TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento CEPAL

Resenha: Desenvolvimento CEPAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2014  •  Resenha  •  243 Palavras (1 Páginas)  •  160 Visualizações

Conhecendo a CEPAL, vi que a mesma contribui para o debate sobre economia e sociedade latino-americana, apresentando alertas, ideias e propostas de políticas públicas. A CEPAL nos apresenta os desafios contra a desigualdade, a luta contra a pobreza, para o fomento à democracia, justiça e paz e para as opções de inserção na economia mundial. Além de nos alertar e apresentar novas ideias oriundas de debates, as publicações estatísticas e a análise da CEPAL proveem informação sobre a região e/ou sobre um país determinado, e permitem fazer comparações entre diferentes períodos e países.

Diante de uma das comparações, percebi que no Brasil, o interesse pela inovação e desenvolvimento vem surgindo com a vinda da nova geração de pesquisadores, apesar de que investe-se pouco em P&D em nosso País, o aprendizado ainda é “passivo”.

Neste estudo sobre a CEPAL vi que o Brasil encontra-se numa posição epidemiológica intermediária, tratando-se de saúde, mais especificamente sobre o SUS (Sistema Único de Saúde) onde tanto a mortalidade quanto a morbidade por doenças crônicas e degenerativas cresce de forma gradual, embora ainda sejam altas a mortalidade e a morbidade por doenças infecciosas e parasitárias.  Um ponto fundamental para aumentar a efetividade do Sistema Único de Saúde é a reorientação do seu modelo de atenção para melhor responder às novas exigências decorrentes do quadro epidemiológico, com o predomínio das doenças crônicas não transmissíveis e à necessidade de garantir de forma eficiente e oportuna o princípio da integralidade da atenção. 

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com