TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estruturas Culturais Da Idade Média (resumo)

Artigos Científicos: Estruturas Culturais Da Idade Média (resumo). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  908 Palavras (4 Páginas)  •  2.177 Visualizações

Página 1 de 4

Estruturas Culturais da Idade Média (resumo)

Estruturas Culturais da Idade Média (resumo)

FRANCO JR, Hilário. Idade Média: O nascimento do Ocidente.

Estruturas Culturais

Definição de Cultura: Cultura é tudo aquilo que o homem encontra fora da natureza ao nascer. Tudo o que foi criado, consciente ou inconscientemente, para se relacionar com outros homens (Idiomas, instituições, normas), com o meio físico (vestes, moradias, ferramentas), com o mundo extra-humano (orações, rituais, símbolos). Esse relacionamento pode ter caráter variado, podendo ser de expressão de sentimentos (literatura, arte), de domínio social (ideologias),de controle sobre a natureza (técnicas), de busca de compreensão do universo (filosofia, teologia).

Cultura Clerical e Tradições folclóricas: Qual a diferença?

• Cultura clerical – erudita, conscientemente elaborada, produzida nos mosteiros , feita pelo clero e para o clero devido as necessidades de culto, literatura, ensino, ciências, arte, filosofia e teologia.

• Cultura “vulgar” – oral, transmitida informalmente (nas casas, ruas, praças, tavernas, etc.) por meio de idiomas e dialetos vernáculos. Espontaneamente elaborada, ela expressava a mentalidade de forma mais direta, com menos regras pré-estabelecidas.

Características gerais da Cultura na Idade Média

• Alta Idade Média – Clericalização da Cultura. Havia um monopólio da cultura intelectual por parte da Igreja. Sua postura era à recusa da cultura vulgar, desfigurando manifestações folclóricas ao mudar seu significado.

• Idade Média Central – A Reação folclórica (folclorização de elementos cristãos), por parte da camada dos cavaleiros, para forjar sua identidade coletiva, recorreu às tradições folclóricas.

• Baixa Idade Média – Redirecionamento da Cultura, sendo que a cultura clerical não tinha mais a coerência da Alta Idade Média e a cultura vulgar não possuia o mesmo vigor que na Idade Média Central. Buscava-se uma nova composição, da qual sairia a cultura renascentista do séc. XVI.

A Educação na Alta Idade Média

A Educação era feita de clérigos para clérigos, devido às necessidades de culto e à organização da Igreja. Nas escolas catredalícias e sobretudo monásticas, praticamente as únicas existentes, ensinava-se as chamadas sete artes liberais, às únicas dignas de homens livres.

Trivium – Gramática (latim e literatura), Retórica (textos históricos) e Dialética (iniciação filosófica)

Quadrivium – Aritmética, Geometria, Astronomia e Música.

Teologia – no qual os clérigos se dedicariam por toda a vida. Predominava a concepção de que a meta do homem era o Reino de Deus e de que a Revelação estava contida nas sagradas escrituras.

A Filosofia patrística: harmonização do passado clássico com o cristianismo

O grande nome da Patrística foi Santo Agostinho (354-430). A patrística procurava provar que a doutrina cristã não conflitava com a razão, demonstrando assim a falsidade do paganismo. Para Santo Agostinho as verdades da fé não podem ser demonstradas pela razão, mas a razão pode confirmar a fé: “compreender para crer, crer para compreender.” Estavam alicerçadas nessa premissa suas 4 idéias de maior alcance histórico:

1ª - a refutação do ceticismo: “quem não existe não pode se enganar, por isso se me engano, existo”

2ª - a negação do mal: sendo Deus a causa de todas as coisas, elas são naturalmente boas. Elas podem se corromper, mas só se corrompem porque são boas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com