TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Discussão sobre o uso de indicadores

Relatório de pesquisa: Discussão sobre o uso de indicadores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2014  •  Relatório de pesquisa  •  903 Palavras (4 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Os indicadores sociais se tornaram ao longo dos anos um instrumento relevante no processo de gestão, no intuito de monitorar a realidade social para fins de formulação e reformulação de políticas públicas, auxiliando no trabalho de planejar, executar, avaliar programas, projetos e serviços sociais.

A gestão social refere-se a um processo continuo e dinâmico que envolve ações de planejamento, execução e avaliação de serviços sociais e um compromisso de construir respostas às necessidades sociais da população. Os indicadores sociais permitem informações importantes, que servem e indicam aonde ir, de que forma agir, em relação aos valores e alcance dos objetivos previamente identificados. Neste sentido, é importante ratificar a relevância da utilização dos indicadores pelos assistentes sociais para implementação de políticas sociais.

O presente texto apresenta uma síntese reflexiva e ao mesmo tempo busca identificar se os profissionais do serviço social utilizam os indicadores sociais no processo de gestão. Para isso, usou-se a metodologia da pesquisa de campo, tipo qualitativa, de analise teórico empírica por meio de entrevista estruturada e pesquisa bibliográfica. O texto ainda traz dados sobre a pesquisa realizada, tal como uma abordagem crítica-reflexiva da mesma, debatendo os conhecimentos dos assistentes sociais frente ao tema exposto.

DESENVOLVIMENTO

A discussão sobre a utilização dos indicadores toma espaço com o avanço da democratização, da pressão da sociedade civil pela garantia de direitos sociais. A necessidade de se conhecer uma determinada realidade vivida ou observar e detectar importantes mudanças na mesma necessitou de um instrumento de coleta e sistematização de informações com o objetivo de se apropriar ou desvendar sobre um determinado tema e poder construir uma base de dados sociais. Dada a importância dos indicadores sociais no cotidiano da gestão, a questão é colocada para a análise da realidade profissional do assistente social que atuam em projetos e programas de atendimento a crianças, adolescentes e idosos, contribuindo assim para uma gestão democrática, preocupada com a construção de respostas que atendam as demandas sociais.

Segundo os dados da pesquisa a maioria dos profissionais entrevistados se fazem saber que ao se graduarem esteve em contato com as abordagens referentes aos indicadores sociais, entretanto, se deu pouca importância aos mesmos. A utilização dos gráficos estatísticos reforçam a relevância dos indicadores sociais que segundo as autoras denotam na mensuração dos avanços e retrocessos nas condições de vida dos indivíduos, mostrado a direção das prioridades sociais, apontando os erros e acertos das políticas publicas.

Diante das situações cotidianas enfrentadas pelo serviço social, que são muitas e diversificadas é importante ressaltar que compete ao profissional de serviço social atuar através de políticas públicas, organizações da sociedade civil e movimentos sociais.

O serviço social é uma profissão dinâmica que atuam no campo social com vista a produzir mudanças, quer a nível individual, quer a nível da sociedade em geral. A sua intervenção consiste na promoção dos direitos humanos, agindo como mediador com o objetivo de capacitar o individuo para a ação no que diz respeito às escolhas da vida. A intervenção do serviço social é baseada em conhecimentos teóricos-ciêntificos, métodos e técnicas próprias para a ação que desenvolve. Sua intervenção ainda implica questionar um fenômeno social que se constitui como problemático para uma pessoa. Isso pressupõe uma profunda capacidade teórica para estabelecer pressupostos da ação e uma capacidade analítica para atender e explicar as particularidades das situações, propondo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com