TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Estagio Curricular Obrigatório Historia

Por:   •  24/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  17.516 Palavras (71 Páginas)  •  82 Visualizações

Página 1 de 71

[pic 1][pic 2][pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

HISTÓRIA – 4º SEMESTRE

JOÃO DA LUZ DA SILVA

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I –

4º SEMESTRE – OBSERVAÇÃO NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

[pic 4]

Xaxim

2016

JOÃO DA LUZ DA SILVA

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I –

4º SEMESTRE – OBSERVAÇÃO NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Trabalho apresentado ao Curso de História da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina  Estágio Curricular Obrigatório I – 4º Semestre (100 horas)

Orientador: Profa. Ana Katia Soligo

Tutor a distância: Geisla Flaida de Mello

Tutor presencial:Yeda Borges Bianchi

Pólo de Apoio Presencial: Xaxim

Xaxim

2016


ESTUDO DE ARTIGO

         

A gradação da 5ª para a 6ª série,sucede de uma forma que o aluno seja alternado em um “novo mundo”,em uma nova e continua divisão, sem as devidas precauções pois como destaca Cainelli as primeiras séries do ensino fundamental público são de responsabilidade dos municipios e as séries que ligam os alunos direto com um mundo um pouco diferente, que seriam a sequencia do ensino basico ,e também o ensino médio ficam a cargo do estado. É neste momento que se pergunta como é a graduação dos alunos do momento que passam do municipio para o estado ? Se afirma com um simples dialogo,dificuldade,muita dificuldade,pois os alunos enfrentam a mudança de professores,espaço,turma,intervalo,contexto,ensino ,etc.,e o mais intrigante que dficilmente os dois sistemas dialogam e dividem ideias e implantações de melhorias.

           Entre muitas questões quando se fala principalmente na disciplina História,se destaca talvez um setor muito negativo ao desenvolvimento do aluno ,pois com a mudança onde destaquei anteriormente varios fatores , faz com que o aluno de de cara com um setor educacional e social muito diferente,fasendo com que pelegem e sofram dificuldade em apreciar com facilidade uma nona serie frequentado por estes humildes graduados.

Em um certo momento em que se percebe instantaniamente tudo muda de uma graduação para outra,de certa forma direcionadamente a disciplina  História.Os alunos sofrem com a mudança pois saem de um plano em que o aluno tinha prazer em ouvir historia,viajar em historias,envolventes. Já oque acontece na outra graduação é totalmente diferente, o professor não conta mais histórias magicas, histórias imaginarias,mas sim a realidade de um passado que muitas vezes acaba não sendo tão interressante e atraente aos aunos , que foram transferidos para um novo mundo mais real e diferente do de antes.

A mudança exige muito dos alunos para um grande desenvolvimento dos trabalhos e da graduação em um todo, mas para a desenvoltura maior se depende muito dos docentes. Os professores são pessa chave nessa mudança,pois uma metodologia boa com atividades envolvente e diferentes do normal sem estrapolar no projeto estudantil é muito válido, o jeito do professor trabalhar ,pensando em envolver, abortar os recrutas ajuda muito a fazer com que os graduados,entendam como a mudança pode ser muito atrativa e muito vãlida em suas vidas.

A alternativa em se dedicar profundamente em ensinar Historia aos graduados não vem somente de querer, é um direito do aluno ter a melhor aula possivel em desenvolvimento, atração e aprendisagem. Por esta causa os docente s agarram com firmesa a idéia em dar seu melhor,colocando em pratica,  algo que possam tornar suas aulas mais dinâmicas e mais atraentes, sendo que não se pode, omitir-se ou fazer papel de que está dando tudo certo.

Conhecer história significa contar a história,comentar sobre a história, isto é, significa narrar o passado a partir da vida no presente O objetivo principal é elaborar uma orientação relacionada com a construção da identidade de cada um,  se aprofunda e confirma que organizar a própria atuação nas lutas e ações do presente, individual e coletivamente. Se resume em  se pronunciar que este é um desenvolvimento ao aprendizado correto da disciplina História.

Para a docente Cainelli  a relação da aprendizagem no proceder do processo de transição da quarta para quinta série  esteve no alvo da investigação nos ultimos anos . Pode se notar com muita precisão que quando nos se refere ao texto, a professora dita a pesquisa sobre a formação das aulas, com os professores um fator “sui generis” pois as crianças manuseiam e usam muito bem o livro , e o livro é muito utilizado nas salas de aula conduzindo o ensino da história com mais facilidade.

O ensino principalmente baseado na disciplina em História é baseado na metodologia ainda um pouco antiga baseado nos fatores do século XIX não em uma história nova idealizada por Marc Bloch (Annales ) , pois a historia ainda é ensinada nos acontecimentos e diretamente aos alvos,se direciona apenas aos acontecimentos épicos históricos. Pelas experiências na sala de aula podemos constatar que o ensino centralizado no texto didático nas séries iniciais ainda vigoram.

Um fator muito importante que pode ser comentado é que os professore ainda continuam com a mesma idéia antiga de avaliar os alunos, e passar atividades. O aluno acaba com o passar do tempo se tornando uma espécie de mecanismo avançado, segue o mesmo ritual;atividade ,coreção e prova, isso faz com que o aluno se sinta apenas uma peça de trabalho de execução onde a escola precisava ter para completar o mecanismo principal. Faz com que o aluno seja mais mecanizado do que um aluno consciênte e critico.

           Nos informamos a cada dia que passa que devemos ,ser diferente com metodologia diferentes, para que a formação dos graduados seja motivo de orgulho de dever comprido e facilite a transição dos novos recrutas a um novo mundo , sendo este o mundo da realidade e dos épicos desenvolvimentos e pensamento históricos. Precisa ser obotado idéias inovadoras desde o principio do Ensino Basico até o final do Ensino Medio, então sim, terremos grandes avanços na transição dos nossos futuros graduados .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (127.3 Kb)   pdf (943 Kb)   docx (594.4 Kb)  
Continuar por mais 70 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com