TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO NA ANTIGUIDADE OCIDENTAL GRÉCIA E ROMA

Por:   •  26/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  736 Palavras (3 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 3

        EDUCAÇÃO NA ANTIGUIDADE OCIDENTAL – GRÉCIA E ROMA        

  1. O que era a Educação para eles?

Os filósofos gregos do período clássico deram, de forma quase unânime, importância singular à educação. A educação é o que há de principal para os seres humanos, e quando semeiada em um corpo jovem, esta floresce para sempre, com chuva ou sem chuva.

Sendo assim, para ambas as civilizações, a educação é vista como uma ferramenta que desde cedo irá moldar o comportamento de um adulto, futuro detentor da pólis, ou seja, a educação, poderá determinar a gênese, o ponto de partida, a causa da justiça e da injustiça na pólis. Como tal, deve-se valorizá-la em função de seus efeitos na vida adulta.

  1. Quem tinha acesso a Educação?

Na Grécia, haviam duas principais cidades-estado: Atenas e Esparta. Apesar destas cidades-estado, organizarem a educação de uma forma diferente, em alguns aspectos a formação do homem tinha pontos em comum: Apenas os membros da aristocracia tinham direito à educação, esses jovens, eram primeiramente confiados a preceptores e posteriormente enviados à escola, que não era o único local em que ocorria o processo de ensino-aprendizagam, as atividades coletivas como o teatro, os jogos olímpicos, banquetes e reuniões na ágora eram vistas como momentos de aprendizagem.

Na Roma antiga a educação era elitista. Nas escolas Cosmolitas, a educação era aristocrática voltada para as atividades intelectuais que afastavam todo o tipo de trabalho manual, que era realizado pelos escravos.

  1. Educar para que? 

As cidades-estado gregas, tinham objetivos diferentes quanto ao objeitvo da educação:

Em Esparta para transformar moços e moças em vigorosos soldados, impunham a eles uma disciplina severa e muita ginástica. A educação espartana tinha como principal ideal pedagógico formar cidadãos temerosos aos deuses, patriotas, bravos e fortes, assegurando a superioridade militar.

Em Atenas a educação grega ganhou às primeiras preocupações com a formação intelectual do homem, com a Paidéia propriamente dita. Ao contrário do que ocorria em Esparta, na cidade grega de Atenas, ao lado da educação física a educação intelectual assumia grande importância. Discutia-se a filosofia e a ciência, transformando Atenas em um centro irradiador de cultura.

Em Roma a educação, objetivava formar o sujeito racional, capaz de pensar de modo correto e expressar-se de maneira convincente, dando maior ênfase no estudo da retórica, a filosofia não mereceu atenção de modo tão sistemático.

  1. Educar o que ?

Nas escolas atenienses o ensino voltava-se mais para a leitura das obras de Homero, de Hesíodo e de Sólon, além das narrativas heróicas. Aritmética, poesia e ginástica faziam parte também do currículo destas escolas, que preocupavam-se em educar o intelecto. Já em Esparta, as crianças aprendiam só o que era considerado indispensável para a preparação de bons soldados. Procurava-se formar “uma cidade inteira de heróis”, tornando as crianças obedientes e disciplinadas. A preparação física ocupava o primeiro lugar na formação da juventude, as meninas recebiam apenas educação voltada para o atletismo bem como para o desempenho das atividades domésticas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (70.9 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com