TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO LIVRO “A ESCOLA DOS ANNALES 1929-1989” DE PETER BURKE TRATANDO SOBRE O CAPÍTULO “OS FUNDADORES: LUCIEN FEBVRE E MARC BLOCH”

Por:   •  9/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.315 Palavras (6 Páginas)  •  693 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO”

GABRIELA BERNARDINI CORAL (DIURNO)

SEMINÁRIO Nº02

RELATÓRIO DO LIVRO “A ESCOLA DOS ANNALES 1929-1989” DE PETER BURKE TRATANDO SOBRE O CAPÍTULO “OS FUNDADORES: LUCIEN FEBVRE E MARC BLOCH”

FRANCA/SP

2015

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO”

GABRIELA BERNARDINI CORAL (DIURNO)

SEMINÁRIO Nº02

RELATÓRIO DO LIVRO “A HISTÓRIA NOVA” DE ORGANIZAÇÃO DE JACQUES LE GOFF TRATANDO SOBRE O CAPÍTULO “A HISTÓRIA NOVA” DE JACQUES LE GOFF

FRANCA/SP

2015

  1. Apresentação do tema, autor e obras.

Tendo como base o capítulo estudado, Peter Burke traça um panorama geral de criação da Escola dos Annales, considerando os seus principais fundadores: Lucien Febvre e Marc Boch. Mostra as influências que contribuíram para as formações de ambos, gerando toda a biografia dos dois autores, com suas principais obras, demonstrando como os dois se encontraram.  Fala de uma forma geral a respeito da historiografia, chocando as principais características de outras metodologias com a Escola dos Annales, que é o seu foco, falando das três principais gerações de historiadores dessa Escola.

Peter Burke é professor de História Cultural aposentado da Universidade de Cambridge e membro vitalício do Emmanuel College. Entre suas publicações estão “Linguages e Comunidades (2010)”, “A tradução cultural: nos primórdios da Europa Moderna (2009)” e “História e teoria social (2002)”, todos lançados no Brasil pela Editora Unesp.

A obra “A Escola dos Annales (1929-1989): a Revolução Francesa da Historiografia” narra esse movimento surgido na França, a Escola dos Annales, reconstruindo o panorama intelectual da época. É um movimento que será conhecido como “História Nova” e ao longo da obra o autor identifica as linhas de raciocínio e seus principais autores, incluindo as três principais gerações. A principal característica da Revista dos Annales é a contribuíção interdisciplinar que é encontrada em seu conteúdo. O objetivo central de Burke nesta obra é compreender o movimento como um todo.

  1. Qual é a ideia principal do texto?

A ideia principal é analisar os fundadores da Revista dos Annales, suas influências como autores, fontes, e como isso fez com que eles fundassem uma das linhas metodológicas mais influentes nos dias de hoje.

  1. Quais questões secundárias aparecem nos textos?

Como questões secundárias, Burke trás as várias obras influentes constituídas por ambos os autores, justificando como suas ideias influenciaram a formação dos Annales e de suas principais características (tendo como principal eixo a longa duração).

  1. Quais os objetivos do autor?

Seus objetivos são a abordagem geral da Escola dos Annales, seus fundadores e todos os outros autores que serão influenciados por eles, gerando cada vez mais novos membros para essa nova metodologia.

  1. Qual é seu objeto, fontes e métodos de análise?

Seu objeto central é o Estudo aprofundado dos fundadores da Escola dos Annales e estudar ela como uma instituíção. As fontes partem de documentos oficiais, estudos de outros historiadores, sociólogos, antropólogos, geógrafos, entrando também no meio psicológico. Também trabalha com os estudos dos membros do grupo dos Annales. Se ampara em obras de autores tão como: Bloch, Febvre, Braudel, Chaunu, Chartier, De Certeau, Delumeau, Duby, Durkheim, Foucault, Furet, Garrett, Ginzburg, Gruzinski, Le Goff, Pirenne, Veyne, etc. Seu método de análise são as obras desses vários autores, dados institucionais, comparações com outras metodologias, buscando interpretar seu objeto de estudo, com uma linguagem direta e rigorosa.

  1. Como suas referências (obras citadas) e linha de pesquisa aparecem na perspectiva de análise que o autor propõe?

Suas referências aparecem ao longo do texto de forma explícita, onde ele cita claramente as obras e os autores que estão lhe influenciando, além de trazer aquelas obras e autores que influenciaram esses outros.

  1. Apresentação do tema, autor e obras.

O tema tratado neste livro, trás características da História Nova. Le Goff vai falar da revolução científica que vem acontecendo nas várias ciências, e da revolução metodológica que vem tomando conta da História. O nascimento da História Nova está ligado à Escola dos Annales, então Le Goff também se aprofunda nessa discussão trazendo as gerações de autores que influenciaram esta metodologia. Além dos Annales, Le Goff trás uma interessante discussão sobre autores que muito antes, já haviam pensado nessa Revolução no modo de pensar e fazer história, tal como Voltaire. Além do tema ser tratado na França, também há um pano traçado na Inglaterra, nos EUA, na Polônia.

Jacques Le Goff foi um historiador francês especialista em Idade Média. Era membro da Escola dos Annales. Antigo estudante da École Normale Supérieure, estudou na Universidade Carolina em 1947-48, professor de história em 1950 e membro da École Française de Rome, foi nomeado assistente da Faculté de Lille (1954-59) antes de ser nomeado pesquisador noCNRS (Centro Nacional de Pesquisa Científica), em 1960. Em seguida, mestre-assistente da VI seção da École pratique des hautes études (1962) - sucedeu Fernand Braudel no comando da École des hautes études en sciences sociales, onde ele foi diretor dos estudos. Cedeu seu lugar a François Furet em 1967. Na qualidade de diretor de estudo na École des Hautes Études en Sciences Sociales, Jacques Le Goff publicou estudos que renovaram a pesquisa histórica, sobre mentalidade e sobre antropologia da Idade Média. Seus seminários exploraram os caminhos então novos da antropologia histórica. Ele publicou os artigos sobre as universidades medievais, o trabalho, o tempo, as maneiras, as imagens, as lendas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (99.9 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com