TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Este tratado busca levantar uma crítica sobre o texto “O frágil império da ciência”.

Por:   •  2/3/2017  •  Resenha  •  540 Palavras (3 Páginas)  •  2.015 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Anhanguera Uniderp

Metodologia Cientifica

Resenha critica

Este tratado busca levantar uma crítica sobre o texto “O frágil império da ciência”.

Prof.ª Dr. Diego Gomes Freire Guidolin

Ariane de Oliveira Lopes

Dhessy Veron Bernado

CAMPO GRANDE/MS

2016

RESENHA CRITICA

INFORMAÇÕES BIBLIOGRAFICAS

  1. De agosto de 2000 - edições 1660 Claudio de Moura de Castro

DADOS SOBRE O AUTOR

Claudio de Moura Castro (1938) é um economista brasileiro. É graduado em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestre pela Universidade Yale e doutor pela Universidade Vanderbilt. Castro foi professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, da Fundação Getúlio Vargas, da Universidade de Chicago, da Universidade de Brasília, da Universidade de Genebra e da Universidade da Borgonha. Trabalhou no Banco Mundial e no Banco Interamericano de Desenvolvimento, presidiu a CAPES de 1979 a 1982, foi secretário-executivo do Centro Nacional de Recursos Humanos de 1982 a 1985 e técnico do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada de 1970 a 1985, e atualmente preside o Conselho Consultivo da Faculdade Pitágoras. Conhecido como conservador e adepto do liberalismo têm uma coluna quinzenal na revista Veja desde setembro de 1996, e escreve sobre educação no Brasil

DADOS SOBRE A OBRA

Este texto trata-se de ciência e religião, entretanto o EUA e destacado como um dos países mais desenvolvidos em ciência e tecnologia, e na medicina contendo muitos avanços recentemente, lá os computadores são considerados mais inteligentes que um jogador de xadrez. Esse super avanço, vem desde sempre, e eles acreditam que sua ciência e inabalável, porem sabemos que a ciência esta em constantes transformações.

Darwin dizia segundo sua teoria, que os mais aptos sobrevivem, também há comprovação que somos evolução de um parente próximo ao macaco, e que o homem compartilha 98% do DNA do chimpanzé, os biólogos mais importantes das maiores universidades do mundo, não aceitam outra teoria a não ser a darwiniana porem nenhuma das religiões orientais aceitam essa teoria da evolução.    

No país com mais produção científica, ainda a muita renegação nas teorias cientificistas, pois uma parcela da sociedade ainda muito dogmática, ou seja, muito ligada à religião. A teoria Darwinista já resiste a mais de 140 anos sempre comprovando, e com autoridade em sua teoria de evolução, onde o mais apto sobrevive.

POSICIONAMENTO CRÍTICO

Portanto, na nação mais cientificista do planeta ainda existe um pé atrás com relação à pesquisa e com teorias que vão de contra mão as convicções religiosas, grande parte da população e muito ligada e sofre grande influência dos dogmas religiosos. As informações de estudos e pesquisas até chegam para essa parte da sociedade, mas acabam interpretando de forma como se fosse uma afronta ao seu saber e sua religião e não assimilam como coisa benéfica para ele e todo seu meio. No caso deste texto o autor buscou fatos históricos, saberes científicos, e questionou saberes do tipo senso comum, ou seja o fato de pessoas mesmo com teorias comprovadas, insistem em negar a teoria que foi comprovada cientificamente a muitos anos, querendo apenas se basear em saberes empíricos passados de gerações por gerações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (85.7 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com