TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

E a Importância da Universidade Pontifícia Católica na Formação de Pensadores

Por:   •  27/4/2015  •  Resenha  •  4.771 Palavras (20 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 20

AV3-4 SEMESTRE

TURMA: 4 A, NOTURNO, MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA

TUCA como palco de resistência: E a importância da Universidade Pontifícia Católica na formação de pensadores

Alex Sandro                                                                                            RA: 913113696

Felipe Camilo                                                                                          RA: 913109451

Ricardo Barbosa                                                                                      RA: 913117570

Thiago Sabino                                                                                           Ra: 913102622

     

                         

Dezembro\2014

[pic 1]

 

Licenciatura em história

TRABALHO AV3-4 SEMETRES

Professor: Saveiro Enidelce e Gislene.

DISCIPLINAS: PRÁTICA DE ENSINO, METODOLOGIA DE PESQUISA, HISTÓRIA DO BRASIL IV.

Sumário

TUCA como palco de Resistência Durante a Ditadura Militar ...............................................................................................................4

1 Resumo..............................................................................................4

2 Justificativa do local e contextualização do local..........................5

3 Reforma Universitária pelo MEC...................................................7

4 O TUCA ...........................................................................................9

5 A Participação do Movimento estudantil na PUC-SP......10

6 Anistia brasileira.................................................................13

7 Considerações Finais.........................................................15

8 Referencias Bibliográficas ................................................16

9 Anexos.................................................................................19

TUCA como palco de Resistência Durante a Ditadura Militar

1 Resumo

A ditadura militar no Brasil teve início em 1964, uma das principais medidas exercidas pelos militares foi à repressão aos movimentos populares. As greves trabalhistas foram suprimidas, os lideres sindicais foram perseguidos e presos, num Brasil que estava vivendo um grande processo de urbanização, uma grande massa proletária estava em constante crescimento. A indústria cultural estava muito presente nas regiões centrais, o cinema novo teve um papel fundamental, houve uma aproximação do que era cultura erudita e a cultura de massa. Então o cinema brasileiro vem a expor as variedades culturais existente no Brasil. Então houve essa necessidade da criação do Teatro TUCA, composto de vários integrantes dos cursos da Universidade Pontifícia Católica de São Paulo, visando um espaço para formaturas e apreciação da arte para todos e a realização de protesto, caso este observado na peça (Morte e vida Severina) e a peça O&A, e o espaço em frente ao Teatro que servia de manifestações.

Palavras-Chave: TUCA; PUC; Resistência

2 Justificativa e contextualização Historiográficas:

Para nós do curso de Licenciatura em História da Universidade Nove de Julho, achamos muito pertinente desenvolver um artigo que expõe a resistência dos estudantes na Ditadura Civil e militar do Brasil. Principalmente os mesmos ligados a UNE (União Nacional dos Estudantes), a principio queríamos dissertar sobre uma resistência a ditadura militar no ensino básico, quando fomos orientados pela professora Enidelce Bertin do departamento de educação da Uninove, sobre um desconhecimento da sua parte sobre resistência de professores, diretores e funcionários do ensino básico. Remete-nos a recorrer ao ensino superior, especificamente a Universidade Pontifícia Católica de São Paulo.

No fim dos anos 1950 a 1960 houve um movimento político e cultural influenciados por cinemas internacionais de ideias contrárias ao cinema hollywoodiano. Contrariando essas ideologias de progresso a qualquer preço, existindo uma valorização da cultura nacional como nos anos anteriores e também promovendo debates políticos e reflexivos. Produzindo filmes que criticavam as ideias contrárias as políticas com base nas reformas de bases, logo quando é identificada a censura nas produções culturais. (MALAFAIAl, p.229-230; 2010)

Com o golpe militar de 1964 e a sua ascensão voltada à segurança nacional, foram deixados para trás as bases de desenvolvimentos voltadas nas políticas sociais populares e econômicas. A partir desse primeiro ano o intelectualismo cultural da classe média foi silenciado, mas já no ano seguinte as manifestações voltaram a se propagar.

“Os protestos já se faziam ouvir e, já no ano de 1965, verificou-se um crescimento da oposição, manifestado principalmente nas eleições para governadores de alguns estados ocorridos naquele ano, quando se elegeram políticos opositores ao regime militar na Guanabara e em Minas Gerais”. (MALAFAIA, p.230; 2010)

Essas organizações estudantis principalmente de 1966, quando houve a passeata dos estudantes, com as palavras “ordem específica”, estes acordo foi se transformando em palavras de ordem contra a ditadura. Em 1967 Maria Antonia integrante do Partido Comunista e de ideias contraria a ditadura, futuramente integrante do movimento ALN (Ação Libertadora Nacional) já militava contra a ditadura. (KUCINSKI, pag.2003)

Os movimentos estudantis de 1968 ganharam grande força no quesito das reivindicações. Pediam uma reforma educacional, visando melhoria no ensino universitário, mais investimento voltado na pesquisa, ensino universitário publico para todos, participação dos alunos nas decisões da academia. Nessa época os processos seletivos de acesso às universidades apresentavam muitas falhas, pois o número de aprovados era maior do que o número de vagas oferecido. (ANTUNES E RIDENT; p. 79 Júlio/dez. 2007).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.8 Kb)   pdf (864.8 Kb)   docx (878.1 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com