TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Em Busca de Sentido

Por:   •  26/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  463 Palavras (2 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADE DA AMAZONIA OCIDENTAL

CURSO DE PSICOLOGIA

EVELLEN BRUNA LIMA DA SILVA

RESENHA ACADEMICA

Rio Branco

2014

FRANKL, Viktor Emil. Em busca de sentido. Um psicólogo no campo de concentração.

     “Este livro não trata de fatos e acontecimentos externos, mas de experiência pessoais que milhares de prisioneiros viveram de muitas formas.     É a história de um campo de concentração visto de dentro, contada por um de seus sobreviventes.”  Viktor Frankl medico neurologista e psiquiatra foi um prisioneiro dos campos de concentração nazista. Durante essa passagem, ele pode vivenciar e relatar, milhares de experiências que a todo instante ameaçavam a vida.  Fome, frio, medo,intensas brutalidades , saudade, apatia, insensibilidade , desleixo interior, falta de esperança foram algumas das circunstancias em que viveu, ele e os demais prisioneiros.

    Essas condiçoes permitiram  a Viktor Frankl elaborar sua teoria psicoterapeutica,  a que ele chamou de logoterapia. O Autor explica por que chamou sua teoria de “logoterapia”: “o termos ‘logos’ é uma palavra grega e significa ‘sentido’!” Além de explicar que a logoterapia se concentra “no sentido da existência humana, bem como na busca da pessoa por esse sentido”.

   O autor levanta algumas tematicas como a vontade de sentido, frustação existencial, noodinamica, sentido da vida, essencia da existencia, vazio existencial. Procura explicar no decorrer de sua teoria que mesmo em meio as piores situações ainda há um motivo para viver, o sentido da vida pode ser encontrado no sofrimento desde que ele tenha um significado.

   Cada pessoa é insubstituivel e responsável por suas atitudes em meio as circuntancias, o sentido da vida não é universal, cada um tem a liberdade de encontrar e descobrir por si mesmo. Viktor Frankl considera o "sentido da vida como uma motivação primária" na qual é a força motivadora que impulsiona  a sobrevivência.

  No entanto, "o sentido da vida sempre se modifica , mas jamais deixa de existir." Sempre há uma motivação, algo a que nos apegamos, seja um trabalho, alguém, um amor profundo.

     Na ultima parte do livro,  tendo em vista que ele está dividido em tres grandes partes, Viktor Frankl levanta a questão da " triade trágica" dor , culpa e morte e "Como é possível dizer sim à vida apesar de tudo isso? ". O autor ressalta que essa possibilidade relaciona-se com a capacidade humana de tirar o melhor das situaçoes adversas,  ou seja ficar otimista apesar dos apectos negativos da sua existencia,  transformando pontos negativos em positivos e permitindo-se : " Transformar o sofrimento numa conquista e numa realização humana; retirar da culpa a oportunidade de mudar a si mesmo para melhor; fazer da transitoriedade da vida um incentivo para realizar ações responsáveis".

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (93.6 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com