TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio em História Educação Profissional

Por:   •  19/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  4.644 Palavras (19 Páginas)  •  67 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

1        LEITURAS OBRIGATÓRIAS        4

2        PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)        4

3        PLANEJAMENTO ANUAL        4

4        ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC        Erro! Indicador não definido.

5        PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA ABORDAGEM DOS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS DA BNCC        4

6        ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA        4

7        METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS        4

8        PROCESSO DE GESTÃO ESCOLAR        4

9        ATUAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA NO ACOMPANHAMENTO DO DESENVOLVIMENTO DA DISCIPLINA        4

10        PLANOS DE AULA        4

11        REGIMENTO ESCOLAR        4

12        ATUAÇÃO DA EQUIPE DIRETIVA        4

13        PLANO DE AÇÃO        4

CONSIDERAÇÕES FINAIS        4

REFERÊNCIAS        4

INTRODUÇÃO

Este  relatório  tem  por  finalidade  expor  a  experiência  do  Estágio  Curricular Obrigatório  I:  Ensino  Fundamental  II,  que  devido  a  situação  de  saúde  pública  em que  o mundo  se  encontra,  não  foi  realizado em  uma  escola,  pelo  contrário, foi feito uma  modelo  adaptado,  desenvolvido  pela  Univerdade  Unopar,  com  propósito  de avaliar os alunos.

O estágio supervisionado tem muita importância na formação docente, pois o mesmo interfere imprescindivelmente na prática pedagógica do professor.

Sendo assim,caracteriza-se como fundamental e de importância, pois possibilita o profissional uma grande aproximação com sua futura área de trabalho.

São as diversificadas situações de aprendizagem vivenciadas em sala que favorecem a construção de uma prática pedagógica dinâmica, diversificada  e cultivada pela relação e reflexão entre professor e alunos, buscando ser atendidas as demandas da sociedade num processo construtor do saber.

Devido ao período pandêmico, o estágio nos anos de 2020/2021 passou a ter um novo modelo, sendo suspensas as atividades em  campo. Como não foi possível realizar o estágio em campo e conhecer na prática, foram adotadas práticas adaptando-se o estágio para atender ao período pandêmico, onde foram ministradas aulas não presenciais.

.O docente não deve se privar de estudar, grande são os desafios que o profissional enfrenta, mas manter-se atualizado e desenvolver prática pedagógica é indispensável para que haja maior mobilização na formação de professores, é necessário criar condições favoráveis tanto na formação continuada quanto na valorização do mesmo.

O professor deve ser capaz de refletir sobre a sua prática e direcioná-la segundo as necessidades dos alunos, sendo atualizado atento as necessidades da atualidade. Existem diferentes métodos de ensino para o que pede o século xxl,não há um considerado mas correto, e sim metodologias que vão se adaptar melhor ao momento pelo qual passa a sociedade. Um educador deve se atualizar diariamente com conteúdos lúdicos, vídeo aulas e demais formas de aprendizagem para que possa passar seu conhecimento da melhor forma possível para seus alunos; pois o que se aprende em sala de aula deve-se levar para a vida e imprescindivelmente a educação é a base do ser humano.

LEITURAS OBRIGATÓRIAS

A  obra  "Entre continuidades  e rupturas: É nada mais nada menos que uma investigação sobre o ensino e da aprendizagem da História na mudança do 5 para o 6 ano do ensino fundamental, a obra retrata questões sobre desafios existentes no processo de mudança do 5 para o 6 ano. Tais problemas são existentes porque essa mudança é feita de uma maneira que geram uma pressão nos alunos.

A pressão causada nos alunos, mencionada se da pelo fato de o processo de mudança de série causar um sentimento de “término”, é como se ao aluno concluir a primeira fase dos seus estudos ele tenha encerrado esse ciclo para que seja iniciada uma nova jornada na sua vida educacional.

O problema é que essa pressão não deveria existir, pois o sistema de ensino deveria proporcionar aos alunos uma mudança de série sútil, possibilitando ao estudante uma mudança leve que não tenha impacto negativo na sua jornada escolar.

Esse impacto negativo é existente devido a falta de comunicação entre o municipio e o estado( sendo que a fase inicial da educação é de responsabilidade do município e a fase 2 fica sob a responsabilidade das instituições estaduais).

A meados, o município ficaram com todo seu foco em questões  financeiras e etc, deixando de lado as questões educacionais do município.

Tal descaso acontece tem impacto diretamente no aluno, que terá uma evolução pedagógica lesada e consequentemente, no futuro vai ter dificuldades ao ingressar no sistema educacional do estado.

Sendo paralelo a tal situação demonstrada, temos o artigo “Memoria e História em livros didáticos de História: o PNL  em perspectiva’’, que abrange sobre os campos da memoria e história nos livros didáticos distribuídos para os alunos.

Tal descaso mencionado acima implica diretamente no rendimento escolar dos alunos, onde sua evolução pedagógica será lesada e terá certamente dificuldade ao entrar sistema da educação estadual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.1 Kb)   pdf (217.4 Kb)   docx (656 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com