TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diversidade Cultural

Artigos Científicos: Diversidade Cultural. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/3/2014  •  2.299 Palavras (10 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 10

Para darmos inicio a abordagem sobre diversidade cultural falarei como defino o que é CULTURA:

É o conjunto de costumes e tradições adquiridas pelo homem ao longo do tempo, em contato com o meio em que vive e que são transmitidas de geração em geração.

Assim todos nós somos o fruto de duas heranças: biológicas e social.

E como se define Diversidade Cultural?

Englobam as diferenças culturais que existem entre as pessoas, como a linguagem, vestimentas e tradições, bem como a forma das sociedades se organizarem , a sua concepção da moral e da religião, a forma como eles interagem com o ambiente etc...

O Brasil é um país cuja principal marca cultural é a mistura.

O Brasil, por apresentar uma grande dimensão territorial, possui uma vasta diversidade cultural. Os colonizadores europeus, a população indígena e os escravos africanos foram os primeiros responsáveis pela disseminação cultural no Brasil contribuindo para a sua diversidade cultural. Aspectos como a culinária, danças, religião, são elementos que integram a cultura de um povo. Aqui viviam povos indígenas, em tribos, com uma cultura guerreira, muito ligada à natureza; em 1500 chegaram os colonizadores portugueses, que trouxeram para cá a cultura européia, com uma forte influência moura. O uso do negro africano como escravo na colônia, trouxe ainda novas crenças, falas e costumes, que os poucos foram se misturando e integrando a cultura local.

Posteriormente, com o fim da escravidão, diversos outros povos ainda vieram para o país, como italianos, japoneses e alemães, cada um acrescentando ao Brasil um novo detalhe cultural.

Com toda essa miscigenação de povos e culturas, não é de se estranhar que o Brasil tenha na sua língua, costumes, religião e manifestações culturais traços únicos, que podem se assemelhar a outras culturas do mundo, mas que sempre tem seus detalhes particulares.

Contudo estudaremos o que diferencia cada cultura.

DESENVOLVIMENTO (Diversidade Cultural no Brasil)

Cada cultura é diferenciada por um determinante chamado fatores de identidade cultural. Resultam da relação permanente com o meio natural e com os outros homens, a raça, língua, religião, costumes... Que combinados resultam na cultura própria de um povo.

Mas o que são os fatores de identidade cultural? São características dos homens e das mulheres que permitem, por semelhança, integrá-los no mesmo grupo e simultaneamente distinguir cada grupo de todos os grupos. Essas características são muitas diversas:

1. FÍSICAS:

A espécie humana distingue-se pela cor da pele, pelas feições e pela estatura.

Assim temos:

• A espécie branca ou caucasiana;

• A espécie amarela ou mongolóide;

• A espécie negra ou negróide.

• Raça: Grupo de pessoas que se distinguem pela pigmentação da pele, configuração da face ou pela estatura,...

Principais raças:

• Negróides;

• Mongolóides;

• Caucasianos.

2. CULTURAIS:

Hábitos e valores partilhados por um conjunto de pessoas. Há mulheres que exibem o corpo, outras que nem os olhos mostram ao público.

3. LINGUÍSTICAS:

Apesar de aqui se falar o Português, Brasil e Portugal possuem algumas diferenças entre suas línguas. O português brasileiro traz a essência de Portugal, mas incorporou termos da fala das tribos indígenas e dos povos africanos.

No início do período colonial, o número de índios era muito maior que o de portugueses, por isso, a língua Tupinambá, indígena, era a mais usada e dela derivou a língua geral, que era aqui usado até o início do século XVII. Quando os portugueses começaram efetivamente a ocupar o território brasileiro, o português passou a ser língua mais usada, mas já incorporando algumas palavras indígenas. Com o início do tráfico negreiro, detalhes das línguas africanas começaram a se misturar ao português.

Hoje em dia, o português brasileiro é muito diferente do de Portugal e possui diversas alterações regionais, como o caipira (das regiões interioranas), o carioca (do Rio de Janeiro), o mineiro (de Minas Gerais), o gaúcho (do Rio Grande do Sul) e outros.

As pessoas comunicam usando línguas como origens muito diferentes, germânica, latina, árabe, etc. As sete línguas mais faladas são: mandarim, espanhol, inglês, árabe, bengali, híndi e português.

4. RELIGIOSAS:

O Brasil é marcado por uma grande diversidade de religiões, assim como pela liberdade de escolha e pela tolerância. A maior parte da população, 60%, é católica, uma das maiores heranças de Portugal. Mas muitas outras religiões se manifestam por aqui. Mais recentemente, começou a se manifestar no país o espiritismo, e hoje o Brasil concentra o maior número de espíritas do Mundo. O protestantismo também possui muito espaço aqui, sendo a segunda religião em adeptos; caracteriza-se pela livre interpretação da bíblia e pela grande variedade de denominações e grupos.

Também estão muito presentes as religiões afro-brasileiras, formadas por religiões trazidas da África pelos escravos e também pelo sincretismo de religiões. O candomblé é um exemplo, com cultos, cantos e danças sobreviventes da África Ocidental. Há também a Umbanda, um misto de candomblé, com catolicismo e espiritismo.

A religião origina diferentes manifestações culturais condicionando a economia, as festividades, os hábitos alimentares, etc.

5. GEOGRÁFICAS:

Há homens e mulheres que vivem em regiões muito frias junto aos pólos, como o povo esquimó; outros no Equador, onde o calor é constante, como o povo Ma sai.

6. ECONÔMICAS:

Junto a toda a diversidade econômica mundial existem pessoas passam fome e há também aquelas a que nada falta. Há também povos que se especializam em determinadas atividades econômicas como exemplo a rizicultura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com