TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO SUPERVISIONADO – ENSINO FUNDAMENTAL: OBSERVAÇÃO PARTICIPATIVA E DOCÊNCIA

Por:   •  30/12/2021  •  Relatório de pesquisa  •  5.349 Palavras (22 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 22

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

ALLAN MICHAEL CLAIN IBING, 1988432, ANDRESSA CHICATE 1949842, 2017/02 Graduação em Licenciatura em História.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO – ENSINO FUNDAMENTAL:

OBSERVAÇÃO PARTICIPATIVA E DOCÊNCIA

PALMEIRA DAS MISSÕES

2021

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

Relatório de Estágio Supervisionado: Ensino Médio –Observação Participativa e Docência apresentado ao Curso de licenciatura em Historia do Centro universitário internacional UNINTER.

Tutor Local: Carla Airez        

Centro Associado: Palmeira das Missões

PALMEIRA DAS MISSÕES

2021

SUMARIO

1 INTRODUÇÃO..................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO.....................................................................................4

2.1 A ESCOLA...................................................................................................5

2.2 CONCEPÇÃO PEDAGOGICA DA ESCOLA................................................5

2.3 CARATERÍSTICAS FÍSICA, QUADRO DE PROFESSORES. FUNCIONÁRIOS E OS ALUNOS DA ESCOLA ESTAGIADA..........................7

2.4 PROFESSORA, SALAS E TURMAS ESTAGIADAS...................................8

2.5 DESCRIÇÕES DAS AULAS.......................................................................10

2.6 PLANO DE AULA.......................................................................................14

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS..........................................................................17

REFERENCIAS.................................................................................................18

1.Introdução

Este relatório refere-se às atividades desenvolvidas no estágio supervisionado do ensino fundamental, observação e docência do curso de licenciatura em história do centro Universitário Uninter, que tem por objetivo refletir sobre atividades orientadas de observação e regência no ensino fundamental, analisar e discutir as principais dificuldades evidenciadas pelos alunos do ensino fundamental, analisar e discutir os erros frequentes cometidos pelos alunos do ensino fundamental na aprendizagem, porém um dos motivos principais desse estágio é aproximar o estagiário da sua realidade pois até o momento a sua formação foi somente teórica é nesse momento que ele irá ter as experiências na prática frente a frente com os alunos.

O Presente texto tem por finalidade descrever as experiências que os estagiários tiveram durante o estágio de observação e docência na turma do 8º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Venina Palma.

Este relatório teve sua metodologia embasada nas atividades desenvolvidas durante o estágio como: A observação, a participação, à docência e a elaboração do plano de aula, e em seguida fazer o relatório do estágio, nessa etapa o estagiário faz uma reflexão sobre tudo o que ele vivenciou na pratica, consegue ver nesse momento a importante função do educador frente ao educando, pois o papel do professor não é transmitir o conteúdo mas ser um agente transformador da sociedade, contribuir com as formação desses educando.

Enfim o estágio supervisionado de observação e docência no ensino fundanental teve uma carga horária de atividades distribuídas em: 2 horas para entrar em contato com os profissionais da escola, 8 horas para entrevista e verificação das informações sobre documentos da escola estagiada como o projeto político pedagógico da escola, 26 horas para acompanhamento, observação participativa das aulas de história da professora, bem como 4 horas de aplicação do plano de aula elaborado, ou seja, nesse momento ocorreu a docência efetiva, e por fim 60 horas divididas em vídeo aulas e fóruns, elaboração do plano de aula, pesquisas em bases de dados, elaboração do relatório do estágio e produção contextual.

2.Desenvolvimento:[a]

O estágio supervisionado de observação participativa e docência no ensino fundamental é o momento mais importante na vida do acadêmico de licenciatura, é nesse momento que articulamos a teoria e a pratica, pois até esse momento fomos muito bem preparados teoricamente tivemos muitos livros e vídeo aulas nos preparando para enfim estar concluída nossa formação, porém é nesse momento do estágio que ficamos frente a frente com o educando e só assim estaremos pronto para exercer essa importante função. O estágio nos possibilita conhecer a realidade da escola o quanto ela é importante na formação de uma sociedade, nos possibilita vivenciar as dificuldades dos profissionais no contexto escolar os desafios que iremos enfrentar e também os privilégios de poder participar da formação de um educando.

Observação participativa e à docência é a oportunidade que temos de sermos inseridos na realidade de uma escola, aproveitar essa oportunidade para nosso aprendizado, não ficar apenas observando os professores, mas interagirmos com todos, compreender o dia da escola, é como afirma Gomes:

Ao observar a prática de um educador, invariavelmente diferente de um lugar para outro, por exemplo, o estagiário precisa ter condições de apreender a(s) teoria(s) que a sutenta(m) e poder realizar uma leitura pedagógica para além do senso comum, tendo como base teorias e fundamentos estudados e confrontados com as situações da prática profissional para a produção de alternativas e de novos conhecimentos. Estamos referindo-nos às práxis, à capacidade de articular dialeticamente o saber teórico e o saber prático. (GOMES, 2009, p.75).

Nosso dever é aproveitar essa oportunidade que temos de estar por algumas horas inseridos no ambiente escolar para aprendermos o máximo possível, pois esses momentos são únicos em nossas vidas assim como ensinamos a eles podemos aprendermos muito com esses educados e profissionais da educação.

Neste relatório vamos descrever todas as experiências vivenciadas no estágio supervisionado de observação e docência no ensino fundamental da disciplina de história do centro universitário uninter, a Escola Estadual Venina Palma que está localizada na Rua Santa Catarina do bairro Westphalen Palmeira das Missões RS, sérvio de campo para realizarmos esse importante estágio. A escola oferta atendimento para alunos do ensino fundamental e aos alunos do ensino médio, esse atendimento é na parte do diurno e noturno, também vamos descrever as turmas estagiadas, e a professora supervisora do nosso estagio também a concepção pedagógica da escola e as aulas observadas e a aplicação do nosso plano de aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.8 Kb)   pdf (146 Kb)   docx (25.9 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com