TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA RAUL PILLA BIOQUÍMICA CELULAR

Por:   •  27/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.875 Palavras (12 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 12

ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA RAUL PILLA

BIOQUÍMICA CELULAR

Nome: Adriana R.D. Santos, Anderson Alves e Francine Soares

Turma: 502

Professora: Tanara

Cidreira – RS 2013

Introdução

Uma nova pesquisa da Agência Espacial dos Estados Unidos descobriu que um número maior de asteróides é capaz de criar o tipo de aminoácidos necessários para a vida na Terra. Em março de 2009, pesquisadores do Centro Goddard de Vôos Espaciais da NASA relataram um excesso da forma isovaline, canhota, dessas moléculas vindas de um asteróide rico em carbono. Os cientistas encontraram excesso dessas moléculas mais particularmente na água dos meteoritos CM1 e CR1, o que parece ser mais comum do que os pesquisadores pensavam anteriormente. Composição química dos seres vivos

Composição Química: Toda matéria existente no universo é feita de átomos. Esse número é chamado número atômico e identifica cada tipo de átomo. Visão simplificada de três átomos: o átomo de hidrogênio, o átomo de carbono e o átomo de oxigênio. Nos seres vivos, além de substâncias inorgânicas encontramos substâncias orgânicas, diferentes dos seres não vivos, que apenas apresentam 1 ou 2 compostos inorgânicos em sua formação. Ex.: H2O e sais minerais. Sais minerais: atua na regulação do equilíbrio corporal.

Ex.: Fosfato de cálcio – rigidez dos ossos. Ferro – constituição da hemoglobina. Glicídios / carboidratos são carbonos hidratados. Além da função energética, os glicídios podem ter função estrutural. Ex.: Amido (+ de 1.400 moléculas de glicose) – Celulose (4.000 mols. de glicose).

A molécula lipídica tem o dobro de energia do que a glicídica (glicose). Síntese e classificação: existem vinte aminoácidos diferentes na natureza, que fazem parte das proteínas e peptídeos. Entre as funções da água nos organismos, podemos citar seu papel como solvente, reagente, na regulação do equilíbrio térmico e como lubrificante. Através da dissipação do calor, a água impede que a temperatura dos organismos varie de maneira abrupta.

O magnésio atua no funcionamento de células do sistema nervoso humano e é o principal componente da molécula de clorofila, presente nas células vegetais. O colesterol é uma das substâncias que formam a membrana plasmática dos animais.

Proteínas: As proteínas são moléculas compostas por pequenas unidades chamadas de aminoácidos. As enzimas são proteínas que facilitam as reações químicas do metabolismo. Atuam, por exemplo, na digestão, na fotossíntese e na respiração. Ao contrário do que se poderia pensar, o raio atômico não depende apenas do peso do átomo e/ou da quantidade de elétrons presentes na nuvem. O raio atômico será a média da distância calculada. Com sentido oposto a eletro negatividade usa-se o termo eletro positividade. Os valores do eletro negatividade são determinados quando os átomos estão combinados.

1º Potencial de ionização:

Al(g) + Energia --> Al+(g) + e- (5,9 eV )

2º Potencial de ionização:

Al+(g) + Energia --> Al2+(g) + e- (18,8 eV )

3º Potencial de ionização:

Al2+(g) + Energia --> Al3+(g) + e- (28,4 eV )

A cada novo elétron que se retira do átomo, maior é o potencial de ionização. Nesse sentido aumenta a carga nuclear (número atômico) dos átomos, portanto, aumenta a atração do núcleo sobre os elétrons. Com sentido oposto a eletro negatividade, usa-se o termo eletro positividade. Os valores do eletro negatividade são determinados quando os átomos estão combinados. Opõe-se a eletro negatividade.

Afinidade eletrônica: Afinidade Eletrônica (ou eletro afinidade) é a energia que um átomo libera ao "ganhar" um elétron. No período, a afinidade eletrônica aumenta conforme o número atômico aumenta: da esquerda para a direita.

Bioquímica celular

Substâncias inorgânicas são aquelas que não apresentam Carbono em sua estrutura química. Por exemplo, a água cuja fórmula é H2O. Substâncias orgânicas são aquelas que apresentam Carbono em sua estrutura química. Por exemplo, a glicose, que é um carboidrato, cuja fórmula é C6H12O6.

A Bioquímica estuda, basicamente, as reações químicas de processos biológicos que ocorrem nos organismos vivos. Para isso, a estrutura e a função das biomoléculas - aminoácidos, peptídeos, enzimas, proteínas, carboidratos, lipídeos, ácidos nucléicos, hormônios, vitaminas, dentre outros - são trabalhadas nessa disciplina. Também é destaque a importância biológica e propriedades físico-químicas da água, além dos sistemas-tampão e PH.

Quanto ao metabolismo, o enfoque é dado no que se diz respeito à produção e utilização de energia pelos seres vivos: glicose, ciclo de Krebs, síntese e oxidação de ácidos graxos, metabolismo de compostos nitrogenados, cadeia transportadora de elétrons e fosforização oxidativa.

Quais moléculas responsáveis pela vida na terra

Nosso planeta teve origem há cerca de 4,6 bilhões de anos e a existência da Terra está dividida em eras geológicas. O período desde a formação do planeta até 570 milhões de anos atrás é conhecido como era Pré-cambriana e foi no início desse período que surgiram moléculas com capacidade de autoduplicação, responsáveis por anunciar a origem vida.

A atmosfera terrestre possuía uma composição diferente da atual. Acredita-se que era composta pelos gases metano, amoníaco, hidrogênio e vapor de água. As fortes descargas de relâmpagos e os raios ultravioletas irradiados pelo sol teriam promovido uma grande variedade de reações químicas na atmosfera, levando ao aparecimento, entre outras, de moléculas orgânicas simples, como alcoóis, aminoácidos e açúcares.

Tais moléculas teriam sido arrastadas pelas chuvas da atmosfera até os mares. Nesse novo ambiente, teriam se reunido e formado moléculas orgânicas mais complexas, as chamadas proteínas. Estas, por sua vez, convivendo em meio ácido formaram aglomerados hoje conhecidos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)   pdf (71.8 Kb)   docx (22.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com