TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Dirigido

Casos: Estudo Dirigido. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  1.960 Palavras (8 Páginas)  •  442 Visualizações

Página 1 de 8

Estudo dirigido do Texto

BOSCHI,Caio César. O Sentido da História. In: Por que Estudar História. SP: Ática,2007. Pg. 09 a 25.

Questões:

1. Definir e Explicar os seguintes conceitos:

a. Historicidade;

Historicidade é o estudo da história. É o estudo que nos leva a compreender que a história tem um sentido de ser. É tudo que constitui a história.

b. Sentido Histórico;

Sentido Histórico é a compreensão que temos por entender que nada é como é por acaso. Tudo tem um fundamento, um por quê. É a razão que encontramos para tudo que se faz história.

c. Contexto Histórico;

Contexto Histórico é o conjunto de fatos as ações que compõe a história dos nossos antepassados até nos tempos atuais.

d. Conceitos Históricos;

Conceitos Históricos são todos os conhecimentos que definimos como história, que nos leva a entender a origem de todos os acontecimentos passados e presentes.

2. Por que estudar a História é importante para o presente?

Porque a história nos permite conhecer e compreender importantes fatos ocorridos que fizeram com que modificasse o presente. E para manter vivos acontecimentos passados e compreendermos mais facilmente o presente.

3. Procure explicar a função básica da História que é compreender os homens em sociedade e suas ações no tempo.

É a sociedade que produz a história, é ela que define os interesses de um povo. E o homem é um ser transformador, capaz de modificar tudo a sua volta e suas ações também interferem na história.

4. Explique e dê exemplos de como e por que somos Sujeitos Históricos.

Somos sujeitos históricos por que a todo tempo alteramos a história, nossas ações modificam e acrescentam fatos na história, isso faz de nós sujeitos históricos. Quando por exemplo, em 1992 a sociedade se mobilizou e o Brasil protestou, de cara pintada, liderando o impitimam contra o presidente Fernando Collor.

5. Segundo Caio Boschi para que serve a História? Como você entendeu isso?Argumente e dê exemplos.

A história serve para nos conhecermos e nos identificarmos melhor, entender a sociedade em que estamos inseridos e nos socializar com o mundo. A história nos permite refletir, indagar e investigar nossos antepassados em busca de respostas que nos revela quem fomos e quem somos. A história também nos auxilia enquanto pessoas inseridas na sociedade, explica nossas diferenças de raça, cultura, costumes e origem. A história uni culturas. Através da história podemos conhecer o lugar em que vivemos, se houveram mudanças antes da nossa chegada e por quê.

6. Associe “Estudar a História” com o processo de socialização e libertação do individualismo.

Estudar história é se interessar por histórias vividas por outras pessoas, isso conseqüentemente liberta o ser humano do individualismo, por que faz perceber que ninguém é alguém sozinho. A história interage povos socializando uma nação e unindo outras histórias à nossa história.

7. Como a História ajuda aos diversos profissionais? Ou ela só é importante como conhecimento para os Historiadores?

Claro que não. A história auxilia na busca por não deixar que nada caia no esquecimento. A história é a investigação constante do passado. Como no papel do investigador de polícia. É através dela que sentimos a necessidade de escrever outras histórias para contar no presente. É o caso das tele novelas, dos seriados, conseqüentemente são histórias lembradas de outras histórias.

8. Argumente sobre o seguinte tema:

“A História: representação do passado ou a verdade?” ( mínimo 10 linhas).

Depende do ponto de vista de como ela será apresentada; pode ser contada como fantasia, ou seja, do jeito que alguém a imaginou, aí vale uma pitada de imaginação e de ilusionismo. Ao autor, vale usar de sua liberdade de expressão para adaptá-la, a fatos fictícios, transformando a história em um conto. Mas ao se tratar de um noticiário, ou de fatos reais da história de vida de alguém, ou de uma investigação de algum episódio ocorrido, a história tem que ser real e verdadeira, sem omissão de fatos e nem controversas. A história é tão interessante, que através dela, podemos viajar entre o “falso” e o “verdadeiro”. Claro, sempre com compromisso ao que se propõe para não ridicularizar nem prejudicar ninguém.

9. – Explique a importância de se pensar a História como “O estudo da Ação dos Homens no Tempo”.

Já sabemos que o homem é um ser transformador, e suas ações modificam o ambiente onde vivem. Muitas dessas ações agridem e causam danos irreversíveis ao próprio homem. Portanto, mostrar a história do nosso passado pode conscientizar os homens a não destruir o presente para proteger o futuro.

10. Quais os perigos da manipulação da História, da naturalização da vida social, e das desistoricização do passado? Pense sobre isso, consulte o texto, explique, argumente e dê exemplos.

A história nos remete ao passado nos dando a noção de como conseguimos progredir em sociedade, ou não, diante do presente. Mas, para tomarmos decisões que podem mudar a história é necessário investigarmos verdadeiramente para não perdermos a referência do conhecimento passado.

11. “A História é a Mestra da vida”? Argumente a partir da leitura do texto.

Sim. É através da história que buscamos justificativas e argumentos para dar seqüência no presente. A história nos impulsiona a lutar pelos nossos direitos, nos ensina a não desistir, a questionar, e a dar outros rumos à história de uma nação. Apesar de o homem ignorar muitos ensinamentos, através da história pode-se pensar em projetar o futuro para uma vida melhor e mais organizada.

12. Relacione, Explique e Exemplifique;

a. História como ferramenta + Ação na realidade;

A história possui ferramentas investigativas que podem interferir na ação do presente podendo mostrar a realidade de fatos que até então poderiam estar desconhecidos ou perdidos no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com