TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação? Educação: aprender com o índio.

Por:   •  25/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.450 Palavras (6 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 6

1. Educação? Educação: aprender com o índio.

Reflexão: A educação ainda acreditamos ser a maior arma na batalha para um mundo melhor, o conhecimento enriquece e engrandece o ser humano em todas suas atividades durante a vida, por isso a missão do educador se torna mais árdua, complexa e também apaixonante.

Seja o índio ou seu colonizador, mundos diferentes com propósitos semelhantes, a busca pelo saber, pelo educar conforme a necessidade de seu povo, mas fica aqui uma mensagem clara, primeiro pilar de sustentação para a vida chama se Educação.

2. O fax do Nirso

Reflexão: Atualmente o diploma tem uma peso muito grande para o mercado de trabalho, mas devido ao descaso com a  educação de nosso país infelizmente a formação dos profissionais não tem sido das melhores, onde os muitos alunos visão somente a questão "nota" e diploma ao final do curso para ter uma condição de emprego melhor.

Nestes casos o conhecimento fica em segundo plano, as empresas, muitas, por sua vez também preferem os profissionais com pouco conhecimento a detrimento de um baixo salário. Ficando de lado a questão educação escolar onde o texto deixa bem claro que não importa o quanto se tem de conhecimento, e sim o quanto se fatura.

3. A história de Chapeuzinho Vermelho ( na versão do Lobo)

Reflexão: A função do educador é fazer com que o aluno pense, argumente, reflita, desta forma se aumenta o grau de conhecimento, alimentando o debate se alimenta o saber, é sempre importante analisar pontos de vistas diferentes, achando cada um a sua conclusão.  

4. Uma pescaria inesquecível

Reflexão: Ética é uma condição moral, inegociável como citado no texto, onde praticamos diariamente em nosso cotidiano, praticar o certo por vias certas e não a qualquer custo, nos dias de hoje, principalmente aqui no Brasil a questão ética deixou de ser algo importante devido a tantas situações onde vemos as pessoas, principalmente as que estão no poder se importarem muito pouco com estas questões éticas, sempre fazendo uso do poder em beneficio próprio, deixando claro que a prioridade neste país não é a educação.

Consequentemente a questão ética pouco importa constar na grade curricular escolar, isso só traria conhecimento, fato que desagrada a quem trabalha diariamente sem este conceito ético.

5. Folha amassada

Reflexão: A partir de uma metodologia de trabalho clara, fazendo com que o aluno possa pensar em seus atos e consequências, trazendo ao mesmo os desdobramentos que suas explosões possa causar tanto a ele, quanto aos demais, achamos que o aluno tende a compreender melhor suas atitudes, assim controlar seus impulsos, e novamente ratificando, a função do educador é fazer o aluno pensar e lhe transmitir conhecimento.

6. A lição dos Gansos

Reflexão: Na nossa jornada como professores temos que ter a consciência que a formação em "V" como os gansos fazem é uma maneira sabia de mostrar os  caminhos para se atingir os objetivos como educadores, que além de abrir caminho para novos horizontes tanto na carreira profissional quanto na vida, temos  que incentivar os alunos em suas jornadas ensinando e encorajando os mesmos em seus sonhos.

Outra mensagem clara no texto é que quando todos tem a mesma direção, ou seja, pensamentos iguais, as coisas tendem a caminhar no rumo certo, porém como professores temos de ter em mente que nem todos tem o mesmo sentido de direção, que muitos saíram da formação, e que em nosso dever é de resgatar o aluno para que ele possa seguir em frente com a formação no sentido de formação do cidadão.

7. Assembleia na Carpintaria

Reflexão: Temos de partir de uma análise individual de cada situação, o ser humano é singular, portanto não devemos trazer somente defeitos para se tratar uma situação, principalmente se ela for de conflito, temos de analisar o todo, a situação que cerca o caso, mas temos de tratar de forma clara, objetiva e justa.

Quando somos questionados pelos nossos defeitos não nos sentimos bem, a sensação não é das melhores, porque sabemos que também temos qualidades, na condição de educadores temos de ter essa consciência, que a palavra mal dita pode colocar todo o processo de educação do aluno a perder, por isso temos sempre de analisar o defeito, mostrar onde está o erro e sempre enaltecer as virtudes.

O êxito na profissão vira com a clareza nas atitudes e nas palavras, atuando de forma a não fazer julgamentos precipitados e sim analisando o todo, sabendo que não existe a perfeição na humanidade, por isso todos somos passíveis de erros, e que temos de crescer sempre e primeiramente como pessoas daí evoluiremos como profissionais.

8. Colheres de Cabo Comprido

Reflexão: O trabalho em uma sala de aula como professor é um trabalho em equipe, por mais que apenas um professor esteja na sala de aula você forma uma equipe junto com os alunos, uma boa aula depende de um conjunto de fatores, disciplina, um bom preparo para a aula, tanto dos alunos quanto do professor, um bom debate entre ambos sobre a matéria.

É dever do profissional da área da educação estar preparado para atuar de forma coletiva, em grupo, formando cidadãos, a sociedade nos exige este preparo, devemos todos nos sentir preparados.

9. Este texto nos motiva ainda mais sim, claro que como temos a pretensão de nos tornamos educadores queremos aumentar essa porcentagem de 5% para 95%, mas sabemos que é muito difícil, então temos de nos dedicar cada vez mais, primeiro em nossos estudos e depois já como profissionais nos aprimorarmos e sempre buscarmos o conhecimento para estarmos sempre no grupo que fazem a diferença, para que no futuro tenhamos um número maior de pessoas que realmente façam a diferença.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (57.6 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com