TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Da Educação Em Votuporanga

Pesquisas Acadêmicas: Desenvolvimento Da Educação Em Votuporanga. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  1.614 Palavras (7 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 7

O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL DE VOTUPORANGA

Projeto de pesquisa apresentado ao Curso de Administração Pública, da FAGEN – Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia, orientado pelo Professor Eduardo Giarola e Prof.ª Rafaela Costa Cruz.

VOTUPORANGA - SP

2014

1 TEMA

O Desenvolvimento da Educação Municipal de Votuporanga.

2 INTRODUÇÃO

2.1 Justificativa da pesquisa:

No presente trabalho procuramos mostrar que os gestores estão aplicando recursos na educação, objetivando o atendimento do mínimo previsto em Lei que é garantir o ensino fundamental gratuito e o padrão de qualidade, conforme o artigo 206 inciso 7 da Constituição Federal de 1988. Os resultados serão medidos através do IDEB-(Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e outros meios de avaliação.

2.2 Problema de pesquisa:

Como se deu e quais foram as ações que influenciaram o desenvolvimento educacional do município de Votuporanga nos últimos dez anos?

2.3 Objetivos:

2.3.1 Objetivo Geral:

Identificar as ações que estão sendo implantadas no município, com o intuito de melhorar a educação municipal e analisar se os recursos estão sendo aplicados corretamente, suprindo os setores com maiores necessidades e atingir as metas do IDEB-(Índice de Educação básica), previstas para o município de Votuporanga.

2.3.2 Objetivos Específicos:

Identificar e analisar os pontos deficitários que impedem um desempenho completamente eficaz nos resultados da Educação do município ou que adiem esses objetivos. Por outro lado evidenciar os pontos eficientes que alavancaram o desenvolvimento da educação básica municipal de Votuporanga, que tem atingido índices educacionais expressivos, conforme demonstrado nos resultados divulgados pelo MEC- (Ministério da Educação e Cultura).

3. REFERENCIAL TEÓRICO

Segundo Moran,

“Ensinar com as mídias será uma revolução se mudarmos simultaneamente os paradigmas convencionais do ensino, que mantém distantes professores e alunos. Isto confirma que se não houver uma intrínseca disposição dos docentes em aceitar as mudanças dos modelos pré-existentes de ensino, de nada servirá os altos investimentos com a finalidade de incluir as tecnologias no contexto educacional”. (Moran 2009, p.63)

A Prefeitura Municipal de Votuporanga começou em Outubro de 2013, a implantação do programa “Votuporanga, Educação de Primeiro Mundo”, que prevê a compra de equipamentos com novas tecnologias para a área de ensino. Os investimentos previstos somam mais de R$ 8 milhões de reais e o programa foi lançado no Centro de Educação Municipal “Prof. Benedito Israel Duarte”, pelo prefeito Junior Marão. Com esse investimento serão entregues 400 minidicionários para os alunos, 400 notebooks para os professores da rede municipal, 160 kits de lousas digitais, instalação de equipamentos mobiliários, materiais de informática, entre eles, 70 computadores, impressoras multifuncionais e modernização dos laboratórios, instalação de câmeras de monitoramento eletrônico nas escolas e no Polo Municipal da UAB- (Universidade Aberta do Brasil), instalação de ar condicionado em todas as salas de aula das escolas do município, além de kits de livros e dvds para os alunos.

Segundo os gestores públicos, para alcançar a educação de primeiro mundo no município, é necessário continuar investindo na valorização e capacitação dos professores, em equipamentos e tecnologias nas escolas.

Foto abaixo mostra equipamento, já instalado, sendo utilizada na capacitação de professores da rede municipal, no polo UAB – (Universidade Aberta do Brasil), de Votuporanga.

Foto 01: Capacitação Lousas digitais e notebooks.

Segundo Vygotsky,

“o homem tem o seu desenvolvimento através da linguagem que a princípio tem uma formação coletiva onde a criança fala o que ouve e sem expressar opiniões próprias, somente aos dois anos de idade a criança desenvolve seus próprios pensamentos, por isso a necessidade um bom ambiente cultura, pois as ideias nascem através das palavras daí a importância das práticas pedagógicas para esclarecer o quanto é importante a fala no processo de interação com o outro”.(Vygotsky 1987,p.135)

Pensando no conceito que o conhecimento através da ludicidade pode auxiliar a criança a obter melhor desempenho na sua aprendizagem, apresentando inúmeras vantagens de se educar ludicamente e, dentre elas, podemos citar: a melhoria da capacidade cognitiva da criança, a potencialização da sua capacidade psicomotora, bem como, da sua capacidade de relacionar-se com seus grupos de iguais. Pensando nesse sentido, os gestores do município de Votuporanga vêm investindo firmemente na ludicidade do mobiliário das unidades escolares e também na capacitação dos professores, buscando proporcionar um melhor desenvolvimento na aprendizagem, buscando aumentar o Índice do Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que vem alcançando ao longo do tempo índices cada vez melhores no que tange a educação básica, tendo elevado de 6,0 em 2005 para 6,4 em 2011, informação retirado do site do INEP(Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa)

Foto abaixo mostra como ficou a escola, após reforma efetuada pela Prefeitura Municipal de Votuporanga, que promoveu ampliação e a modernização das instalações.

Foto 02: Reforma e ampliação Centro de Educação Municipal Prof.ª Irma Pansani Marin

Para Sommer,

“Além da importância do espaço construído, outro fator que pode interferir diretamente no desenvolvimento didático dos alunos, que são as condições ambientais da sala de aula, que são: acústica, temperatura, insolação, ventilação e luminosidade, as quais podem refletir-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com