TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE PRÁTICA DE ENSINO E ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Por:   •  20/6/2016  •  Relatório de pesquisa  •  6.802 Palavras (28 Páginas)  •  1.368 Visualizações

Página 1 de 28

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DA AMAZÔNIA

CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA

PRÁTICA DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DIS. PED. EDU. PROF.

RELATÓRIO DE PRÁTICA DE ENSINO E ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

EVANDRO DE N. DE S. FREITAS JÚNIOR

DANIELLY OLIVEIRA SILVA

REJANE DE SOUZA SABÓIA

ROSIELENA GOMES ALVES

Boa Vista – RR

2016


CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DA AMAZÔNIA

CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA

PRÁTICA DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DIS. PED. EDU. PROF.

RELATÓRIO DE PRÁTICA DE ENSINO E ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

EVANDRO DE N. DE S. FREITAS JÚNIOR

DANIELLY OLIVEIRA SILVA

REJANE DE SOUZA SABÓIA

ROSIELENA GOMES ALVES

Relatório exigido como parte dos requisitos para a conclusão de prática de Estágio Supervisionado em Educação Profissional sob supervisão e orientação da Professora Rosilda Garcia da Silva.

Boa Vista – RR

2016


Sumário

  1. INTRODUÇÃO…………………………………………………………………5
  1. CONTEXTUALIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO………………………………..6
  1. LOCALIZAÇÃO E ESTRUTURA ADMINISTRATIVA…………………...,6
  1. ESTRUTURA FÍSICA………………………………………………..……….7
  1. EQUIPE ESCOLAR…………………………………………………………..8
  1. ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA DA INSTUIÇÃO……………………….9
  1.  ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO…………………………….15
  1. AÇÕES PEDAGÓGICAS REALIZADAS PELO COORDENADOR NA INSTUIÇÃO…………………………………………………………………..15
  1. PROBLEMAS PEDAGÓGICOS IDENTIFICADOS NA INSTITUIÇÃO……………………………………………………………......20
  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS………………………………………………………………………...23
  1. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS......................................................26
  1. ANEXOS……………………………………………………………………...30

1. INTRODUÇÃO

O presente relatório de estágio em Educação profissional produzido e exigido pela unidade curricular da Prática Pedagógica. Destina-se tratar da importância incontestável do estágio supervisionado na prática docente e suas contribuições. Nos permitindo o contato direto com os cursos técnicos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), que estava sendo promovido pelo CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DA AMAZÔNIA.  Onde obtemos uma inter-relação entre os componentes curriculares e a prática docente. E a identificar a importância do estágio curricular Supervisionado na Formação dos Acadêmicos do Curso licenciatura Plena em Pedagogia do Centro Universitário Estácio da Amazônia – Boa Vista – RR.

No período dos dias 14.03 a 31.03.2016. Obedecendo a uma carga horária de 66 horas semanais, divididas em 1 semana e 2 dias, sendo que a cada dia correspondia ao horário compreendido entre as 8hrs as 12hrs da manhã.

Período que utilizamos para explorar e analisar os aspectos, as técnicas e metodologias da instituição, como local de ensino nos interpôs. Para compreendermos sobre os vários aspectos que são inerentes ao processo educativo e construtores de novas ações e de novas práticas pedagógicas e de ensino – aprendizagem. E como isso E possibilitará ao estudante expor seu conhecimento adquirido durante o período de curso técnico, e integrar as disciplinas que compõem o currículo técnico ao acadêmico. Assim, o estudante pode perceber as diferenças entre o mundo escolar e o profissional técnico, exercitando sua adaptação. Nos propiciando observar onde poderíamos intervir de forma coerente as técnicas propostas pela grade curricular do curso técnico.

Nós revelando que esta etapa, é a passagem natural do conhecer para o saber, servindo como um momento de validação do aprendizado teórico e prático em confronto com a realidade.

        2. CONTEXTUALIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

        2.1. LOCALIZAÇÃO E ESTRUTURA ADMINISTRATIVA

O estágio aconteceu na Instituição privada considerada uma das mais respeitadas faculdades de ensino superior privado da região Norte, O CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DA AMAZÔNIA, localizada no bairro União, R. Humberto Silva 308 (Bairro União), Boa Vista, RR, 69313-792, Brasil, zona Oeste.

Conhecida por oferecer cursos com conceitos máximos pelo MEC e realizar uma série de atividades de cunho extensivo para acadêmicos e comunidade em geral, como a antiga Faculdade Atual da Amazônia (FAA) iniciou suas atividades em Roraima no ano 2000, oferecendo cursos de pós-graduação em parceria com a Universidade Federal de Roraima (UFRR). Naquela época, todas as atividades da instituição eram realizadas em uma sala do Colégio Colmeia.

No ano de 2001, a instituição conseguiu o credenciamento para executar seu primeiro curso de graduação na área de Administração de Empresas. Anos mais tarde, suas atividades passaram a ser realizadas em sede própria, no bairro União. Em 2007, o MEC conferiu nota máxima para a Avaliação Institucional da Faculdade e, em 2011, a faculdade foi adquirida pelo Grupo Estácio, um dos mais respeitados grupos institucionais do país, passando a se chamar Faculdade Estácio Atual (FEA).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.1 Kb)   pdf (233.4 Kb)   docx (32.8 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com