TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

USO DE INDICADORES DE MANUTENÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES

Por:   •  6/4/2017  •  Artigo  •  852 Palavras (4 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 4

USO DE INDICADORES DE MANUTENÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES

Autor: Eliel Ferreira – e-mail: elielferreira@msn.com.br

Orientação: Prof. Jairo Muller Volff

Universidade Tecnológica Positivo – CTUP CIC

Resumo: Este estudo apresenta uma análise técnica com objetivo de demonstrar a utilização dos indicadores de manutenção, bem como sua aplicação e sua importância nas indústrias. Atualmente estes indicadores estão presentes em vários seguimentos industriais, podendo ser em pequenas medias e grandes empresas tendo como objetivo identificar e auxiliar nas ações para eliminar as falhas nos equipamentos e aumentar a produtividade.

Palavras-chave: Manutenção. Gerenciamento. Indicadores. MTTR. MTBF.

  1. INTRODUÇÃO

 As organizações buscam cada vez mais novas ferramentas de gerenciamento, que auxiliam no aumento da competitividade. Para que a manutenção possa contribuir efetivamente rumo a excelência empresarial, é preciso que sua gestão seja feita com uma visão estratégica, fazendo uso das variadas ferramentas disponíveis, como indicadores de performance:  

MTBF (“mean time between failures”, ou, em português, tempo médio entre falhas) e MTTR (“mean time to repair”, tempo médio para reparo), são indicadores que permitem uma quantificação e acompanhamento dos processos, proporcionando as intervenções necessárias, ou seja, são ferramentas importantes para tomada de decisão.

  1. Apresentação do artigo

O foco é conhecer os dois principais indicadores de manutenção utilizados na indústria responsáveis em quantificar o número de paradas dos equipamentos bem como a duração das mesmas, seu funcionamento e aplicação industrial.

  1. REVISÃO DE LITERATURA

Conforme Takahashi e Osada, MTBF é uma análise do tempo, enfoca as avarias da paralisação física e os tipos de degradação funcional. Os resultados dessas análises são então, usados para definir os problemas e definir suas tendências. São usados também, para rever medidas remediais e, após serem filtrados, através de um conjunto de padrões de rotina, para analisar os padrões de ação a serem tomadas.

Segundo Takahashi e Osada, através da análise de frequência de ocorrências, é possível colocar em pratica as modificações de engenharia para responder as falhas inesperadas e prolongar a vida útil de peças e componentes, enfatizando as que exigem manutenção frequente.

Para Kardec e Nascif; o maior ou menor grau de facilidade em executar a manutenção de um equipamento é medido pelo tempo médio para reparo (MTTR). É um indicador de mantenabilidade do equipamento na medida em que extinção a dificuldade em se detectar, reparar e corrigir, respectivamente, falhas potenciais e funcionamento no sistema.

  1. APLICAÇÃO DOS INDICADORES

As indústrias que desejam se manter competitivas no mercado industrial devem buscar investimentos em processos produtivos que garanta o fluxo de produção e atendam os prazos de entregas de seus produtos, desta forma deve se garantir o bom funcionamento dos equipamentos, de forma torná-los eficientes e confiáveis, dentre as diversas ferramentas de gerenciamento de manutenção os indicadores por sua vez possuem um papel primordial nas tomadas de decisões e planejamento para uma manutenção eficaz.

Porem como as demais ferramentas os indicadores não são isentos de dificuldades para sua implementação, ou seja, é necessário conhecimento e principalmente, seu banco de dados deve ser confiável e interligado com os demais setores da fábrica.

Sabendo que um equipamento parado compromete toda a produção, a manutenção corretiva é a primeira atitude a ser tomada para que a produção volte à normalidade, contudo este método de manutenção é o mais caro, pois é necessário alto custo de estoque de peças sobressalentes, custo com a paralisação do equipamento e a baixa disponibilidade de produção, além de reduzir a vida útil dos equipamentos. Desta forma as empresas que não atuam em seu processo de forma programada e com um correto gerenciamento estão sujeitas ao caos, pois nunca haverá pessoal de manutenção suficiente para atender as paradas de máquina. Portanto o uso correto de indicadores que possam quantificar o período e a duração dessas intervenções se faz necessário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (174.6 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com