TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudos Sociais

Por:   •  15/9/2015  •  Dissertação  •  377 Palavras (2 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 2

UDF - CENTRO UNIVERSITÁRIO DO DISTRITO FEDERAL

DIREITO AGRÁRIO

A HISTÓRIA DE UM SAPATO

Por Gabriela Moreira

RA : 1118862

Brasília -DF

2015

A HISTÓRIA DE UM SAPATO

O sapato, na sua maior parte, é feito couro, o couro para ser utilizado na fabricação do sapato precisa ser retirado do animal e depois curtido. Para retirar o couro do animal é preciso ceifá-lo e para ceifá-lo é preciso armas ou ferramentas específicas. Essas ferramentas podem ser feitas de aço. Para formar o aço é preciso o metal ou o minério de ferro.

O solado do sapato é feito de borracha. Esta borracha é extraída do látex de uma madeira específica, a Seringueira. Uma seringueira da Amazônia. E precisou ser transportada para ser industrializada em São Paulo.

O forro e cadarços do sapato é feito de tecido. O tecido é feito de algodão. O algodão pode ter vindo de qualquer parte do mundo.

Para a fabricação de um único sapato, pode haver a cooperação de milhares de pessoas assim como milhares de matérias primas que dão origens a matérias finais.

Por isso a divisão do trabalho se tornou tão necessária e importante para que chegássemos onde estamos hoje. Se todos produzíssemos a mesma coisa o tempo todo, em hipótese alguma chegaremos ao nível de evolução que estamos hoje.

De uma forma natural, cada material é utilizado de forma que sua utilização requer certa mão de obra e de forma natural as coisas criam forma como se fossem ensaiadas.

Cada pessoa com sua função e cada material em seu lugar, pessoas e coisas de diferentes lugares do mundo, de forma diferente podem fazer trabalhos parecidos que vão gerar efeitos diferentes. Da mesma forma que trabalhos diferentes podem gerar no fim um só produto. Exemplos: dois fabricantes de sapatos podem fazer vários sapatos diferentes, trabalhos parecidos com resultado diferentes e assim como um seringueiro e um vendedor de couro contribuem para no fim fazerem um só sapato.

Nenhum trabalho no fim é mais importante que o outro, eles estão ligados de forma que fica quase impossível saber, simplesmente a olho nu, qual o tamanho da função de cada um ou qual teve mais dificuldade ou qual foi mais serventia. O importante é que foi um trabalho de equipe, e que equipe, faltando um dos elementos talvez seria impossível seu resultado final.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (45.6 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com