TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dislexia:um estudo reflexivo nos dias atuais

Trabalho acadêmico: Dislexia:um estudo reflexivo nos dias atuais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/12/2014  •  Trabalho acadêmico  •  2.733 Palavras (11 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 11

“DISLEXIA:UM ESTUDO REFLEXIVO NOS DIAS ATUAIS”

INTRODUÇÃO

I CONCEITUANDO DISLEXIA

1.1 ANTECEDENTES DA DISLEXIA

1.2 ALGUNS DOS SINTOMAS MAIS FREQUENTES DA DISLEXIA

II DIAGNÓSTICO DE CRIANÇAS DISLEXAS

2.1 DEFININDO O DIAGNÓSTICO

2.2 A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO

2.3 AVALIAÇÃO DO DIAGNÓSTICO.

2.4 VERDADES E MENTIRAS A RESPEITO DA DISLEXIA

2.5 O EXAME DO DISLEXO

III INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA EM CRIANÇAS DISLEXAS

3.1 NA ESCOLA

3.2 NA FAMÍLIA

3.3 COM O ALUNO

3.4 UMA PALAVRA FINAL SOBRE DISLEXIA

CONCLUSÃO

REFERÊNCIAS:

INTRODUÇÃO

A dislexia é uma dificuldade ou distúrbio de aprendizagem e linguagem, não sendo necessariamente todos os problemas de aprendizagem detectados como dislexia, pois existem vários outros fatores que interferem.

Apresenta como questões de estudo verificar e ajudar a descobrir maneiras, ou método pela qual o disléxico possa se desenvolver, ajudando aos educadores e familiares a compreender em que a dislexia é um problema, buscando compreender e encontrar formas eficazes de se trabalhar.

Assim esse trabalho apresenta como objetivo compreender à dislexia, para que ela seja corretamente diagnosticada por profissionais especializados e comprometidos, e verificar a importância do professor, quanto a sua atuação, sendo imprescindível o conhecimento do assunto Dislexia

Com ajuda de especialistas e profissionais é possível desenvolver as capacidades, levando o disléxico a se desenvolver melhor sem discriminações e preconceitos.

Assim, aguçou-nos o interesse de se trabalhar com o assunto dislexia, pois, como se pode observar muitas crianças são reprovadas nas séries iniciais do ensino fundamental, sem ter o acompanhamento de profissionais qualificados, e muitas das vezes sem saber qual é a causa de tanta repetência. Não podendo deixar de falar na grande falta de conhecimentos e divulgação que o assunto dislexia trás.

O professor deve identificar a dislexia e ter clareza para melhor trabalhar, assim conseguindo resultados desejáveis e abrindo portas para se enfrentá-la com maior segurança e confiança.

Desta forma realizaremos uma pesquisa bibliográfica com a finalidade de encontrar respostas para esse problema. Para tanto foram mapeados os autores Condemarim (1989), Inahez e Nico (2003), Wallon (1927), Frank (2003),Gorman (2003) entre outros deram o suporete teórico necessário a pesquisa.

Assim a pesquisa foi desenvolvida em capítulos para uma melhor compreensão do tema abordado. No 1º capítulo, Conceituando Dislexia, procurou-se entender, dar e conhecer os conceitos básicos dessa dificuldade e verificar sintomas mais freqüentes da mesma .

No 2º capítulo, Diagnóstico de Crianças Disléxicas, apresenta a base para identificação do diagnóstico e a avaliação necessária para verificar o nível de dificuldade que o indivíduo se envolve.

No 3º capítulo, Intervenção Psicopedagógica em Crianças Disléxicas, destaca as atividades que podem ser desenvolvidas junto a escola, família e com a criança com dislexia, identificando a importância de tais intervenções para amenizar essa dificuldade, e ainda qual o método mais adequado para as séries inicias do ensino fundamental.

I CONCEITUANDO DISLEXIA

Levando em consideração os estudos da ABD, International Dislexia Association (1994) ou seja, a Associação Internacional de dislexia, pressupõe que, a dislexia é um dos muitos distúrbios de aprendizagem. Um distúrbio específico de linguagem, de origem constitucional, caracterizado pela dificuldade em decodificar palavra simples. No qual o dicionário michales-uol (acesso em 27 de agosto, 2007), define o distúrbio como: perturbação, agitação, desordem, motim, traquinice, transtorno, confusão, rebuliço, alteração.

Segundo Ross Alanoto (1979), distúrbio é uma discrepância demonstrável entre o potencial teórico estimado e o desempenho teórico real, distúrbios que variam de brandos a severos e que são associados a desvios de função do sistema nervoso central, onde se manifestam por diversas combinações de deficiências na percepção, conceitualização, linguagem e controle de atenção, de impulso ou função motora.

Demonstra uma insuficiência no processo fonológico, e essa dificuldade na decodificação de palavras simples não são esperadas em relação à idade. A criança falha no processo de aquisição da linguagem com freqüência, incluindo os problemas de leitura, aquisição e capacidade de escrever e soletrar mesmo apresentando inteligência adequada, instrução adequada, oportunidade sociocultural e ausência de distúrbios cognitivos e sensoriais fundamentais.

Também apresenta uma história de atraso na aquisição e uso da linguagem falada. Por apresentar muitas formas e variados sintomas que se combinam de modos diferentes em cada indivíduo, pois quando se fala em dislexia, observa-se que é de uma dificuldade mais facilmente descrita do que denominada.

A etimologia da palavra segundo Ianhez e Nico (2002) se apresenta como: dis = distúrbio, dificuldade, lexia = leitura ( do latim) e/ou linguagem (do grego) e dislexia = distúrbio de linguagem.

Esse termo foi adotado para denominar um distúrbio específico na aquisição da leitura e escrita. Isso não implica dizer que qualquer sinal de dificuldade nesta área, possa identificar um indivíduo com dislexia, são vários os sintomas que podem intervir no processo da aquisição da linguagem, assim se torna imprescindível um diagnóstico preciso, multidisciplinar e de exclusão ou seja, durante a realização de testes, feito por um profissional, este irá descartar ou confirmar a suspeita da dislexia, e assim a avaliação prossegue, isto é, vai se excluindo possibilidades.

Há suspeitas de um quadro de dislexia, ou quadro de risco, mesmo se o indivíduo estiver inteligência adequada bem como oportunidades de ensino e aprendizagem, prevê que se o indivíduo apresenta alguns dos sintomas citados anteriormente é possível que seja dislexo. Esses sintomas podem se manifestar de forma combinada e, ainda se combinarem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com