TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diferenças Entre Esparta E Atenas

Casos: Diferenças Entre Esparta E Atenas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  326 Palavras (2 Páginas)  •  654 Visualizações

Página 1 de 2

O principal modelo de pólis encontrado na historiografia é o modelo que surgiu através do processo de desintegração dos oikos(reunião de várias comunidades familiares).A luta pela sobrevivência desses grupos fez com que eles se unissem em grupos chamados fratrias, originando as póleis. Mas este não foi o único motivo para o surgimento das cidades-Estados Gregas. Esses núcleos urbanos surgiram da necessidade de uma melhor organização de grupos cada vez maiores. As póleis eram cidades políticas independentes, tinham autonomia de estado, ou seja, elas decidiam sobre os rumos educacionais, econômicos, militares, etc. As principais cidades-Estados eram Atenas e Esparta.

Esparta Atenas

Governo Oligarquia=Governo de poucos (Dois reis das duas famílias mais ricas da cidade). Oligarquia evolui para a democracia. Antes o poder era exercido pelo rei em conjunto com um grupo de aristocratas . Na democracia surgiram os partidos políticos e os legisladores.

Localização De difícil acesso. Dificultava as transações comerciais Península Ártica, próximo do mar Egeu.

Economia Rica em minerais, solo fértil, autossuficiente em cereais Possuía um excelente porto, e tinha no comércio marítimo sua principal fonte econômica.

Segurança Pública Caráter guerreiro e conquistador Exército eficiente, conquistador e participativo na sociedade.

Avanços sociais Deixou de alcançar maiores níveis de urbanização, desenvolvimento artístico, intelectual e político. Criação de leis que ajudaram no desenvolvimento urbano, social, econômico, artístico e intelectual dos atenienses.

Estrutura Social Espartanos=Possuidores de terra – Tinham todos os direitos da polis – considerados iguais ao nascer

Periecos=Homens livres, dedicados ao comércio e artesanato, viviam em pequenas propriedades.

Hilotas=servos, frutos da conquista espartana. Cidadãos atenienses (Homens bem nascidos possuidores de terra – pequenos agricultores, artesãos ou comerciantes trabalhando para a sociedade

Metecos – estrangeiros que pagavam altos impostos. Destacaram-se como artistas e intelectuais.

Escravos – Cidade escravista mesmo na democracia.

Educação e cultura Rigidez e disciplina voltada para o militarismo. Educação somente para o sexo masculino, e filhos de espartanos. Com a presença de intelectuais e artistas de várias partes do mundo, a educação em Atenas foi marcante na qualidade e foi referência não só para o mundo antigo mas até nossos dias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com