TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escola Do Annales

Monografias: Escola Do Annales. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2014  •  525 Palavras (3 Páginas)  •  484 Visualizações

Página 1 de 3

A Escola dos Annales

Os dois grandes historiadores e fundadores da Escola dos Annales foram:

Lucien Febvre, historiador francês, nascido em 1878 e falecido em 1956, publicou obras de grande importância, nomeadamente na área d História das mentalidades: Um destin,Martin Luther (1928) e Le Problême de I’incroyance au XVI siêcle, La religion de Rabelais (1942), entre outras.

Marc Bloch, historiador francês, nascido em 1886, sua obra exerceu uma influência decisiva nas ciências históricas contemporâneas. Destacam-se os estudos sobre a Idade Média, em especial La Societé Feodale (1939-1940), foi fuzilado pelos nazistas em 16 de junho 1944.

Em 1929. Surgiu na frança uma revista intitulada Annales d’Histoire Économique Et Sociale, fundada por Lucien Febvre e Marc Bloch. Ao longo da década de 1930, a revista se tornaria símbolo de uma nova corrente historiográfica identificada como Escola dos Annales. A proposta inicial do periódico era se livrar de uma visão positivista da escrita da História que havia dominado o final do século XIX e início do XX. Sob esta visão, a História era relatada como uma crônica de acontecimentos, o novo modelo pretendia em substituir as visões breves anteriores por análises de processos de longa duração, com a finalidade de permitir maior e melhor compreensão das civilizações das “mentalidades. Escola dos Annales, História, Objetivo Escola dos Annaleswww.portalsaofrancisco.com.br

Entre as modificações apresentadas pela Escola dos Annales, estava a argumentação de que o tempo histórico ritmos diferentes para os acontecimentos, os quais podem ser de simples acontecimento, conjuntural ou estrutural. A obra de Fernand Braudel. O Mediterrâneo, foi o grande símbolo da nova concepção apresentada. Ao considerar a História não mais apenas como uma seqüência de acontecimentos, outros tipos de fontes, como arqueológicas, foram adotadas para as pesquisas. Da mesma forma, foram incorporados os domínios dos fatores econômicos, da organização social e da psicologia das mentalidades. Com todo esse enriquecimento, a outra grande novidade da Escola dos Annales foi a promoção da interdisciplinaridade que aproximou a História das demais Ciências Sociais, sobretudo, da Sociologia.

A Escola dos Annales deixou sua marca, apresentando um novo movimento historiográfico, onde as propostas eram expor elementos novos das sociedades, controvertendo-se com historiografia tradicional, expondo uma História mais ampla do que a já praticada, com aspectos novos possíveis da vida Humana, ligada à análise das estruturas. Desde seu surgimento passou por quatro fases e teve grandes nomes como representantes de cada uma. A Primeira fase, já em torno de 1950. É caracterizada pela direção e marcante produção de Fernand Braudel. A partir da terceira geração e Escola dos Annales passou a receber uma identificação mais plural, na qual destacaram-se vários pesquisadores como Jacques Le Golf e Pierre Nora. A quarta geração dos Annales é referente a um período que se inicia em 1989, neste momento há um desenvolvimento notório da História Cultural e os grandes nomes que a representam são: Georges Duby e Jacques Revel.

BURKE, Peter. A Escola

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com