TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional: A inclusão social em sala de aula

Por:   •  16/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.144 Palavras (9 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Polo semipresencial - Promissão SP

Pedagogia Licenciatura - 3º Semestre

Disciplina Norteadora: Direitos Humanos.

Nádia Mireli Gonçalves            RA: 9904008810

Edna Paula  Silva Lima            RA: 9904001915

Jéssica Martins Morato            RA: 8745997604

Lygia Fajoli de Melo                 RA: 8745102954

Desafio Profissional:

A inclusão social em sala de aula.

Tutora Presencial: Fernanda A. M. Qader

INTRODUÇÃO

       Quando falamos de escola tratamos de um ambiente repleto de diferenças; crianças e adultos cheios de informações, maneiras de conviver e de se relacionar distintas uma das outras. A capacidade que uma cultura tem de lidar com as heterogeneidades que a compõe tornou-se uma espécie de critério de avaliação de seu estágio evolutivo, especialmente em tempos de fundamentalismos e intolerâncias de todas as ordens como este em que vivemos. Nessa perspectiva, a inclusão social deixa de ser uma preocupação dividida entre governantes, especialistas e um grupo delimitado de cidadãos com alguma diferença e passa a ser uma questão fundamental da sociedade.

       A questão se torna complexa quando nos deparamos com a realidade de uma mesma sociedade, que demanda soluções de sustentação e viabilidade para sua própria pluralidade, não é uma sociedade inclusiva. Longe disto, sabemos o quanto instituições criadas para regrar o convívio entre os homens tendem a reforçar a discriminação e a criar territórios que classificam e hierarquizam os cidadãos justamente a partir de suas diferenças.  

      Como aponta Páez (2001) atender à diversidade é atender as crianças com deficiências, mas também todas as outras diversidades que aparecem cotidianamente na comunidade.  

      Pensando em tudo isso este Desafio Profissional vem nos mostrar a beleza da diferença entre os alunos, e o que podemos incorporar no método educativo como ferramenta criativa para facilitar e ajudar na aprendizagem, principalmente daqueles que apresenta certa dificuldade de aprendizagem, sabendo que o pedagogo é responsável pela inclusão de todos os alunos tanto na sala de aula, quanto na sociedade em que vive.

       

PASSO 1

Falando sobre amigos diferentes e especiais.

DESENHO DOS ALUNOS

COMENTÁRIO DOS ALUNOS

[pic 2]

Desenho feito pela aluna Karen com sua amiga Natalia. Em seu comentário ela diz: "Ela é especial porque brinca comigo e divide as coisas comigo".

   

[pic 3] 

Desenho de Cauã, um aluno que tem falta de coordenação, ele faz tudo pelo notebook, a professora disse que ele consegue acompanhar a sala. Em seu desenho ele relatou que sua amiga é Yasmim e em seu comentário escreveu: "Ela senta perto de mim e brinca comigo na hora do recreio ela me ajuda".

DESENHO DOS ALUNOS

COMENTÁRIO DOS ALUNOS

 [pic 4]

Desenho de Ana Julia com a amiga Natalia: "Eu e a minha amiga diferente e especial fazendo churrasco com uma churrasqueira".

       [pic 5]

Desenho da aluna Stephani. Ela desenhou apenas a alça da cadeira de rodas de seu amigo José Otávio. Em seu comentário ela diz: “Eu gosto dele porque a gente brinca, eu ajudo ele nas atividades e ele divide o salgadinho comigo.”

PASSO 2

A voz da experiência.

Entrevista com a professora  Andréia que ministra aulas na E.E Dr. Miguel Couto em Promissão, São Paulo.

1 - Qual a quantidade de alunos com necessidades especiais recebidos na escola este ano?

R: Não são muitos, dois à tarde e um de manhã que necessitam de cuidador, de manhã um não engole nada sólido, tem um problema no coração, não pode cair, e temos três especiais que não necessitam de cuidadores.

2 - Esses cuidadores ficam na sala de aula com o aluno?

R: Não, esses são diferentes dos da prefeitura, eles não ficam dentro da sala de aula, são só cuidados físicos, levar pra lanchar, ir ao banheiro, no caso do meu aluno que é cadeirante, o cuidador dele só leva ele ao banheiro depois do recreio que e quando todas as crianças já estão dentro de sala de aula, pra ai sim trocar sua fralda, para não constranger o aluno.

3 - Como lidar com alunos com necessidades especiais? Tem alguma técnica ou dica?

R: A primeira técnica e você ter amor; tratar ele como outro aluno qualquer pra que ele se sinta igual, meu aluno sempre me fala: “Professora quando eu andar eu quero ser seu ajudante pra entregar caderno, livro, etc.”.  É complicado para eu pedir pra ele entregar por causa da cadeira, mais tem coisas que ela já faz, brinca com as outras crianças, e principalmente na aula de educação física, ele tem que sentir parte, porque ele é parte, só que devido a deficiência algumas coisas ficam limitadas, ele tem um notebook, pois não tem coordenação motora boa pra segurar o lápis e escrever, nem na cabeça ele tem firmeza, ele fala: “Professora, estou conseguindo fazer círculos.”  E eu digo: “Muito bem continue assim se esforçando você está de parabéns!”. No notebook ele faz tudo até provas, atividades de recorte eu explico lá na frente, aquilo que eu recortei eu dou pra ele usar, mas ele monta o alfabeto sozinho, só que o potinho não tem muitas letras porque é difícil pra ele puxar e fazer o movimento, ele derruba as letras no chão ai tem que ficar pedindo pra alguém pegar, ele não recorta também. Como todo mundo quer ajudar, um aluno de cada vez faz sua boa ação, quando sentam em dupla sempre quem senta com ele ajuda a pegar um livro na mochila, achar a pagina no livro, eles amam ajudar e até discutem por isso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (411.4 Kb)   docx (563 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com