TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A segunda parada é a antiguidade clássica: Grécia e Roma

Seminário: A segunda parada é a antiguidade clássica: Grécia e Roma. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  Seminário  •  367 Palavras (2 Páginas)  •  521 Visualizações

Página 1 de 2

H

QUESTÃO: 1 - TEMPO UTILIZADO: 00:16:27

No capítulo “Segunda parada – Antiguidade Clássica: Grécia e Roma” do livro Processos Históricos da Educação, você estudou sobre a educação ateniense.

Sobre essa educação, podemos afirmar que:

Resposta Correta

O educando era sempre acompanhado por um escravo conhecido como pedagogo. A palavra paidagogos significa literalmente “aquele que conduz a criança”.

A educação física destacava-se de qualquer outra formação, para que melhor se pudesse participar dos destinos da cidade.

A educação musical era pouco valorizada, uma vez que a ênfase recaía no ensino da leitura e escrita.

A criança do sexo masculino era acompanhada pela autoridade materna para iniciar a alfabetização e a educação física e musical.

A criança do sexo feminino permanecia no gineceu, local da casa onde as mulheres se dedicavam as leituras e discussões sobre o mundo.

QUESTÃO: 2 - TEMPO UTILIZADO: 00:09:25

Segundo o historiador grego Tucíclides (século V a.C.), Atenas foi a “escola de toda a Grécia”. De fato, a concepção ateniense de Estado fez surgir a figura do cidadão da pólis. Ao lado dos cuidados com a educação física, destacava-se a formação intelectual, para que melhor se pudesse participar dos destinos da cidade.

De acordo com esta informação, assinale nas alternativas abaixo F para as que forem falsas e V para as que forem verdadeiras.

Resposta Correta

Dos 16 aos 18 anos, a educação assumiu uma dimensão cívica de preparação militar, instituição que se desenvolveu por volta de século IV a.C.

Resposta Correta

A criança do sexo feminino permanecia no gineceu, local da casa onde as mulheres se dedicavam aos afazeres domésticos, menos importantes, em um mundo essencialmente masculino.

Resposta Correta

O ensino elementar de leitura e escrita, era, neste período, muito valorizado e o mestre de letras era uma pessoa da elite, muito bem remunerado e tinha o mesmo prestígio do instrutor físico.

Resposta Correta

Segundo o legislador Sólon, “as crianças devem, antes de tudo, aprender a nadar e a ler; em seguida, os pobres devem exercitar-se na agricultura ou em uma indústria qualquer, ao passo que os ricos devem se preocupar com a música e a equitação, e entregar-se à filosofia, à caça e à frequência aos ginásios.

Resposta Correta

A educação se iniciava aos 7 anos de idade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com