TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia E Negocios

Pesquisas Acadêmicas: Economia E Negocios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2014  •  1.162 Palavras (5 Páginas)  •  549 Visualizações

Página 1 de 5

1.INTRODUÇÃO

No Brasil o Processo de Substituição de Importações ou PSI, se inicia a partir da crise de 1930 onde o crescimento industrial ganhou impulso e passou por certa diversificação, este modelo de substituição de importações era voltado principalmente para o atendimento do mercado interno e viável para o Terceiro

Mundo enquanto o mercado mundial estava desarticulado e o comércio estagnado com o resultado da Depressão dos anos 1930. A denominação do PSI é que a liderança do crescimento econômico repouse no setor industrial, que este seja responsável pela dinâmica da economia, e pela determinação dos níveis de renda e de emprego. O regime militar instaurado pelo golpe de 1964 buscou alternativas ao modelo de substituição de importações que impulsionou aproximadamente 30 anos de elevado

crescimento econômico que caracterizaram a economia do País desde os anos 1930. Nesse ínterim, o Brasil não participava intensamente do comércio internacional, dado que priorizava o mercado interno, adotando medidas políticas de caráter mais protecionista, o que criava um ambiente contrário às aspirações das multinacionais para exportar a produção.

2. O PROCESSO DE SUBSTITUIÇÃO DE IMPORTAÇÕES

A crise de 1930 , iniciada nos Estados Unidos e que se repercutiu rapidamente na Europa, chegou ao Brasil por meio de uma rápida queda na demanda do café, acompanhada de forte queda nos preços do café, o Processo de Substituição de importações foi impulsionado a partir dessa crise, uma vez que o país dependia das exportações e o resultado positivo estava ligado às condições de mercado internacional, mas as condições de mercado não eram totalmente controladas pelo Brasil. Apesar de ser o principal produtor de café, outros países também influenciavam na oferta, e grande parte deste mercado era controlada por grandes empresas que especulavam com estoques. Como o café era a principal exportação do país, quando houve a crise na economia mundial, o governo teve que agir para que não houvesse mais perdas. A prioridade deixou de ser do modelo agro-exportador e passou a ser de um novo modelo, o de Substituição de Importações, que era baseado na instalação de indústrias no país e mais voltado ao mercado interno, houve a necessidade que produzir internamente o que antes era importado, com a intenção de proteger a atividade econômica nacional.

4 PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO PROCESSO DE SUBSTITUIÇÃO DE IMPORTAÇÕES

A década de 1930, assim como as décadas subsequentes, compõe o período em que houve forte avanço do setor industrial no Brasil. Esse avanço teve determinadas características que permitiram chama-lo de industrialização por substituição de importações. A principal característica de tal processo é uma industrialização fechada, que responde a desequilíbrios externos e é realizada por partes.

Assim, a primeira característica dessa industrialização substituidora de importações é a de ser uma industrialização fechada. Fechada em função de ser voltada para dentro, isto é, visar ao atendimento do mercado interno, não ser uma industrialização que produz para exportar e também porque depende boa parte de medidas que protegem a indústria nacional dos concorrentes externos.

Em segundo lugar, o processo de substituição de importações, como modelo de desenvolvimento, pode ser caracterizado pela seguinte sequência:

• Inicia-se com estrangulamento externo – é a queda do valor das exportações, por exemplo. Este, junto com a manutenção de pelo menos parte da demanda interna, mantendo a demanda por importações, gera escassez de divisas.

• Para contrapor-se à crise cambial (o estrangulamento externo), o governo toma medidas, para controlar essa crise, que acabam por proteger a indústria nacional preexistente, aumentando a competitividade e a rentabilidade da produção doméstica;

• Gera-se uma onda de investimentos nos setores substituidores de importação, produzindo-se internamente parte do que antes era importado, aumentando a renda nacional e a demanda agregada;

• Observa-se, no entanto, um novo estrangulamento externo, em função do próprio crescimento da demanda, que se traduz em aumento das importações e de parte dos investimentos que se transformam em matérias-primas e equipamentos importados; como em geral o ritmo do crescimento das importações é mais rápido do que o crescimento das exportações, nova crise recoloca-se, retomando o processo.

Nesse sentido, percebe-se que o motor dinâmico do PSI era o estrangulamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com