TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensino na Idade Média

Por:   •  12/8/2017  •  Artigo  •  754 Palavras (4 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 4

PERCEPÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR

Marbi André Araújo Borba

Prof. Marcos Neotti

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Licenciatura em História (HID0771) – Psicologia da Educação e Aprendizagem

29/06/2008

RESUMO

Energia e o Meio Ambiente diz respeito à necessidade da produção de energia, seus métodos e o

Palavras-chave: Energia; Efeito-Estufa; Meio Ambiente.

1 INTRODUÇÃO

Muitas vezes escuta-se alguém falar: “Perceberam a relação entre uma coisa e outra?” O que isso quer dizer? Segundo o Dicionário o verbo perceber significa: “v. tr. Dir. Compreender; entender; adquirir conhecimento de, por meio dos sentidos; ver ao longe; divisar; ouvir: não percebi o que disseste; receber (ordenados, honorários); [...](Do lat. Percipere)”. (DICIONÁRIO BRASILEIRO GLOBO). A compreensão, o entendimento está no dia a dia do ser humano, para atravessar uma rua com segurança a pessoa, antes de atravessar, olha para os dois lados, percebendo que não venha um veículo ela atravessa. Contudo o objeto de estudo está no processo escolar, mas antes é preciso saber como se dá o aprendizado.

2 PERCEPÇÃO PRIMÁRIA

A percepção sensorial é aquela que, ao nascer, o ser humano, não possuindo deficiência, desenvolve quase que imediatamente, ampliando rapidamente o seu campo de ação, são eles: Audição, visão, tato, olfato e paladar. Em pouco tempo a criança liga um cheiro, som, gosto, forma  a um objeto ora visualizado, nos casos de deficientes um dos sentidos se desenvolve na ausência de outro, como no caso da ausência da visão, o tato é imediatamente aguçado, além da audição.

3 PROCESSOS DA APENDIZAGEM

As escolas e professores, antes de montarem um plano de ensino devem conhecer o contexto social e econômico da comunidade, entretanto deve conhecer todo o processo que leva à aprendizagem.

O processo de aprendizagem dá-se a partir de experiências que podem ser organizadas em cinco níveis de crescentes graus de complexidade. São eles: Sensação - Percepção - Formação de Imagens - Simbolização - Conceituação. A possibilidade da vivência de cada uma destas experiências está atrelada à pré–existência do nível anterior, revelando-se, assim, seu caráter hierárquico. (SOARES, Dulce, 2007)

A sensação é o nível primário, referindo-se somente aos sentidos citados anteriormente, enquanto que a percepção é uma progressão da sensação, ou seja, uma conscientização da sensação. A formação de imagens se dá a partir da percepção, está diretamente ligada à memória, de experiências já adquiridas, mesmo que não esteja ligado ao aspecto visual (sons, cheiros e sabores) ou esteja ligado ao aspecto social (expressão facial ou corporal). A simbolização é a transformação das imagens em sinais(símbolos) compreensíveis somente pelo ser humano. Existem os símbolos não verbais e os verbais. Os não verbais estão ligados à nomeação de sensações(perto, longe, alto, baixo, cheiroso, amargo) enquanto que os verbais se dão a partir do reconhecimento visual e auditivo(ouvindo, escrevendo ou falando). Após todos vem a conceituação que consiste em dar significado a um símbolo classificando e categorizando por meio de concretização ou abstração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (118.4 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com