TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Documentário Sobre Índios

Por:   •  4/7/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  897 Palavras (4 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 4

O autor do livro “O índio brasileiro”, aborda que os indígenas habitavam o continente americano muito antes da invasão dos europeus e já carregavam seus costumes. O povo indígena carrega consigo alguns valores, tais como, dar continuidade a cultura e valores deixado por seus ancestrais e valorizar seu território, linguagem, crenças.

Luciano aborda que tradicionalmente o índio tem sido alvo de preconceito e ignorância por parte do não-indígena. Fato esse que ocorre desde a chegada dos colonizadores, onde os indígenas foram alvos de críticas, por causa de suas peculiaridades, modo de agir, forma de se alimentar e suas crenças. Em razão disso, os europeus chegaram a pensar que os índios não tinham alma ou que não faziam parte da “espécie humana”.

No documentário, é possível observar quando o Pajé da tribo discorre que o “homem branco” discriminava o índio Tupi, porque acha que eles não possuíam cultura. Tendo isso em vista, é notório que, até o começo do século XXI, o preconceito aos povos indígenas ainda predominava, pois muitos os consideravam como povos pertencentes a uma cultura inferior. Em razão disso, os índios carregavam consigo uma sensação de desvantagem e acabavam tendo que enfrentar um desafio de lutar por sua identidade e por seus direitos.

No vídeo, os índios, abordam que eles julgam ser importante aprender sobre a cultura brasileira, pois a educação indígena serve para o fortalecimento e o reavivamento cultural, já a educação não indígena os ajudam a conhecer e lutar por seus direitos. Por isso, não dá para se excluir da sociedade, se isolar, o índio precisa aprender a conviver com outras culturas.  

Nesse sentido, no livro é exposto que os indígenas estão ganhando espaço e sendo reconhecidos como figuras da sociedade brasileira e referência de identidade nacional.

        Os índios afirmam que, para eles, as coisas mais sagradas são a preservação cultural e a preservação da natureza. Sendo assim, esse é o melhor caminho para valorizar a sua história, valorizando-se e visando seu pleno conhecimento. Reconhece-se como índio e amar a sua cultura é o maior legado que os índios deixam para seus descendentes. Guardar os ensinamentos na memória e transmiti-los aos seus filhos.

O autor aborda que os índios tiveram muitas conquistaram, dentre as quais vale ressaltar a “Proposta de Educação Escolar Indígena Específica e Diferenciada – bilíngüe, pluricultural, autônoma e auto gestada pelos índios.”

        No documentário, os índios abordam que antigamente, estudava na aldeia com um professor indígena, mas não tinham recursos estaduais que apoiassem o índio a se profissionalizar, principalmente como professor. Atualmente, existem professores formados que defendem que a “alfabetização dos brancos” é importante, mas adequam a sua cultura e as suas necessidades, ou seja, as aulas trazem aprendizagens que são voltadas a assuntos relacionados a cultura indígena.

Tendo isso em vista, uma professora indígena relata que criou, com o auxílio dos alunos, um livro em Tupi Guarani, onde é possível aprender as vogais, consoantes e a cultura indígena. Além disso, outra professora evidencia que ensina aos seus alunos que eles devem se valorizar e fortalecer a cultura e Suas raízes. Visto que, a mesma enxerga a possibilidade dessa cultura morrer.

 Um índio relata que antigamente era diferente. Hoje em dia, eles já utilizam coisas da cidade, como comida, vestimenta. Relata que a única coisa que tem como original é seu idioma, todavia existem alguns índios não falam mais seu idioma.

Um integrante da tribo Tupi Guarani expõe que atualmente, os índios, podem, de certa forma, fazerem o que querem, e, quando visitam a cidade se deparam com alguns costumes dos brancos e acabam querendo adotar. Apesar disso, os índios buscam ter um momento voltado ao fortalecimento das raízes culturais. Portanto, fica claro que, o índio compreende que ele pode ter contato com pessoas e costumes não indígenas, porém, eles nunca perdem suas raízes e estão sempre fortalecendo uns aos outros através de sua cultura, por isso os momentos de reunião ajudam a fortalecer esse enriquecimento cultural.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (63 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com