TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Curricular Supervisionado em História nos Anos Finais do Ensino Fundamental

Por:   •  14/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.704 Palavras (7 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 7

  1. CAPA

Curso: Licenciatura de História

Instituição: Universidade de Franca

Nome do Aluno: Flávio Veloso da Silva

RGM do aluno: 28652193

Disciplina: Estágio Curricular Supervisionado em História nos Anos Finais do Ensino Fundamental.

Ano/semestre: 2022/1

Quantidade de horas realizadas: 150hs

  1. RELAÇÃO DAS ATIVIDADES REALIZADAS

Atividades realizadas

Quantidade de Horas

1. Declaração de Docência

75 horas

2. Planilha de Horas de Estágio

63h30 horas

3. Relatório Final de Estágio

11h30horas

4.Total de horas realizadas (soma das atividades)

150 horas

  1. CARACTERIZAÇAO DA ESCOLA

De acordo com a tabela acima, o estágio foi realizado em três momentos, sendo o primeiro com a apresentação da Declaração de Docência, 75:00 horas (50%), segundo momento com 63:30 horas de observação em sala de aula e 11:30 boras na elaboração do relatório de conclusão. O estágio foi realizado na Escola Estadual Romeu Alberti Dom – Código do INEP: 35912086, localizada na Rua nº 250, bairro Jardim José Sampaio Junior, na cidade de Ribeirão Preto, SP. Está vinculada à Diretoria de Ensino de Ribeirão Preto-SP. Telefone: 1636394151, Diretor: Claudemir Gonçalves de Oliveira. E-mail e912086a@educacao.sp.gov.br. Diretoria de Ensino: Ribeirão Preto – Fone: 1635193911. Entidade Mantenedora: SED – Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Horário de atendimento na Secretaria: Segunda-feira à Sexta-feira das 08h00 às 16h00. A escola possui 14 salas de aula que estão divididas com jardins e corredores, ventiladores e lousas brancas e verdes; todas as salas possuem Tvs, armários e ventiladores, quadra de esportes coberta; sala de informática com 18 computadores e sala de tecnologias com notebooks e netbooks que são usados diariamente com agendamento; sala de multimídia, biblioteca, sala dos professores, sala de ATPC, 4 banheiros para os estudantes, 2 banheiros para os professores e funcionários, secretaria, sala da direção, sala da vice direção, sala da coordenação, refeitório para os professores e funcionários e a cozinha onde são preparadas as refeições dos alunos, amplo estacionamento. Todos os ambientes são monitorados por câmeras. A instalação do estabelecimento é própria, não possui serviço de Orientação educacional. Tem dois coordenadores pedagógicos sendo um para Ensino fundamental ano finais e o segundo para Ensino médio e Educação de jovens e adultos. Junto ao do diretor da escola, têm três vice-diretores, sendo um para Ensino fundamental anos finais, o segundo para Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos e outro na Educação Especial. A escola possui Grêmio Estudantil e APM ambos são atuantes na unidade escolar. As modalidades de ensino oferecidos pela escola são: Ensino Fundamental Anos Finais, Ensino médio e Educação de Jovens e Adultos-EJA. O Sistema de avaliação é através de notas e o critério de avaliação acorre de acordo com o regimento interno, bem como o conselho de classe de acordo com a deliberação pré-fixada pela Seduc/Coped.

Horário dos turnos:

Manhã 7h00 às 12h35

Tarde 13h00 às 18h35

Noite 19h00 às 23h00

  1. PERFIL E PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR

Neste de estágio supervisionado acompanhei o professor Simei nas aulas de História, nas turmas dos 6 º anos (A, B e C) e 7 º anos (A e B). No aspecto que envolve o docente Simei Dário Viana dos Santos, licenciado em história, pela faculdade São Luís bem como possui também licenciado em Geografia, pelo Centro Universitário Claretiano e cursando Música pela Universidade do Sul de Minas (UNIS). Leciona há quinze anos, ele sempre atuou no Ensino Fundamental, possui perfil democrático em sala de aula, interagindo e consegue cumprir com seu objetivo em sala de aula.

A rotina do professor junto as salas, inicia com a acolhida dos alunos, registra a frequência dos alunos, realiza um breve resumo da aula anterior, quando tem atividade de casa ou trabalho, recolhe-os em seguida introduz o tema da aula do dia. As aulas em sua maioria são dispositivas, com apresentação de slides, através da televisão ou uso da sala de informática com pesquisa na internet, também utiliza o Caderno do aluno (Currículo Paulista) livros didáticos e mapas, bem como apresenta material produzido por ele para os alunos realizarem a leitura e as atividades individual ou coletiva em sala de aula. Observa-se durante as aulas que o docente faz levantamento do conhecimento prévio dos alunos em relação ao tema com o cotidiano deles, assim, elaborando as atividades claras e de fácil acesso, pois muitos alunos não possuem recursos para o desenvolvimento.

Outro método aplicado pelo professor são aulas com explicações objetivas e curtas, em que é apresentado um tema, os alunos são levados à reflexão para assimilação do conteúdo em um prazo muito curto de tempo.

Alisando a prática pedagógica do professor em sala de aula, pode verificar a importância de seu papel como educador na formação de consciências críticas e participativas. Seu trabalho é significativo para o aluno, pois contribuí para sua permanência na escola, pois o objetivo da ação pedagógica é ter interesse e foco na aprendizagem do aluno.

Analisei todas as práticas pedagógicas do professor que oportuniza a compreensão nas relações pedagógicas que se estabelecem no contexto de sala de aula a partir de questões que emergem neste espaço múltiplo e complexo. Questões referentes ao desenvolvimento do trabalho docente em diferentes perspectivas: conservadora, democrática e criativa.

Destaco a metodologia de avaliação construtiva: “A nova visão da relação professor, aluno e o conhecimento, preconizada pela perspectiva construtiva sociointeracionista, está representada pela característica fundamental de interação que se estabelece entre aluno, professor e conhecimento (MORETO, 2003, P.101). Nesta relação, além de transmissor de informações, o professor é o elemento mediador (catalisador) da interação entre o aluno e o conhecimento socialmente construído, cabendo a ele a função de criar as condições mais favoráveis a aprendizagem do aluno.” No que diz respeito a sua prática, ele registra diariamente os conteúdos das aulas e presença dos alunos no diário de classe digital - SED, docente tem bastante flexibilidade no planejamento, caso seja necessário, a própria escola lhe dá essa possibilidade dentro do que foi proposto pela “matriz Curricular”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (64.7 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com