TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafiando A Diversidade Cultural

Pesquisas Acadêmicas: Desafiando A Diversidade Cultural. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2014  •  2.979 Palavras (12 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 12

DESAFIANDO A DIVERSIDADE CULTURAL

O grande desafio da escola hoje é contribuir para a formação de cidadãos críticos, conscientes e atuantes. Trata-se de uma tarefa complexa que exige da escola um movimento que ultrapasse temas, conteúdos e programas. Nessa realização, percebemos o verdadeiro sentido da palavra cidadania. A questão que se coloca a abordagem do termo diversidade de se entender a relação cultura e educação. De um lado está a educação e do outro a idéia de cultura como lugar, a fonte de que se nutre o processo educacional para formar pessoas, para formar consciência. Nesta perspectiva a abordagem do termo diversidade cultural é um tema atual e relevante a partir do momento em que a escola desenvolve um ensino que procura a diversidade cultural de sua clientela. Por isso a escola precisa estimular as diferenças e dar significados para oportunizar e produzir saberes em diferentes níveis de aprendizagem.

Em nossa sociedade, notamos grande desigualdade e diversidade, ambas andam juntas, com isso dificultando uma socialização das diferenças, pois, se notarmos atentamente para as classes sociais no Brasil, é possível notar que a maioria das pessoas consideradas ricas tem pele clara, associando então a noção de classe; assim é a classe social, notadamente pela situação econômica, e não a raça, que constitui o fator das desigualdades no país.

Por isso, que o educador precisa ter habilidade para lidar com as diversidades, não somente no sentido técnico-pedagógico, mas sobretudo no sentido pessoal. Conhecendo o direito fundamental à educação, diversidade e homofobia na escola; com um aprendizado livre, plural e democrático.

Outro aspecto importante para o educador é, ministrar ensino com bases no pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas; respeito à liberdade e apreço à tolerância, pois muitos desfavorecidos vítimas de opressão, discriminação e exploração pedem, como indivíduos e na condição de grupos, a participação ,a emancipação, a autodeterminação e uma repartição justa e equitativa de riqueza e recursos.

As diferenças fazem parte de um processo social e cultural e que não são para explicar que homens e mulheres negros e brancos, distingue entre si, é antes entender que ao longo do processo histórico, as diferenças foram produzidas e usadas socialmente como critérios de classificação, seleção, inclusão e exclusão.

Assim podemos compreender que é fundamental no processo de aprendizagem e compreensão necessária para que se possa vê-lo diferente em suas complexidades de formas de relações humanas e suas afirmações, significações e ressignificações.

Sabendo que, a diversidade cultural está presente diariamente no contexto escolar, expressando-se na nossa música, na dança, na culinária, na nossa língua portuguesa e entre inúmeras atividades em nosso cotidiano.

Com isso, o educador precisa saber lidar com muita experiência, não somente no sentido teórico-técnico-pedagógico, mas sobretudo no sentido pessoal.

Por isso, a escola deve propor a apropriação política do conhecimento científico e da cultura em geral não perdendo de vista o aspecto fundamental, ou seja, a noção de que o conhecimento não constitui uma série de informações técnicas a serem aprendidas pelos alunos, mas a construção de saberes.

Nessa perspectiva, se descortina um vasto campo de possibilidades pois, o saber do povo designa muitas formas de conhecimentos expressas nas criações culturais dos diversos grupos de uma sociedade.

O processo educativo é organizado na relação entre currículo, conhecimento e cultura.

A dimensão histórica e social do tempo permite a compreensão da história como produção do ser humano, na dinâmica das relações sociais e de diferentes conjunturas, em épocas diferentes. Trabalhar a noção de tempo nessa dimensão possibilitará ao aluno analisar o contexto de diferentes épocas e localizar no tempo o modelo de sociedade no qual está inserido. Permitir ao aluno que a sociedade atual é a evolução histórica de um processo político, social, cultural e econômico que se originou no passado e que continua a ser construído no seu dia a dia através da ação dos sujeitos na história.

Nessa expectativa, cultura é tudo que resulta da criação humana, o homem cria, transforma e é afetado por essas transformações. O homem ao produzir cultura produz-se a si mesmo, ou seja, ele se auto produz. Logo não há cultura sem o homem, como não há homem seu cultura. A cultura, pois, não somente envolve o homem, mas penetra-o, modelando sua identidade, personalidade, maneira de ver, pensar e sentir o mundo.

Ninguém hoje em dia, com toda certeza negaria o papel de enorme importância que a escola tem na defesa, promoção, difusão e conhecimento das manifestações culturais e populares. Entretanto, talvez não esteja claro a significativa contribuição que as manifestações culturais populares podem trazer para escola.

São muitas, todavia a mais importante talvez seja a possibilidade que as manifestações culturais populares têm, uma vez integrados no interior do sistema e do processo de ensino formal. A começar por nos permitir, pensar algo mais amplo: quem sabe, uma nova e mais humanizada estratégia de educação.

Nos dias de hoje, o currículo deve se voltar para a formação de cidadãos críticos comprometidos com a valorização da diversidade cultural, da cidadania e aptos a se inserirem num mundo global e plural. Portanto qualquer ambiente físico ou social dever ser avaliado de acordo com seus efeitos sobre a natureza humana. A cultura em tal abordagem, passa a ser representada pelos usos e costumes dominantes, pelos comportamentos que se mantém através dos tempos. A sociedade ideal é aquela que implicaria um planejamento social e cultural.

Diante de tudo refletimos que a diversidade cultural está presente diariamente no contexto brasileiro expressando-se na música, dança, culinária, na nossa língua e entre inúmeras atividades em nosso cotidiano. O que faz necessário ressaltar, é que para tratar dessas questões é preciso ir além da constatação, de contemplação e do folclore que muitas vezes se faz em torno das diferenças existentes.

É necessário compreender que o processo educativo emanado pela escola é algo que a sociedade não pode prescindir. Ao contrário, a educação é fundamental no processo de aprendizagem e na compreensão para que se possa ver o “diferente” em suas complexidades de formas de relações humanas e suas afirmações.

As relações existentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com