TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estado Novo

Exames: Estado Novo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2013  •  613 Palavras (3 Páginas)  •  615 Visualizações

Página 1 de 3

1- As principais contribuições que ocorreram durante o governo provisório de Getulio Vargas foi a suspensão da constituição republicana de 1891, o fechamento dos órgãos do Poder Legislativo (como o Congresso Nacional, Assembleias Legislativas e Camaras Municipais) e a indicações de interventores militares ligados ao Tenentismo para chefiar os governos estaduais; interventores estes escolhidos que com o apoio de Getulio pretendiam desmontar a estrutura política da Primeira Republica, que era baseada nos poderes dos coronéis - fazendeiros.

2- O governo de Vargas foi-se mostrando preocupado com a questão social e defender as riquezas nacionais, isso assustou a oposição, principalmente os políticos de São Paulo que obtinham privilégios com a Primeira República e para enfrentar o governo federal os lideres do Partido Republicano Paulista se uniram com os lideres do Partido Democrático. Em maio de 1932, durante a realização de um ato político no centro da cidade de São Paulo, a polícia coíbe os manifestantes, ocasionando a morte de quatro estudantes, em homenagem a esses quatro jovens, o movimento passa a chamar-se MMDC (Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo). Em 9 de julho começa a rebelião armada, todo o Estado unido, trabalhava com garra para a vitória da causa paulista. Mesmo sendo derrotados, os paulistas tiveram uma das suas reivindicações atendidas: foram convocadas eleições para deputados e senadores que formariam a Assembleia Nacional Constituinte.

3- As principais características da Constituição de 1934 são as eleições dos candidatos aos poderes Executivos e Legislativos passando a serem por meio de voto secreto, as mulheres adquiriram o poder de votar, mas ainda continua sem esses diretos os analfabetos, mendigos e militares, foram reconhecidos os direitos trabalhistas fundamentais, como salário mínimo, jornada de trabalho não superior a 8 horas diárias, proibição de trabalho para menores de 14 anos, férias anuais renumeradas e indenização de demissão sem justa causa. E a Constituição estabelecia também que após a sua promulgação, o primeiro presidente da república seria eleito de forma indireta, pelos membros da Assembleia Constituinte. E ganharam destaque nesse período dois grupos políticos com ideologias diferentes que eram os integralistas (Doutrina Política, inspiradas na Doutrina Social da Igreja Católica, defendendo que a sociedade deve funcionar com ordem e paz, no respeito das hierarquias sócias)e os aliancistas (eram formados por anarquistas, comunistas e socialistas).

4- A Ação Integralista Brasileira aparece no momento em que novos grupos sociais aparecem no cenário sócio-político do país, com a queda das estruturas políticas oligárquicas, os grandes eixos de discussão política e ideológico do país perderam a força no meio rural e para ocupar os centros urbanos do Brasil, na Europa, o facismo italiano e o nazismo alemão foram dois grandes movimentos políticos que chegaram ao poder das incertezas naquele período.

No Brasil, a rearticulação política vivida com a Revolução de 1930 fez com que o Integralismo aparecesse como uma alternativa frente ao governo de Vargas e o crescimento dos movimentos operário e comunista. Sob o comando de Plínio Salgado, a Ação Integralista conseguiu o apoio de setores médios, empresários e setores do operariado, entendidos por muitos como um “facismo abrasileirado”.

5-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com