TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educaçao

Por:   •  23/6/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  773 Palavras (4 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 4

1.0 INTRODUÇÃO

O projeto,,,,,,,,,,,, utiliza como base os Parâmetros Curriculares Nacionais para colocar em prática o ensino de História dentro da sala de aula, precisamente nos alunos do ensino médio, que já possuem um ponto de vista mais crítico e participativo em relação ao meio em que vivem. Abordar a disciplina de História em sala de aula requer não só conhecimento extra dos professores como o entendimento dos alunos ao longo da vida na escola, para estarem atentos e conscientes do quanto esta disciplina possui papel fundamental não só ao longo dos séculos, mas também no seu dia-a-dia, na história do tempo presente. De acordo com Cerri:

Talvez essa seja uma das contribuições mais importantes do pensar historicamente para a construção da cidadania: a capacidade de entender e posicionar-se diante de visões de mundo, de explicações gerais ou fragmentárias sobre a sociedade, que utilizam conhecimentos sobre o tempo. (CERRI, 200, p. 65).

O método atual em que se trabalha história no nosso país, continua sendo algo estagnado. E isso nos leva a repensar antigos métodos das “velhas” escolas tradicionais, que atualmente, são duramente criticadas pelas novas variedades de educadores que são formados a cada dia por uma quantidade imensa de universidades públicas e privadas espalhadas pelo território nacional. Ao entrar em várias salas de aula, podemos perceber o total desprezo dos alunos por uma disciplina que acrescenta bem mais quando o que está em questão é o próprio futuro.

Utilizando a Unidade Escolar Nossa Senhora da Conceição, localizada na Rua Santo Antônio, 260 - centro da cidade de Barras – PI, para a execução do nosso projeto visado precisamente nas fontes históricas dentro de sala de aula, e com o auxílio da professora responsável pela disciplina, Fabrícia Silva de Almeida. Será que todos entendem o que é uma fonte histórica? Partindo dessa pergunta e com os nossos conhecimentos adquiridos ao longo de cinco anos no ensino superior, nosso grupo irá responder à tamanha curiosidade, que não é unilateral, pois a sabedoria chega até nós de diferentes maneiras e única forma que a torna diferente é a maneira como a mesma é interpretada. Isso é História.

  1. OBJETIVOS

Objetivo geral: Identificar a importância das fontes históricas para o desenvolvimento letivo dos educados, levando em consideração a matéria de historia que irá ser  desenvolvida em sala de aula.

Objetivo específico: 

  • Demostrar  as representações que determinadas pessoas

  Forjaram sobre a sociedade em que viviam como pensavam ou

Sentiam.

  • Inserir os alunos na compreensão do projeto, utilizando vídeo e discursões.

  • Despertar o interesse no aluno para que o mesmo seja capaz de fazer diferenciações sobre as fontes históricas.
  •  Possibilitar a assimilação do conteúdo desenvolvido em sala de aula.
  1. METODOLOGIA [2 OU 3 PAGINAS]  
  2. JUSTIFICATIVA colocar depois da apresentação

O uso de fontes históricas nas salas de aulas é algo inovador, e que faz das aulas de história um momento muito interessante. Diante dessa proposta buscamos trabalhar juntamente com o professor (a) de história da Unidade Escolar Nossa Senhora da Conceição esta temática, trazendo para dentro da realidade do ambiente escolar, novas propostas de se estudar história. Tentando assim, de forma interativa fazer com os alunos se interessem pelo o assunto. A intenção não é somente de apresentar nosso projeto, mas que a partir disso possamos contribuir para novas perspectivas e métodos de se abordar a história, ou seja, ao alcance do aluno, diariamente, dentro e fora da sala de aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (117.2 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com