TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Retalorio final do 1º estágio curricular curso de historia unopar

Por:   •  25/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.452 Palavras (14 Páginas)  •  704 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

HISTÓRIA – 3º E 4º SEMESTRES

JEFFERSON BARBOSA DA SILVA

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO –

3º E 4º SEMESTRES – OBSERVAÇÃO NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

[pic 3]

ARAPIRACA

2015

JEFFERSON BARBOSA DA SILVA

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO –

3º E 4º SEMESTRES – OBSERVAÇÃO NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Trabalho apresentado ao Curso de História da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina  Estágio Curricular Obrigatório I – 3º e 4º Semestres (100 horas).

Orientador: Fabiane Luzia M. Santos

Tutor eletrônico: Fernando César Gouveia

Tutor de sala: Rodrigo Abranhão Moises

Pólo de Apoio Presencial: Arapiraca

ARAPIRACA

2015

1-  ESTUDO DE ARTIGO

As investigações analizadas por esté artigo tem por objetivo percebe os principais desafios e dificuldades da transição do 5º ano para o 6º ano, baseando-se em pesquisadores como Barca, Malerba, Schimidt e Rusen. Abordam questões que revelam qual a relação do professor com a teoria da história a partir de sua prática em sala de aula, foi observado também as abordagens e relações entre aluno e professor com o conhecimento histórico e as estratégia didáticas com relação ao uso do livro didático.

As primeiras series do ensino fundamental público são de responsabilidade do município assim como as series finais a cargo do estado, por serem estruturas destintas esses espaços não se articulam de forma a propocionar uma continuidade da proposta padagógica, trabalhos de parceria entre esses sistemas de ensino são inexistentes. O aluno ao mudar o sistema de ensino incia praticamente do zero, é uma nova realidade. Nessa novo sistema a uma grande desconfiança de sua formação realizando assim diagnósticos para saber seu nível de apredizagem. Uma das grande mudanças é a quantidade do número de professores, além de se tornarem os mais jovens da escola, assim teram que passar por outro processo de amadurecimento.

Durante dois anos o centro das investigações foram a relação de aprendizagem da história nesse processo de transição. Foi pesquisado como o aluno se relaciona com o conhecimento histórico nas séries iniciais e depois nas séries finais do ensino fundamental, essa relação depende da forma de ensinar história entre os níveis, na concepão da pesquisadora, a formação específica do profissional de história determinaria uma particularidade na forma de ensinar e na mobilização de conhecimentos históricos em direção à ciência da história. Na passagem da quarta para quinta séria, a pesquisadora acredita, que os professores deveriam evidenciar práticas que permitissem o desenvolvimento de recursos pessoais dos alunos, que a aprendizagem do passado deveria dialogar com as novas apredizagens para não proporciona uma dificuldade, pois os espaços e o ritmo de estudo são diferentes.

Nas investigações com os professores buscaram entender como a história é ensinada, considerando o professor como um indivíduo que necessita de orientações e perpectiva de futuro, sendo assim, a forma de ensinar dialogaria com a realidade que os alunos encontram se, com o intuito de formar neles uma opnião crítica. O uso do livro didático como figura central do processo de ensino-apredizagem é bastante perceptível, no texto a momentos que o professor desconsidera reposta que não seja diacordo com o livro, por exemplo: durante a correção de um exercício, o professor já impaciente com a demora do exercício, responde para uma das alunas: “A resposta é de acordo com o texto não de acordo com a sua cabeça.” Vejamos que esta expressão desconstrói por completo a possibilidade de formação de um pensamento histórico. (p.134 e 135). Portanto o desenvolvimento do pensamento histórico precisa ser objetivo do ensino desde os anos iniciais do ensino fundamental e é preciso desenvolver o pensar historicamente, que pode ser evidenciado nas formas como os indivíduos entendem o conhecimento histórico.

Conclui-se que a passagem do 5º ano para o 6º ano é um processo de difícil adaptação para o aluno, é um momento que a forma de ensinar pode facilitar nesse processo, sendo assim, os professores devem levar em conta a formação do pensamento histórico e acompanhar as modificações que a metodólogia de ensino sofre ao longo dos anos para entender a nova realidade que os alunos estam inseridos, assim a escolha de conteúdos recairá sobre a ciência da história.

2- A ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA  (anexo 1)

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO 

Nome da escola: Escola de Ensino Fundamental Hugo José Camelo Lima

Endereço: Praça Luiz Perreira Lima s/n

Órgão mantenedor: Federal (   )   Estadual (   )   Municipal (X)   Particular (   )  

Horário de funcionamento: Manhã (X)   Tarde (X)   Noite (X)  

Séries ofertadas: Fundamental e EJA

Número de alunos: 960

2. ESTRUTURA FÍSICA E MATERIAL DA ESCOLA

Ambientes físicos

Salas de aula (quantas) 8

Secretaria (X)         

Pátio interno (X)

Pátio externo (   )

Quadra coberta  (   ) Quadra aberta (   )

Refeitório (   )

Cozinha (X)

Sanitário feminino (X)

Sanitário masculino (X)

Sanitários para professores (X)

Biblioteca (X)

Sala de vídeo e TV (X)

Sala de leitura (X)

Laboratórios (X) especificar: Informática

_______________________________________________________________

Outros (quais) ___________________________________________________

Materiais:

Mobiliário: tipo e quantidade se carteiras e cadeiras: Carteira e cadeira          500 unidades.

Quadro negro (   )

Bebedouros (X)

Mimeógrafo (   )

Copiadora (xerox) (X)

Televisão (X) quantas 02 UNIDADES

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24 Kb)   pdf (179 Kb)   docx (31.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com