TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EM BUSCA DE SENTIDO

Por:   •  25/6/2017  •  Resenha  •  908 Palavras (4 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 4

ESCOLA DE ENSINO SUPERIOR DE CRICIÚMA

Curso de Graduação de Psicologia

RESENHA DO LIVRO

“EM BUSCA DE SENTIDO”

CRICIÚMA

2017

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO ..............................................................................................................3

   1.1 OBJETIVO DO TRABALHO ...................................................................................3

   1.2 RESUMO DO ASSUNTO TRATADO NA RESENHA ..................................................3  

   1.3 METODOLOGIA UTILIZADA ........................................................................................3

2.RESENHA ...........................................................................................................................4

3.CONCLUSÂO ................................................................................................................5

   3.1 BREVE RESUMO DO TRABALHO ..............................................................................5

   3.2 RELAÇÂO COM A SAÚDE MENTAL ...........................................................................5

   3.3 CONCLUSÃO ESPECIFICA .......................................................................................5

   3.4 PARECER SOBRE OS OBJTIVOS ............................................................................5

   3.5 CONTRIBUIÇÂOS DO TRABALHO ...............................................................................5

4. REFERÊNCIA ...................................................................................................................6

     


Introdução

    Este trabalho trata-se de uma resenha sobre o livro “Em busca de sentidos”, do autor Viktor Frankl, publicado em 1946.

     Nosso objetivo é informar o leitor sobre as principais passagens da primeira parte do livro, parte esta que foi especificada em sala de aula.

     O livro “Em busca de sentido” descreve a experiência pela qual o autor passou como prisioneiro por longo tempo em campos de concentração em Auschwitz durante o holocausto nazista, na Segunda Guerra Mundial. Após ter perdido tudo e sofrer fome, frio, maus tratos, não sabendo se no dia seguinte estaria vivo ou morto, conseguiu ainda assim extrair algo da vida, que o fez prosseguir.

     A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica do livro especificado a cima, de onde foi tirado as informações e citações apresentados na resenha, enriquecido com conhecimentos adquirido ao longo do curso de psicologia, ao qual estamos.


Resenha

    Viktor Frankl traz em seu livro a sua deportação junto com centenas de prisioneiros, conta sua chegada ao campo de concentração, a perda de todos os seus familiares e o impacto psicológico pelo qual passou, com o sentimento de morte sempre presente, neste caso, o desejo de suicídio também era muito presente, mas Frankl vai falar do porque não cometer o ato desesperador contra si mesmo, mesmo sabendo que iria assistir a muitos suicídios de seus colegas.

     Frankl descreve de como era viver dentro de um campo de concentração, o trabalho forçado em dias muito frios, maus tratos, pouca comida, as varias doenças que estavam expostos a pegarem, o desejo de sobreviver mesmo vivendo em uma situação daquela, viver sufocados, uma vida constantemente ameaçada.

 “E mesmo que tenham sido poucos, não deixou de constituir prova de que no campo de concentração se pode privar a pessoa de tudo, menos da liberdade última de assumir uma atitude alternativa frente às condições dadas.” (p. 88).

    Vai dizer que o homem está em constante desejo de liberdade. E que mesmo naquelas condições, dentro do campo ele ainda pode decidir no que ele se tornará, em sentido espiritual, num prisioneiro ou numa pessoa, num ser humano que conserva a sua dignidade. Para Frankl, nessa experiência que mesmo sobre o sofrimento há uma conquista interior. Para ele esta conquista é a liberdade espiritual que não pode lhe ser tirada, e é ela que vai permitir ao homem “configurar sua vida de modo que tenha sentido”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (108.3 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com