TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diversidade Cultural

Trabalho Universitário: Diversidade Cultural. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2013  •  1.108 Palavras (5 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 5

TEMA: Diversidade Cultural

Introdução

A ideia da diversidade cultural esta ligada aos conceitos de pluralidade, multiplicidade, diferentes ângulos de visão ou de abordagem heterogeneidade e variedade e muitas vezes, também pode ser encontrada na comunhão de contrários na intersecção de diferenças ou ainda na tolerância mútua.

Público-alvo

O projeto será desenvolvido para alunos do 1° ano de graduação em História.

Objetivos

 Reconhecer a diversidade cultural existente bem como os seus costumes;

 Promover reflexões nos educandos sobre a extensa diversidade cultural e racial existente no país;

 Destacar a importância e a necessidade de respeitar todas as culturas quaisquer que sejam elas;

 Respeitar a diversidade cultural, étnica.

Regras do Seminário

 Na sala os educandos irão formar um circulo assim o professor tenha plena visão de todos os educandos numa forma de 360º.

 Os slides serão apresentados num tempo mais o menos em 25 minutos explicando de forma clara seu contexto.

 Fazer uma explanação sobre o assunto que está sendo discutido com os educandos, incitando-os a pensarem sobre o tema, pedindo para que estes falem qual é a opinião que eles possuem.

 Depois de tudo explicado o Professor vai pedir para os educando se interagir e fazer um bate papo sobre o tema de aproximadamente uns 15 minutos.

 Será entregue aos educandos a copia da apresentação para que os mesmo sigam como achar melhor.

Recursos Didáticos

Datashow para transmissão de slides de diferentes formas de diversidades cultural.

Tempo estimado do seminário.

 1 aula no tempo de 55 minutos.

Texto Guia

A importância do ensino na diversidade cultural ela é uma manifestação que pode ser observada quando nos estudamos isto através de diversas culturas das manifestações das diversas culturas isso tem que ser elevado de maneira ordenada nosso entender o currículo escolar,

Então a diversidade cultural por si como uma ordenação dos objetos artísticos e das produções culturais, ela trabalha nos direitos dos povos de manifestação e documentação da sua própria arte e da sua cultura.

No contexto da formação de blocos econômicos, por exemplo, a Comunidade Européia, privilegia-se a expansão de fronteiras e para isso desenvolveu-se uma moeda única, mercado comum, a livre circulação de pessoas, intercâmbio entre os países, etc. Porém, uma vez considerado esse aspecto integrador, as diferenças culturais vão sendo adaptadas e o que era uma pluralidade torna-se uma ‘homogeneização’ de toda sociedade.

Uma das disciplinas que nos ajuda a pensar na problemática da diversidade cultural é a Antropologia, que surgiu no final do século XIX buscando um entendimento de grupos distantes, primitivos e suas formações sociais distintas das sociedades industrializadas, ou seja, sociedades que estavam às margens da história dos mundos ‘civilizados’ (europeu, chinês, islâmico). Identificando assim que as fronteiras simbólicas e geográficas, devem ser respeitadas para que a integridade cultural possa ser mantida.

Sabemos que foi a partir do século XVI, época dos descobrimentos e das grandes navegações que se deu um ritmo diferente na interação entre os povos, o capitalismo que na forma de colonialismo chegou até América e Ásia dando início a um fenômeno que hoje chamamos de globalização.

Esse processo se consolida no século XIX e durante o XX se alastra por todos os países. Muito da memória nacional é uma invenção simbólica, a fim de unificar e homogeneizar uma nova formação social, envolvendo interesses contraditórios, disputas e dominações.

A diversidade cultural presente no nosso dia a dia convida-nos a conviver com diferenças de todas as ordens exigindo de todos e cada um a tolerância a o respeito ao diferente, mas não é fácil reconhecer e aceitar a diversidade humana, homens e mulheres são diferentes pensam e agem de formas diferentes, jovens e adultos são diferentes e pensam de forma diferente e agem de forma diferente a verdade que todas as pessoas são diferentes e isso as vezes e motivos de violentos conflitos e guerras.

Os próprios conceitos de éticas e mesmo moral, divergem de uma cultura, Uma mais rígidas outras mais relativista, nete sentido temos que aprender a conviver a respeitar e ate

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com