TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio profissional sala temática

Por:   •  9/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.160 Palavras (9 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA

DESAFIO PROFISSIONAL

DISCIPLINAS:

DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL,

FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO e,

TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO

Fernando José Salvador Pedro RA 2834312653

Prof. Esp. Nelly Carla Reis Barros

Jaú / São Paulo

2015

INTRODUÇÃO

 

Este desafio visa realizar a proposta de uma sala temática de história para ser implantada na ONG Esperança, o projeto “Esperança com Tecnologias Para a Educação” . A intenção com esse projeto é  justificar a aplicação de recursos que a ONG recebeu de uma instituição financeira para investir em tecnologias voltadas à educação.

O projeto foi dividido em três partes, sendo a primeira uma tabela com a lista com os itens tecnológicos a ser implantados na sala, a segunda parte uma explicação do como essas tecnologias irão contribuir para o ensino das crianças e adolescentes assistidos pela ONG e a última parte formada pelos conteúdos que serão necessários na capacitação dos docentes para otimizar o uso dos recursos tecnológicos dispensados.

  1. TABELA DOS ITENS TECNOLÓGICOS QUE COMPÕEM A SALA TEMÁTICA DE HISTÓRIA

Sala Temática de História

Usuários: Crianças e adolescentes assistidos pela ONG Esperança

Recursos Tecnológicos

Justificativa e estratégia de uso

Objetivos

Aplicação de tecnologias assistivas

Globo

Facilitador para situar geograficamente os fatos históricos

Ilustrar para os estudantes a relação da história com a geografia, quanto à localização dos fatos históricos.

A cada aula o Globo deve ser usado para localizar os fatos junto aos alunos, com o uso de marcadores fixados no globo identificados com uma etiqueta com o título do fato estudado.

Lousa digital

Necessário para tornar a aula mais atrativa visualmente utilizando de recursos de imagem digital

Prender a atenção dos alunos utilizando-se de uma linguagem visual a qual os mesmos estão acostumados por conta do uso constante de celulares, computadores e etc.

Deve ser utilizada durante a parte teórica da aula, para a apresentação de slides, vídeos, e imagens que tenham relação com o conteúdo apresentado.

Câmera fotográfica, filmadora e gravador de voz

Necessário para atividade de documentação da história contemporânea

Mostrar a importância da documentação dos fatos históricos, bem como comparar as atuais ferramentas para documentação histórica e compará-las com as demais utilizadas ao passar do tempo.

Realizar atividade de entrevistas entre os alunos, fotos e vídeos de acontecimentos diários da ONG em questão. Posteriormente realizar atividade de debate sobre a importância da documentação da realidade para sua melhor reflexão e compreensão, bem como no mesmo debate enfatizar a mudança dos recursos utilizados para essa documentação ao longo do tempo

Objetos históricos como utensílios domésticos, utensílios de produção, roupas e outros

Necessário para aproximar os alunos do período histórico estudado através do contato com objetos que pertenceram ao referido período

Proporcionar o contato dos alunos com objetos que ilustrem cada período histórico, desde a moda da época até como a forma de manufaturar tecidos, fazer comida, lavar roupa afim de uma melhor compreensão dos fatos.

Realização de atividades de reconhecimento de períodos históricos relacionando-os com os objetos históricos colocados em sala.

  1. CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO ESPERANÇA COM TECNOLOGIAS PARA A EDUCAÇÃO PARA A FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES

O cotidiano das crianças e adolescentes da atual geração está ligada intimamente à diversas tecnologias, isso veio com o advento da internet, celulares, tablets e computadores. O Advento dessas tecnologias causou a necessidade de uma verdadeira transformação na forma de ensinar.  Por diversos motivos a escola pública não tem conseguido acompanhar essa necessidade de mudanças, falta investimento em tecnologias para a educação, salas temáticas nas escolas, formação para professores entre outras necessidades para tornar realidade essa transformação.

        A ONG Esperança tem trabalhado no sentido de suprir essa ineficiência do estado, dando aulas de reforço entre outras atividades para crianças carentes.

        Para a atual geração, o estudo de história parece desnecessário, conforme escreveu o historiador britânico Eric Hobsbawm, o jovem de hoje vive numa espécie de “presente contínuo”, o “aqui e agora”, enquanto que o passado fica considerado velho e descartável pelos jovens estudantes. Contrapondo a isto, a ONG Esperança tem nessa conjuntura o papel de sensibilizar os jovens quanto à necessidade de se estudar história, afinal como escreveu o historiador francês Marc Bloch (1886 – 1944), “a incompreensão do presente nasce da ignorância do passado.”

        Esta concepção dos jovens de que o estudo de história é desnecessário vem de vários fatores, dentre eles a acentuação dos meios de comunicação à importância do presente, mas também quanto à forma que se ensina história. Tradicionalmente o ensino de história esteve condicionado somente à leitura, e para a atual geração isso é insuficiente para tornar essa disciplina atrativa. Diante do exposto sabe-se que o estudo de história é fundamental para formar jovens que tenham uma visão mais crítica do presente, e assim se torna imprescindível para a formação de uma geração mais consciente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (166.1 Kb)   docx (44.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com