que é importante acontecer junto com a aprendizagem de outras áreas de conhecimento.

O conteúdo do primeiro ano do Ensino Fundamental

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com