TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTO E METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTORIA

Trabalho Escolar: FUNDAMENTO E METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTORIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  762 Palavras (4 Páginas)  •  1.072 Visualizações

Página 1 de 4

• 2 QUINZENA

REESTUDO 23/09/2013

700128 - DAS COMUNIDADES PRIMITIVAS AO MUNDO MEDIEVAL II

AA

QUESTÃO 01

Lei com atenção o fragmento seguinte:

“certamente servidão e dependência não são coisas específicas do feudalismo medieval, as encontramos em toda parte onde os conquistadores fizeram os antigos habitantes cultivarem as terras para eles”. (Friederich Engels, em uma carta para Karl Marx)

Das alternativas abaixo, qual explica satisfatoriamente o significado da palavra “dependência” no contexto do comentário de Engels?

A palavra refere-se à necessidade recíproca (igual) dos camponeses em relação à terra e dos senhores em relação ao trabalho dos camponeses.

Engels refere-se à incapacidade dos camponeses de governarem a própria vida econômica, necessitando, assim, da autoridade dos nobres.

Engels refere-se ao forte vínculo existente entre o poder material dos nobres e a autoridade religiosa da maioria dos camponeses.

Esta "dependência" é tecnológica, já que os servos não dominavam o conhecimento agrícola que os nobres possuíam.

A mencionada "dependência" está ligada à necessidade que os servos tinham de se entregar à proteção dos nobres, seus defensores, contra os ataques romanos.

REESTUDO

700129 - DO PRIMITIVO POVOAMENTO À CONSTRUÇÃO DO NOVO MUNDO NAS AMÉRICAS II

ANITA APARECIDA GONÇALVES DA CUNHA SILVA

Perfil:

ALUNO

1ª ACQF

1ª ACQF

QUESTÃO 01

Embora às aspirações de prestígio e de status social ocupasse o imaginário de muitos, nem todos tinham possibilidades concretas para o processo de exploração do novo mundo. A Espanha do século XV e VXI, não tinha como alimentar as ilusões de tantos grupos sociais que aspiravam desfrutar de uma ida de aristocracia e privilégios. Nesse sentido, quais foram os grupos que partiram inicialmente para o novo mundo?

Homens de pequena ou média nobreza ou sem recursos, com menor poder financeiro ou decadentes.

Pessoas de classe baixa, degredados e perseguidos pela justiça para fazer o serviço pesado, e famílias tradicionais espanholas para assumir os cargos administrativos.

Os homens bons que atuavam na corte espanhola, famílias de classe media, e a nobreza abastada, camponeses com certo recurso financeiro.

Pessoas oriundas de diversos lugares da Espanha atraídos pela propaganda de encontrarem infinitas riquezas no novo mundo, e também famílias tradicionais da fidalguia espanhola.

A nobreza e a aristocracia espanhola com mais recursos, junto as famílias tradicionais da Espanha, além dos homens combatentes nas guerras de reconquista.

REESTUDO

Curso:

700 - HISTÓRIA

Componente:

700130 - TEORIAS DA HISTÓRIA E O OFÍCIO DO PROFESSOR/HISTORIADOR

AA

QUESTÃO 01

“Conforme o presente que vivem os historiadores, são diferentes as perguntas que eles fazem ao passado e diferentes são as projeções de interesses, perspectivas e valores que eles lançam no passado.” (BORGES, 1980, p. 52)

A partir da afirmação acima, pode-se inferir que:

O historiador só pode compreender o passado através de dados presentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com