TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensino De Historia

Trabalho Escolar: Ensino De Historia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2013  •  334 Palavras (2 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

As discussões relativas à construção da aprendizagem, aos elementos envolvidos nos processos cognitivos por parte dos alunos, ao trabalho didático- pedagógico desenvolvido em sala de aula vem ocupando as atenções dos educadores em geral a dos professores de historia em particular.

De um lado, professores de história que se queixam sobre o desinteresse e apatia dos alunos que, distanciados de um passado orgânico, perdeu-se em meio ao conjunto de ações cotidianas sem sentido e não conseguem estabelecer claras relações entre o que estudam sobre conteúdos históricos e sua vida real. Do outro lado alunos que se queixam das aulas dizendo que são chatas e os temas desinteressantes e os professores distantes e inacessíveis (Abreu, 2007).

Cabe ao professor situar os problemas envolvendo o ato de ensinar e aprender história, e que sejam capazes de olhar as práticas e desenvolver qual concepção de história aparece nos planejamentos de aula e na metodologia escolhida.

Portanto, trabalharei com as seguintes questões de pesquisa: Quais as causas que levam o desinteresse em sala de aula? E por que há deficiência na aprendizagem significativa?

As hipóteses de trabalho propostas são: a) professores despreparados que não levam seus alunos a realizarem uma abordagem critica sobre os assuntos trabalhados em sala de aula; b) além de ser bastante conteudistas não se importando se houve aprendizado c) bastante tradicionais d) a falta de utilização de recursos didáticos para que as aulas se tornem mais dinâmicas e atrativas. Diante destas questões acima expostas foi que decidi desenvolver tal pesquisa como forma de procurar entender as causas que levam a esta situação.

A metodologia utilizada para realização deste trabalho foi de pesquisas em fontes bibliográficas como livros, revistas e artigos científicos, como forma de analisar a necessidade de melhorar os métodos de ensino de História, hoje, bastante tradicionais. Investigar novos métodos de ensino com a utilização de novas tecnologias. Verificar a importância do aluno como sujeito Histórico. Pesquisar a importância do ensino de História na contribuição da construção de identidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com